Pesquisar

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Santos "Puritanos"

"A verdadeira devoção, Filotéia, pressupõe o amor de Deus, ou, melhor, ela mesma é o mais perfeito amor a Deus. Esse amor chama-se graça, porque adereça a nossa alma e a torna bela aos olhos de Deus. Se nos dá força e vigor para praticar o bem, assume o nome de caridade. E, se nos faz praticar o bem freqüente, pronta e cuidadosamente, chama-se devoção e atinge então ao maior grau de perfeição". 
São Francisco de Sales - Filotéia. 


É muito comum hoje em dia, pessoas que não estão dispostas a dar o seu melhor para Deus, criticarem os que estão dispostos a isso. Muitas pessoas acham alguns sacrifícios muito duros, "desnecessários". Se eu posso ficar no meio termo, pra que me sacrificar tanto assim? Afinal, a "Igreja não exige" é o que dizem. Preferem o morno, o meio termo, o "tá bom assim", tá confortável. Gosto de usar uma calça apertada, gosto de usar calça de couro apertada, adoro colocar um vestido curto e mostrar as pernas torneadas!! Pra que fechar? Prefiro ficar assim que é mais "sexy". Bom, infelizmente esse é o pensamento de muitas pessoas, e infelizmente muitos dos que se dizem Católicos. Porém não encontramos este mesmo pensamento na vida dos Santos da Santa Igreja. Não foram mornos, não foram meio termo, como dizia Santa Teresinha do menino Jesus: "Não quero ser santa pela metade, escolho tudo." Para eles sempre foi tudo ou nada, e qualquer sacrifício pra eles, seja grande ou pequeno valia a pena, quanto maior o sacrifício, maior a Santificação. Eles eram assim, pois estavam muito próximos a Deus. 


Agora, vamos ver um pouco da vida dos Santos, que se vivessem em nossa época o quanto não seriam chamados de Puritanos por tantos "católicos" e mundanos (se é que isso não é uma redundância). Escrevo isso, pois estou cansada de ser taxada assim injustamente, e infelizmente por muitas destas pessoas é preciso rezar e rezar, rezar muito mesmo, pois são eles que não estão dispostos a fazer nenhum sacrifício pelo Senhor. Muitos deles, nem a castidade estão dispostos a viver por agora, nem por muito tempo, quem dera fazer um sacrifício maior ainda, não, além de não estarem dispostos, criticam quem está. Não estou julgando ninguém, mas estou dizendo a mais pura realidade, que vemos hoje em dia, até mesmo a amigos próximos e parentes que nos rodeiam. E é nesse mundo que eu preciso fazer a diferença, e mostrar que a vida dos Santos é para ser imitada e não apenas para estarem representados numa imagem na parede de casa, ou numa foto na nossa carteira. Não basta dizer "Ora pro nobis", se não mudamos nossa atitudes para imitá-los, eles e a Santíssima Virgem nossa mãe, nosso modelo perfeitíssimo para tudo. 


“Do olhar nasce o pensamento, e do pensamento a concupiscência”. Santo Agostinho



Muitos santos foram radicais em suas atitudes, estavam dispostos a tudo para evitar o pecado. Assim conta Santo Afonso Maria de Ligório, sobre a vida de São Luís Gonzaga. que nunca olhava para uma mulher e, mesmo em conversa com sua própria mãe, tinha os olhos postos no chão. [1] Um dia, Luís foi enviado a buscar um livro que o Reitor esquecera no seu lugar no refeitório. O jovem noviço ficou indeciso, depois, quase humilhado, teve que se informar onde é que o Reitor sentava à mesa. (...) E na Igreja? Luís mantinha-os olhos fixos sobre uma só imagem (a que escolhia) ou em direção a de um só objeto (o que pretendia contemplar). Nunca permitiu que seus olhos vagueassem pela igreja. [2]

Agora vejamos o que diz ninguém mais, ninguém menos que a razão de nossa Fé: Nosso Amado DEUS e Senhor Jesus Cristo, nome qual nem o mundo inteiro pode conter de tanta grandiosidade, Senhor Jesus Cristo disse à Santa Ângela de Foligno o seguinte: 

