Pesquisar

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Padrões nas vestimentas femininas - O caso das regras

A Igreja definiu regras e padrões nas vestimentas?

Sim, a Igreja em várias ocasiões definiu regras e padrões nas vestimentas que nunca foram abolidas por nenhuma autoridade da Igreja. Listamos algumas aqui, com as devidas referências:





As directrizes essenciais dadas pela Santa Sé sobre este assunto estão resumidas no parágrafo que aqui transcrevemos [1]:



"Um vestido não pode ser considerado decente quando é demasiado decotado, ou seja, mais do que dois dedos abaixo da base do pescoço; quando não cobre os braços pelo menos até ao cotovelo; e quando não vai até um pouco abaixo dos joelhos. Além disso, os vestidos de tecidos transparentes são impróprios". 

(Cardeal Donato Sbarretti). 

Se alguém quiser conhecer as directrizes imitidas pela Santa Sé e pelas autoridades da Igreja sobre este assunto, basta dirigir-se aos gabinetes da Cruzada Internacional do Rosário de Fátima e pedir o folheto A modéstia no vestir normas Marianas (LF005P). 

Por instruções do Papa Pio XI, o Cardeal Donato Sbarretti, Prefeito da Congregação do Consistório, emitiu, no dia da Festividade da Sagrada Família (12 de Janeiro de 1930), esta regra sobre o que constitui a modéstia no vestir. Esta declaração é a mais específica e, neste sentido, a de maior autoridade que a Igreja alguma vez emitiu sobre o tema da modéstia . Nenhum outro Papa a substituiu ou modificou. Esta declaração, então como agora, obriga em consciência. Note-se ainda que apenas indica os requisitos mínimos, ao dizer: "Um vestido não pode chamar-se decente etc..." [3] 

As normas abaixo indicadas são uma versão abreviada de A Girl’s Modesty Guide [“Guia de Modéstia para as Moças”], um sólido guia para as senhoras e moças que querem saber o que a Igreja Católica tem a dizer sobre a Modéstia no Vestir. É este o objectivo da Cruzada Mariana. 

Durante muitos anos até à sua morte, em 1969, o Padre Bernard Kunkel da diocese de Belleville, Illinois, E.U.A., foi Director da Cruzada pela modéstia (Cruzada Mariana) cujo Presidente era o seu bispo. As seguidoras da Cruzada comprometiam-se a observar as seguintes normas: 

"Em resposta à súplica de Nossa Senhora de Fátima pela absoluta modéstia no vestir e para ajudar a evitar os inúmeros pecados causados pela imodéstia do vestuário, especialmente no Verão, esforçar-me-ei com a maior seriedade por: 

1. Abster-me inteiramente de usar calções de qualquer tipo, tanto em público como em casa. 

2. Recusar-me a usar outros tipos de traje que mal cobrem o corpo, como vestidos de praia ou aquele tipo de trajes que deixam a descoberto os ombros, o peito, as costas, a cintura ou o umbigo; evitar também roupas claras ou transparentes, e vestidos e camisolas justos; não usar calças; quanto às saias, usar somente as que cheguem bastante abaixo dos joelhos, para salvaguardar a modéstia em qualquer posição e nos movimentos normais. 

3. Ter um particular cuidado em me vestir modesta e respeitosamente para ir à igreja e para todas as cerimônias e/ou locais sagrados, incluindo Santuários e o adro da igreja – e encorajar as outras a vestirem-se sempre com uma modéstia mariana sem medo de não serem "populares", e para seguir os desígnios de Nossa Senhora, a Virgem Imaculada, em vez de obedecer à ditadura pagã da moda". [1] 

Estas normas (dentre outras) eram ensinadas pelo referido sacerdote, Pe. Kunkel, e também recebeu autorização da Santa Sé a uma certa tolerância para se mostrar algumas partes semi-honestas do corpo da mulher (tornozelos e punhos). Cremos ser esta concessão da mais inteira confiança, visto que o Papa Pio XII deu a benção papal ao apostolado do Pe. Kunkel em duas diferentes ocasiões e seus estatutos foram aprovados pela autoridade eclesiástica vaticana – incluindo esta concessão. Portanto, é por esse motivo que hoje as moças não necessitam obrigatoriamente usar saias longas e blusas com mangas longas até os punhos cotidianamente como antigamente. Quanto às principais regras nas vestimentas, dadas pela Igreja e incentivadas por vários santos você pode ler um resumo no referido link: Fátima

