Pesquisar

terça-feira, 20 de maio de 2014

Pureza da mãe - fortaleza dos filhos

Fonte: http://a-grande-guerra.blogspot.com.br/2009/10/pureza-da-mae-fortaleza-dos-filhos.html

* * *


Quer a moça saudar amanhã o viço de virtudes e qualidades nos filhos?Atire, então, a mancheias, virtudes e qualidades na própria alma. A criança brotará como rica e sazonada messe nesse campo. Muito deve estimar a nobres corações tão sorridente porvir.
Ponto de gravitação no casamento é o filho. Por conseguinte, o primeiro dever dos esposos é a vida e o trabalho por ele. Nessa dedicação está a felicidade, principalmente para a mãe. Nunca foi proibido busca, pelo casamento, o próprio bem-estar, a legítima satisfação de desejos naturais. Mas sempre como finalidade secundária sem prejuízo da primária. Seria erro de funestas consequências crer que na reunião de dois egoísmos, na reconcentração do próprio eu, estivesse a ventura do lar, a razão de ser da família. Ora, é inegável ser impossível a dedicação por um terceiro onde não há espírito de sacrifício. Assim temos tal espírito como requisito a ser preparado pela moça


... No roseiral da alma não pode faltar a rosa branca da pureza. Todo o vestido de noiva de amanhã simboliza a pureza de um passado e de um presente. Chegamos agora ao filão de ouro na vida de uma moça. Estamos à porta de um venerando santuário e, abafando os passos, nele vamos penetrando com respeito e recolhimento.

Nesta qualidade a vida do casamento encontra garantias de uma herança abençoada para os filhos. Eles hão de herdar esta propensão para tudo que é nobre, ao lado da aversão ao que é vil em si mesmo. Pureza, leitora, é a harmonia interior pela qual o corpo guarda para com a alma e esta para com Deus a devida relação de dependência. Quando uma cristã sujeita a alma aos gritos da fera, satisfazendo os apetites da carne, inverte a ordem, transtorna a harmonia e decai em forças.

Boas ou más, nossas ações são imortais. Atiradas como sementes, frutificam e propagam-se. Era isso que São Paulo mostrava ao escrever “que o homem colherá o que houver semeado, e quem semear carne dela tirará a perdição”. É fácil prever a seara pela semente plantada ... Uma alma infeccionada há de infeccionar também. Dos espinhos ninguém colhe uvas e os lírios da pureza não podem medrar quando lhes falta a candura e o calor da luz. Tais moças (infectadas com a impureza) transmitirão um dia aos filhos acentuada propensão para o mundo dos prazeres baixos. Não terão eles aquela fina intuição de recato e pudor, nem aquela delicadeza em ver as ameaças e conspirações contra a virtude na vida.

Mas, de outro lado, que ventura para a moça, ao descobrir, no rubor das faces do filho, a pureza que guardou na mocidade! Que justo orgulho ao ver, como estátuas erguidas à sua pureza, o porte gentil, as irradiações da castidade do filho, que também ama e guarda o que a mãe amou e guardou! Deixa estar, leitora, que nisso tudo há visão para melodia e cores de uma primavera perene. Portanto, desde já vigia teus pensamentos, desejos, olhares, conversas, leituras, amizades e divertimentos, moça de hoje e mãe que serás amanhã. Da oração e dos sacramentos te estão patentes ricas reservas de resistência. Como cristã, sabes muito bem qual o sangue que gera as virgens e os mártires. É só pôr a alma dentro destas torrentes. Toda derrota, mesmo pequena, é já uma pequena traição à fidelidade de futura esposa; é uma cor que se apaga nos fulgores irradiados pela pureza do filho.

----
Do livro: Escolha do futuroPe. Geraldo Pires de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página