Pesquisar

terça-feira, 11 de junho de 2013

Dicas de roupas para o Inverno.

Muitas mulheres Católicas recuam no inverno na modéstia, por que dizem que é muito frio para usar saias, porém digo uma coisa: Isso é falta de costume! Antigamente as mulheres usavam saias sempre, até na neve [isso foi dito pelo Padre Paulo Ricardo em uma de suas palestras e o padre afirma que isso não é motivo para não usar saias, citado no vídeo: O Piedoso uso do véu]. Sim, ele tem razão: antigamente as mulheres usavam saias e vestidos sempre, e atualmente, o pensamento de que é impossível se deve apenas pela falta de costume e a acomodação no vestuário.


Quando iniciamos no caminho da modéstia no vestir não temos tanta experiência para combinar os tipos de roupas; com o tempo a mulher foi perdendo a feminilidade, que quando precisa enfeitar-se, e arrumar-se, encontra dificuldades. Isso é consequência da própria sociedade que foi "masculinizando" a mulher, e assim foi se vestindo cada vez mais desleixadamente - ou extravagantemente - e hoje vestem o "uniformezinho ridículo: Calça jeans e camiseta" [isso também foi citado por Padre Paulo Ricardo no mesmo vídeo e em outros onde ele fala sobre modéstia].

De fato, é muito mais fácil usar calça jeans [que combina com tudo] e qualquer camisetinha, qualquer blusinha de qualquer cor, pois é fácil e é "o que temos pra hoje". Agora, usar saias é mais laborioso, pois temos que aprender a combinar as cores e tecidos; usar acessórios [brincos, colares com cores que combinam com a roupa, chapéu, sapatilha, salto, etc etc etc], ou seja, isso exige mais da mulher, exige que ela aprenda a se vestir, e isso só conseguimos mesmo com força de vontade.

A mulher que abandona logo no início por conta de dificuldades que encontra, não conseguirá se vestir bem nunca, porquê isso exige perseverança e insistência, não tanto pela beleza e elegância - que são lícitas - mas pelo infinito desejo de amar e servir mais perfeitamente a Deus, Nosso Senhor, ocultando-se dos homens para que enxerguem primeiramente a nossa alma, e não o nosso corpo. E esse desejo deve estar sempre em primeiro lugar quando nos decidimos pela modéstia no comportar; no vestir.

E incrível que quando as pessoas não querem mudar, encontram mil e uma desculpas para não mudar seu comportamento. Umas dizem "moro em Recife, não posso usar estas roupas fechadas, por que vou morrer de calor." e outras contrariamente dizem "moro no sul, aqui é muito frio, no inverno não consigo usar saias". Ou seja, nem no verão, nem no inverno podem mudar.

Nem calor, nem o frio é desculpa para a imodéstia, devemos ser modestas sempre, e em todo lugar que vamos. É só acertar na escolha dos tecidos, existem tecidos próprios para o verão, outros próprio para o inverno, é só acertar na escolha que nunca, jamais se tornará insuportável. Isso é apenas desculpa de quem prefere ficar onde já está, e não dar nenhum passo a frente para seu crescimento espiritual.

Esse artigo vai ajudar as moças e mulheres a se vestirem bem no inverno, que é onde geralmente encontramos mais dificuldades.

1 - Escolha o tecido certo


Existem tecidos que são mais quentinhos e são próprios para o inverno. Eles nos ajudam a nos manter aquecida, uma saia ou um vestido com tecido próprio para o inverno é o que você precisa para não passar frio. Tecidos como: Flanela, Lã escocesa, Lã mista, lã pura, crepe de lã, Cashemer, dentre outros. No blog Teus Vestidos, tem um guia de tecidos com fotos para ter uma ideia de como eles são e que texturas tem, acesse: Guia dos Tecidos.

