2. Nada é tão útil e tão doce como o padecer por Jesus Cristo.
34. Se, pelo contrário, sofrerdes como convém, então a cruz se tornará para vós num jugo muito suave, que Jesus Cristo ajudará a carregar. Será como se vossa alma tomasse asas para subir ao céu; ou como se desdobrásseis as velas do vosso barco para alcançardes em segurança e facilmente o porto da salvação.
Carreguem com paciência a cruz, e essa iluminará as trevas do vosso espírito: " Quem, não tem experiência pouco sabe. Carreguem com alegria a cruz e sereis abraçados pelo amor divino, já que:
"Ninguém poderá viver sem dor,
Quem amar de verdade o Salvador".
Só colhem rosas ali onde há espinhos; e, tal como a madeira alimenta o fogo, assim também só a cruz alimenta o amor de Deus. Lembrai-vos daquela bela máxima do livro da Imitação de Cristo:
"Quanto mais vos fizerdes violência,
tanto mais ireis progredindo
no amor divino".
Carregai com alegria a cruz: nela encontrarei a força vitoriosa, a que nenhum dos vossos inimigos poderá resistir e experimentarei ainda uma sublime doçura á qual nada se pode comparar. Sim, irmãos caríssimos, ficai sabendo que o verdadeiro paraíso terrestre consiste em sofrer algo por Jesus Cristo.
- "Que todos os tormentos do demônio desabem sobre mim" - exclamava Santo Inácio, mártir.
- "Ou sofrer ou morrer" - dizia Santa Teresa de Ávila.
- "Não morrer, mas padecer" - exclamava Santa Madalena de Pazzi.
- "Sofrer e ser desprezado por Ti" - dizia São João da Cruz.
Fonte: Carta aos amigos da Cruz - São Luís Maria Grignion de Montfort
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.