Usar salto alto não é indecente, mas temos que tomar alguns cuidados. Saltos exageradamente altos "empinam" as nádegas das mulheres, modificam a maneira de andar fazendo-a "rebolar". Perceba que para se equilibrar em um salto a mulher precisa "empinar o bumbum" (aumentando a lordose lombar) e colocar o peso do corpo na frente e isso muitas vezes chama a atenção e não se torna modesto, sem contar o famoso "toc toc" (principalmente em ambientes inapropriados, exemplo: Igreja).
Também há diversos problemas de coluna em mulheres que usam saltos muito altos e com frequência, segundo um sacerdote que nos orienta é lícito usar um salto as vezes, mas temos que ter cautela com estes detalhes. Exemplo: Dependendo do ambiente e da roupa, esse da foto creio que tá legal! Não aconselha-se mais alto que esse pelos motivos já descritos anteriormente.
Mais alguns exemplos de saltos bonitos:
Paz e Bem!
ResponderExcluirÉ considerado indecoroso que uma pessoa ande descalça, embora vestida com a modéstia defendida neste "blog"? Isto considerando o descalcismo como um estilo de vida saudável e que nos põe em contacto directo com a irmã Terra.
Lembremos o pai S. Francisco e muitos dos seus seguidores.
E S. João da Cruz, e muitos outros santos, que sempre optaram pela descalcez.
Jesus, Maria e Francisco vos abençôem e vos guardem neste Novo Ano de 2016!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Braga - Portugal
Olá, creio que depende do contexto e do ambiente não é indecoroso. Tudo depende do contexto, ambiente, cultura etc. Salve Maria.
ExcluirA terra não é nossa irmã.
ExcluirPaz e Bem!
ExcluirA Terra é nossa irmã, segundo o ponto de vista do Pai S. Francisco, no "Cântico do Irmão Sol".
Estou a repetir o que disse uma figura máxima da História da Igreja e da Humanidade, e não a fazer uma afirmação paganista.
Jesus, Maria e Francisco te abençôem e te guardem!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Braga - Portugal
Prezado Alberto,
ExcluirSalve Maria! Assim como disse a Erika, a terra não é nossa irmã. Assim como também não o é o sol, a lua, as estrelas. Qualquer afirmação nesse sentido trata-se de uma afirmação pagã, como você mesmo intuiu.
No mencionado “cântico do irmão sol”, podemos observar que S. Francisco diz claramente “com todas as suas criaturas, especialmente o senhor irmão sol”. É exatamente isso que o sol, a lua, as estrelas, o vento etc são: criaturas de Deus. Assim como as plantas e os animais. A fala de S. Francisco diz isso. O homem é a imagem e semelhança de Deus, todo o resto é criatura de Deus. Por isso, a terra não é nossa irmã.
O homem é único dentre toda a criação de Deus, conforme descrito em Gênesis. Ele foi feito de forma a possuir tanto uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito), o que o torna a imagem e semelhança de Deus.
Acredito que as palavras de S. Francisco são pequenas analogias de forma a expressar que devemos cuidar e respeitar o meio ambiente.
Paz e Bem!
ResponderExcluirSou descalcista, isto é, ando descalço sempre que possível, tendo começado por fazê-lo por razões penitenciais (promessas), entre as quais o voto privado de andar descalço sempre que pudesse, feito no momento de entrar na Ordem Franciscana Secular e em cumprimento de uma acção de graças.
Com o tempo e o aprofundamento desta prática cheguei à conclusão de que havia para ela uma razão não só espiritual como também científica.
Faço a possível defesa do descalcismo no meu blogue FILOSOFIA NATURAL http://filosonatural.blogspot.pt
Infelizmente… Não consigo renunciar aos calções, que procuro usar um pouco abaixo do joelho.
Que Jesus, Maria e Francisco estejam convosco, vos abençõem e vos guardem!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Braga - Portugal