Eu particularmente, principalmente no inverno, prefiro os vestidos. São mais elegantes e podem ser usados mais curtos [me refiro a uns 10 cm abaixo dos joelhos - midi] usados com meias ou sapatos, sempre ficam formosos! Um lindo vestido de flanela, com mangas compridas e botões usado com meia fio 80 ou polaines e botas, ficaria perfeito para o inverno! Eu tenho um que eu adoro e posso afirmar que não passo frio, e olhe que eu moro no Paraná: uma cidade que faz muito frio. Aqui vai um modelo de vestido de flanela que pode ser usado no inverno com meias, mas eu acrescentaria as mangas longas obviamente, ficam melhores:


2 - Use meias próprias para o inverno: Fio 80 e Fio 120, principalmente.


Direi por experiência própria: comprei uma meia fio 80 por que me contaram que era de inverno [e realmente é], porém aqui onde eu moro (no Paraná) faz muito frio mesmo! Às vezes chega a graus negativos, e essa meia para muito frio não serve! Eu ao menos achei fina demais. Ideal mesmo é fio 120 e superiores. Eu achei uma meia mais simples, que é bem grossa e forrada com lã, MUITO QUENTE! 

Adorei! Apesar de ter sido bem baratinha (uma marca estranha [risos]), às vezes estas mais baratas é quem nos salvam, pois comprei outras mais caras e até hoje não usei. Ai você precisa pesquisar, qual seria mais ideal para a região onde você mora: se faz muito frio, se neva, ou se o frio não é intenso para você poder comprar a meia ideal.


Outra dica, que funcionou comigo: comprei um tecido de veludo preto e mandei fazer uma calça legging com ele [que inclusive estão usando muito hoje em dia], eu tinha essa calça quando ainda não vivia a Modéstia, mas ela é super quente e mais grossa que as meias que tenho. Então hoje a uso a calça legging como meia, embaixo de saias e vestidos! Como é veludo, aquece muito, e é ideal para a região onde eu moro. Já pensou uma meia de veludo com botas e um vestido de flanela? Quem é que passa frio? Só se quiser! Posso garantir que aquecem mesmo e nos deixam muito confortável, muito mais do que calças jeans que são frias, os vestidos além de modestos, são mais quentes, e também nos proporcionam mais liberdade de movimento, por isso são mais confortáveis. Quem começa a usar não quer voltar para as calças nunca mais! Acreditem!

 3 - Usar sempre um forro


Os forros ajudam a esquentar, e dão um volume mais bonito ao vestido / saia. Além de nos deixar mais protegida de uma possível transparência ou de marcar o corpo e roupas de baixo. Mas deve escolher o tecido certo para o forro, visto que se escolher o tecido errado pode provocar aqueles "choquinhos" onde a meia gruda no forro no andar. O tecido ideal para o forro é tricoline, aqui a Melissa Bergonso, dona do blog Mulher Católica, dá algumas dicas de forro, e também dicas para o inverno, acessem: Saias no Inverno - Mulher Católica.

4 - Abuse nos acessórios


No inverno é ótimo usar lenços no pescoço ou cachecóis, pois nos ajudam a nos manter aquecidas e dá uma aparência mais sofisticada ao visual. Outra dica é aquecer o pescoço e mãos sempre usando luvas. A parte de cima pode-se usar jaqueta de couro [principalmente preta combina com qualquer cor de saias], Cardigã, blazer ou jaquetinha jeans. Aí depende do gosto de cada uma e da temperatura da região.




Espero que tenham gostado das dicas, isso a gente aprende no dia-a-dia mesmo, com o tempo acostumamos e passa a ser algo normal para nós. Não desistam!

Salve Maria!

2 comentários:

  1. Gosto muito das postagens, sempre ajuda =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me ajudou bastante. Eu ainda estou no comecinho e estou tentando me adequar à modéstia. Vou me mudar para a Europa e sei que é bem frio e já estava preocupada em como me manter aquecida e não deixar a modéstia de lado. Obrigada me ajudou bastante. :)

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página