“Quando a morte te arrancar deste mundo, cheio de vaidades e luxos sem razão, e chegardes a Minha Presença para ser julgada... vendo os pecados que os homens cometeram ao olhar para o teu corpo escassamente coberto, tu própria ficarás envergonhada. Que pretexto poderás então apresentar-Me? Ai de ti mulher pelos teus escândalos! Ai de ti que perdeste o pudor e a vergonha! Porque procedes assim? Porque me crucificas novamente com os cravos da tua imodéstia? Quando, de forma irrespeitosa, Me recebes na Comunhão, quanta amargura sinto ao entrar no teu corpo, que é motivo de tantos pecados nos homens e de mau exemplo para as poucas mulheres que tu, com desdém e desprezo, chamas “antiquadas!... Asseguro-te, que muitas destas “antiquadas” estão Comigo, enquanto muitas “modernas” sem pudor, como tu, estão “gozando” no inferno”. 

Uau! Um tapa na cara de quem nos chama de "antiquada" "creiças" "crentes" e tantas outras ofensas que recebemos de católicos mornos. Estes mesmo que só sabem atirar pedras nas moças que resolveram dar o seu melhor para Deus. Leia de novo a frase caro leitor, volte atrás e leia novamente o que Cristo diz. Que as "antiquadas" precederão você no reino. Agora ainda acha que devemos seguir a Moda? 

Essas mensagens de Jesus à Santa Ângela são fortes, e veja que ela morreu em 1309. Imagine a imodéstia dela, que Jesus já repudiava tanto, compare com as vestimentas dos dias de hoje, pare um pouco de ler o texto, e reflita por alguns minutos, que tipo de roupa as mulheres usavam em 1309 que ofendia a Cristo? Não vai me dizer agora, que a opinião de Jesus Cristo muda conforme a moda? Pois bem, as pessoas mais cientes aqui podem até se assustar, mas eu não duvido nada que algumas pessoas afirmem justamente isso. Qualquer opinião vale para se vestir da forma que agrada o mundo. 

Outro santinho muito "puritano" para nossa época foi São Padre Pio de Pietrelcina, o qual eu já citei muitas partes de sua vida, em vários artigos do nosso blog. Citarei alguns para aqueles que tem interesse em ler mais sobre a vida dele (vale a pena!), aqui temos um: Ensinamentos de um Santo: São Padre Pio, e também São Padre Pio de Pietrelcina: Guardião da Modéstia Católica.

São Padre Pio expulsava da Igreja mulheres vestidas imodestamente. O santo dizia: “saiam daqui suas porcas, as carnes desnudas vão queimar no inferno”. Ele ainda chorando dizia que temia que não houvesse lugar no inferno para esta geração (São Pio era do século passado e se referia a nossa geração).

Nossa Senhora em Fátima, em revelação à Beata Jacinta, disse que viriam modas que ofenderiam muito a Nosso Senhor, que as pessoas que servem a Deus não deviam andar com as modas. Agora eu pergunto a você que está lendo este artigo: O que inventaram de 1917 até os dias de hoje? 

Inventaram os vestidos? Saias longas? véu? Ou inventaram calças para mulheres que são apertadíssimas, a calça jeans? A mini saia? Ou ainda os mini shorts (cintos/tapa-sexo), decotões, etc? É, ninguém deu importância a esta mensagem de Nossa Senhora porque a 100 anos atrás era quase impossível imaginar nas modas que estariam por vir. Sejamos sinceros, é exatamente o que Padre Paulo Ricardo falou numa de suas paletras: hoje as mulheres se vestem piores que as prostitutas à alguns anos atrás.