A Visão dos Santos a respeito das vestimentas


Alguns santos se pronunciaram muito a respeito da imodéstia das mulheres, e sim também estipularam as mesmas regras. Estas citadas acima eram comuns na porta das Igrejas antigamente, visto que o apostolado do Pe. Kunkel tinha recebido autorização do Papa e suas regras foram aprovadas pela autoridade eclesiástica vaticana. Infelizmente não vemos isso hoje em dia em nossas Igreja porque os sacerdotes ignoram completamente as virtudes, e deixam de instruir as moças na modéstia, que ficou completamente esquecida depois do Concílio Vaticano II. Mas isso não anula o fato de que ainda existem poucos, mas bons sacerdotes que se pronunciam sobre o tema, como já citamos em várias outras ocasiões em nosso blog. Tem uma aba própria do lado direito da tela "textos de sacerdotes" e quem tem interesse pode visitar o referido link. Ali podemos perceber as mesmas regras descritas aqui, sendo ensinadas por muitos deles. Quanto aos santos, também temos vários que se pronunciaram a respeito da modéstia, o que mais citamos e mais recente é São Pe. Pio de Pietrelcina, na porta de sua Igreja foi colocado um cartaz: 

“A Igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu sobre sua cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos”. E ainda para moças que iam se confessar: 

“Por desejo explícito do Padre Pio, a mulher deve entrar no confessionário vestindo saias PELO MENOS 20 centímetros abaixo do joelho. É proibido emprestar um vestido longo na igreja para usá-los para a confissão.” [2] 

Portanto, podemos ver a veracidade das mesmas regras citadas acima, que são básicas: 1 - Sem decotes (2 dedos abaixo da cova da garganta no máximo); 2 - vestidos e blusas devem ter mangas; Saias sempre abaixo dos joelhos. 

Porém há algumas pessoas que ignoram completamente estas regras e dizem que "nem todos os sacerdotes ensinam isso", e ignoram porque? Elas ignoram simplesmente com a intenção de usar um decote maior que esse, querem ter a liberdade de usar saias curtas, mostrando as pernas e os joelhos, elas querem ter a liberdade de usar o que quiserem, sem a obediência, e basta ver alguns falsos apostolado de modéstia, que esta atitude as leva exatamente a usar o que não convém, indicando roupas extremamente escandalosas como "ideal de modéstia", e incentivando outras moças a fazerem o mesmo. E essas atitudes inconvenientes são frutos de uma mentalidade que ignora regras e faz o que quer.




As Regras e os Sacerdotes


Sabemos que hoje em dia há basicamente três tipos de pensamentos de sacerdotes em relação à virtude da modéstia:

1 - Os que não se importam nenhum pouco e não orientam os fiéis;


2 - Os que orientam, porém dizem que "não há regras", dando plena liberdade às moças de usar o que quiserem;


3 - Os que orientam os fiéis estipulando regras que são baseadas em Santos da Igreja, cardeais e outros bons sacerdotes de doutrina moral séria. Ensinam algo similar a isso:

“Para que uma veste seja chamada decente, ela deve cobrir aquelas partes do corpo que induzem o homem de virtude média ao pecado. Essas partes que devem ser absolutamente cobertas são aquelas que se encontram entre os joelhos e os ombros, incluindo os dois. Portanto, a roupa deve cobrir o joelho em todas as posições, inclusive quando se está sentado com as pernas cruzadas. As roupas devem ter mangas também e não basta cobrir os ombros com o véu quando se vem comungar”.(Pe. Daniel).

E ainda:

“O Cardeal Vigário de Roma na época do Papa Pio XI diz que “um vestido não pode ser chamado de decente se é cortado mais que a largura de dois dedos sob a cova da garganta, se não cobre os braços pelo menos até os cotovelos, e se mal chega até um pouco abaixo dos joelhos. Além disso, os vestidos de materiais transparentes são impróprios…” A única coisa que se permite alterar aqui, e que é admitido por todos os sacerdotes de doutrina moral séria, são as mangas até os cotovelos, mas não se pode admitir a ausência completa de mangas.E para que vestir-se de modo diferente do que diz o Cardeal Vigário? Para que mostrar o nosso corpo? Para que atrair os olhares dos outros sobre nosso corpo? Isso só é lícito entre marido e mulher, em vista da procriação. Para que se mostrar para os outros? O que se ganha a expor o corpo aos outros? Isso lhe fará ganhar o céu? Ao contrário”. (Pe. Daniel).

