Pesquisar

sábado, 18 de março de 2017

O Valor da Mulher - Cardeal József Mindszenty




''A constância da mulher em certos trabalhos é muito menor que a do homem, mas daí não se pode concluir que tenha menos valor, ou que o seu trabalho seja menos meritório diante de Deus. O valor autêntico da mulher não se mede pelos seus dotes intelectuais, mas pela sua firme e pura sensibilidade, pela sua orientação para o que é belo, puro, eterno e divino. Não reside na produção de obras originais mas na sua fecunda colaboração e no seu incansável apoio que deve ir até à doação completa de si mesma.

A mulher está pronta (...) a trocar a coroa de louros pela coroa de murta e a sacrificar a ciência nas aras da felicidade de mãe e de esposa. A política e o sustento competem ao homem e a vocação da mulher não é a inteligência, mas o reino do amor e do lar. É aqui que pode ser auxiliar do homem, orientar o espírito deste para altos empreendimentos e formar o seu coração. O ponto culminante da dignidade, atinge-o como esposa e como mãe, e a maternidade é a mais bela flor que pode oferecer um coração de mulher. Neste sentido, é rainha e sacerdotisa do grande mistério da vida e essa dignidade leva à veneração. E o que é que haverá de mais sagrado, para além do amor transido de veneração? (...)

Ao criar o primeiro homem, Deus exprimiu de maneira precisa a função que reservava à mulher. Não formou a mulher da cabeça nem do pé do varão, porque não a queria senhora nem escrava; formou-a de uma costela para que estivesse sempre junto do coração. A mulher não é um simples instrumento do capricho do homem porque é, essencialmente, igual a ele. Foi chamada companheira do homem e deve ajudá-lo em todas as coisas para receber plenamente a bênção de Deus: 'Crescei e multiplicai-vos!'. A sua missão é colaborar e auxiliar na prossecução da felicidade temporal e eterna da família.''

Cardeal József Mindszenty. ''A mãe''. Coleção Éfeso, Edit. Aster (2ª edição), Lisboa, 1956, pp., 16-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página