Vamos ver agora um trecho de uns escritos de São João Maria Vianney sobre a Pureza


“Oh Deus! Quantas almas este pecado arrasta para o inferno!Não, meus irmãos, esta bela virtude não é conhecida por estas moças mundanas e corrompidas que tomam tantas precauções e cuidados para atraírem sobre si os olhos do mundo; que por seus enfeites exagerados e indecentes, anunciam publicamente que são infames instrumentos de que o inferno se serve para perder as almas; estas almas que custaram tantos trabalhos, lágrimas e tormentos a Jesus Cristo!Vede estas infelizes, e vós vereis que mil demônios circundam sua cabeça e seu coração. Ó meu Deus, como a terra pode suportar tais sequazes do inferno? Coisa mais espantosa ainda, como mães as suportam num estado indigno de uma cristã! Se eu não temesse ir longe demais, eu diria a estas mães que elas valem o mesmo que suas filhas. Ai, este infeliz coração e estes olhos impuros não são mais que uma fonte envenenada que dá a morte a qualquer que os olha e os escuta. Como tais monstros ousam se apresentar diante de um Deus santo e tão inimigo da impureza! Ai! A vida deles não é mais que uma acumulação de banha que eles estão juntando para inflamar o fogo do inferno por toda a eternidade.”


São Francisco de Sales dizia: “Quem não quiser que o inimigo penetre na fortaleza, deve conservar as portas fechadas”. Por essa razão foram os Santos tão cautelosos em seus olhares. Por temor de enxergarem inesperadamente qualquer objeto perigoso, conservavam os olhos quase sempre baixos, e se abstinham de olhar coisas inteiramente inocentes. São Bernardo, depois de um ano inteiro no noviciado, não sabia ainda se o teto de sua cela era plano ou abobadado. Na igreja do convento havia três janelas e ele não o sabia, porque conservara os olhos baixos. Evitavam os Santos, com cautela maior ainda, pôr os olhos em pessoa de outro sexo. São Hugo, bispo, nunca olhava para o rosto das mulheres com quem tinha de conversar. Santa Clara nunca olhava para a face de um homem. Aconteceu uma vez que, levantando os olhos para a Hóstia Sagrada, durante a Elevação, viu o rosto do sacerdote, com o que ficou profundamente aflita. [3]

Imagina se hoje em dia algum de nós nos comportássemos como Santa Clara? Ficar aflita de olhar para os olhos do sacerdote? O quanto não seria chamada de puritana, de antiquada, de exagerada, de "rad-trad" como dizem hoje em dia. Que bom que os santos não pensam como os modernos, que bom que eles chegaram a santidade sem se preocupar em fazer algo a mais por Deus. Podem alguns dizerem "mas eles eram consagrados". Eu vos digo: Tanto é pecado um consagrado lançar um olhar malicioso para uma moça, quanto uma mulher casada lançar um olhar para outro homem, e vice versa. A Malícia sempre vai existir, muitas vezes é impossível evitar, quando olhamos já temos pensamentos impuros pois somos pecadores. Por este motivo é que os santos eram cuidadosos desde o início e nem deixavam ter a chance do pecado entrar em nós. 

Eu poderia ficar a noite toda aqui citando mais sobre a vida dos Santos, porém creio que já é o suficiente por hoje, farei outro artigo com o mesmo tema, pois temos tantos escritos que seria impossível listar tudo em um só. 

Sejamos como os Santos, não tenha medo de se sacrificar, não tenha medo de fazer algo a mais por Deus. Não tenha medo, se você decidir seguir o caminho da modéstia, da pureza, será julgado (a), condenado (a), por pessoas próximas, mas não desanimem, os santos conseguiram e chegaram lá, os Santos foram "puritanos" pois bem, se é assim que nos chamam, então que seja assim. 



Notas:
[1]. (Santo Afonso Maria de Ligório, Escola da Perfeição Cristã, Compilação de textos do Santo Doutor pelo padre Saint-Omer, CSSR, IV Edição, Editora Vozes, Petrópolis: 1955, páginas 44-48).

2 comentários:

  1. Olá,

    Pesquisei sobre a mensagem de Jesus a Santa Ângela e achei referências que o texto completo é, na verdade, uma mensagem do Cristo a uma irmã dos Grupos de Oração de Alcalá de Guadaira (http://www.paideamor.com.br/artigos/art_105.htm). Poderia me esclarecer mais sobre o tema? Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  2. Quase estou em prantos! Excelente artigo, que Deus te recompense por tamanha preciosidade em palavras. Obrigada!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página