Pesquisar

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ninguém usa o véu na minha paróquia: e agora?

Muitos dos nossos artigos são baseados em dúvidas das seguidoras. Muitas nos enviaram esta mesma pergunta dizendo que gostariam muito de usar o véu, porém, ninguém em sua paróquia usa, e portanto não sabem como começar.



Pois bem, a primeira dica que eu dou: antes de usar o véu, verifique em sua paróquia, se o sacerdote não é modernista, se ele não se opõe ao uso do véu. Nenhum sacerdote pode se opor ao uso do véu, sem estar indo completamente contra o que a Santa Igreja Católica Romana ensina. O Uso do véu tem referência bíblica: 


"Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?" (I Cor 11, 4-13)


Além disso, os documentos da Igreja aconselham o uso. Para melhor explicar sobre isso, temos um outro artigo que fala do assunto: O Piedoso uso do véu

Quando o pároco é contra o uso do véu, ele está indo contra os ensinamentos da Igreja. Mas não adianta muito fazer uma guerra com o sacerdote. Portanto eu aconselho fortemente a mudar de paróquia. Escolha uma outra paróquia, em que o Rito da Santa Missa seja digno, sem abusos, e que o sacerdote não se oponha ao uso do véu. Mesmo que ninguém use você pode ser a primeira a usar. 

Rito Católico Ucraniano




Eu já participei muito da missa nova (Novus Ordo). Porém lá também nunca pensei em usar o véu, mas vi uma oportunidade de começar a usar no rito Católico ucraniano. É um rito muito respeitado e muito bonito. É Também chamado de Rito de São João Crisóstomo (Bizantino). São João Crisóstomo escreveu uma liturgia que é uma versão resumida da Liturgia de São Basílio compondo com esta e com a Liturgia dos Dons Pré-Santificados as formas de celebração eucarística do Rito Bizantino. A Liturgia de São João Crisóstomo é usada na maior parte do ano litúrgico das Igrejas Orientais. Aí guarda-se um pouco mais a tradição católica da comunhão diretamente na língua e de joelhos, não tem ministros da eucaristia, faz-se o sinal da cruz várias vezes durante a missa, e se ajoelha mais vezes também, além do sacerdote rezar a missa de frente para o Santíssimo e não de costas para ele. O santíssimo fica no centro do altar, como ensina nossa Santa Tradição Católica. A Grande maioria das Igreja Católicas ucranianas situam-se no Paraná.

Convide uma amiga para usar com você


Me refiro a este rito, por que ele é mais tradicional, e lá ninguém vai estranhar tanto se você começar a usar o véu, mesmo que sozinha. Digo por experiência própria. Aqui na minha cidade, ninguém - mesmo no rito Ucraniano - usava o véu, apenas uma mulher ia raramente com um véu preto sobre os cabelos. Então eu e uma amiga minha combinamos de começar a usar, somente nós duas. Pois bem, no início acho que algumas pessoas estranharam, hoje outras já estão usando conosco. Logo as pessoas acostumam, principalmente se você for regularmente a Santa missa.

Santa Missa Tridentina




A Santa Missa Tridentina é linda demais! E não somente isso, ela é a Missa de Sempre. Quem dera todos tivessemos a oportunidade de ir regularmente a Santa Missa Tridentina. Um rito santificante e magnífico. Aqui eu estou falando do ideal, o ideal seria você ir à Missa Tridentina, e usar o véu. Geralmente nas cidades onde existe esse rito, todas as moças usam o véu, ou a maioria delas, portanto você vai se sentir "em casa" com o seu véu. Pesquise na sua cidade ou regiões próximas onde tem a missa Tridentina e eu aconselho fortemente a ir apenas lá se for possível. 

Outros conselhos úteis: Não é o ideal, porém na falta de opção podemos recorrer a estas dicas. Simples mas úteis. Caso você não consiga usar o véu, para começar você pode usar um lenço sobre os cabelos, amarrados como se fosse fazer um rabo-de-cavalo, não precisa colocá-lo sobre a cabeça e os ombros [como seria o correto]. Ao menos para começar a usar pode ser desta forma, para aquelas meninas que nao tem companhia para o uso do véu e ninguém em sua paróquia usa. Ou então, podem cobrir a cabeça com um chapéu, ou gorro [no inverno]. A mulher deve cobrir a cabeça, portanto um chapéu substituiria o uso do véu neste caso. 

São dicas simples, mas que podem ser úteis e ajudar as mulheres a terem mais coragem para iniciar na modéstia e no uso do véu. Espero que nosso Senhor Jesus Cristo abençoe todas vocês seguidoras do blog, e as conservem neste Santo propósito de servir melhor nosso Amado Deus.

Salve Maria. 


"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página