Qual será mais prudente? Certamente podemos logo de cara descartar o primeiro, que é modernista. Analisando a atitude do segundo, vemos pelos exemplos e também pelo raciocínio lógico, que essa atitude conduzirá às moças à imodéstia. Para provar isso basta você visitar os falsos apostolados, tantos que correm na internet hoje. Todos incentivam o uso de calças pelas mulheres, leggings, shorts, alguns dizem que calça não convém, outros que é feminina, uns dizem que posso usar blusinhas de alças, aquela diz que não é bom, esta afirma que posso usar um shorts saia na academia já as outras discordam e assim por diante. Ou seja, regras abstratas conduzem à imodéstia, e conduzem ao que nós temos visto hoje em dia nas ruas: falta de bom senso. É o diz o mesmo sacerdote referenciado acima:

"São necessárias regras concretas, sobretudo hoje em que a onipresença de vestes imodestas impede o bom-senso de discernir o que é realmente modesto ou não. Regras abstratas conduziram ao estado de coisas em que nos encontramos hoje. Como já dito, o costume não pode tornar modesta uma veste em si imodesta. Ademais, ninguém é um bom juiz da própria causa, particularmente quando se trata de modéstia". (Pe. Daniel).


Elas seguem regras! Mas as delas!


Sim as moças que nos criticam por ouvir São Pe. Pio de Pietrelcina e orientações vindas de autoridades eclesiásticas, seguem regras nas vestimentas, mas seguem as delas. Podemos exemplificar dois tipos de modos de pensar, quanto às regras:

Verdadeira Modéstia 

- Os vestidos / saias devem sempre ser abaixo dos joelhos. São Pe. Pio de Pietrelcina aconselhava 20 cm pelo menos, e como foi descrito acima, o Cardeal Vigário de Roma disse que deveriam ser abaixo dos joelhos; 
- Vestidos devem ser sem decotes, ou ao menos 2 cm abaixo da cova da garganta; (como foi citado acima, o Cardeal Vigário de Roma);
- Devem ter mangas (idem);
- Não devem ser transparentes ou cor de pele (idem);

Falsa Modéstia


- Magrinha pode usar saias curtas / quem tem pernas avantajadas não;
- Gordinhas devem tomar cuidado com roupas colantes, magrinhas tá tudo liberado;
- Todas podem usar calças, contanto que se adornem;
- Mangas tá tudo liberado, pode usar até alcinhas se quiser; 
- Decotes depende da ocasião, se for formatura pode ser até o umbigo, se for na missa cubra e vista "roupa de missa"; Dentre outras regrinhas;

Logo chegamos a conclusão de que todas seguem regras, a diferença é quem é obediente aos sacerdotes e santos e quem não é, e prefere seguir seu próprio parecer. Elas poderiam facilmente argumentar: "nós não seguimos regras, mas baseamo-nos em nossa prudência". Ora, mas é justamente por isso que São Pe. Pio aconselhou as saias serem abaixo dos joelhos: pela prudência, para que nada fique descoberto. O mesmo digo do Cardeal Vigário de Roma.

Veja que estas pessoas que seguem e ensinam a falsa modéstia dizem o seguinte: "A Igreja não tem regras", e baseiam-se nesta frase solta para usarem todo tipo de roupas indecentes. E eu agora pergunto: e estas citações acima são o que então? Não são regras? Como assim não existem? 

Se é errado estipular regras, então estaria errado o Cardeal Donato em impo-las? Estaria juntamente errado São Pe. Pio de Pietrelcina por obedecê-las e aconselhá-las? Sabem porque elas ignoram regras? Porque elas pensam que "estão ultrapassadas" e é radical demais não mostrar os joelhos e o colo, ou seja, elas acham que a moral muda com o tempo e que precisamos de outras regras hoje em dia em que liberem o uso da legging, calças justas, saias curtas, blusas sem mangas, etc. Elas pensam que tudo isso está "inculturado por nossa sociedade" e portanto as regras dos sacerdotes do passado estão ultrapassadas. Acho que não precisamos desmascarar a falsidade destas afirmações. 

Reparem também que todas que tem regras abstratas / ou criam suas próprias regras, caem na imodéstia e na igualdade de sexos. No entanto nas pessoas que seguem as regras impostas por sacerdotes e santos dificilmente caem na imodéstia, porque estas regras são baseadas na prudência, mas não na nossa prudência distorcida, mas na dos santos e sacerdotes que conhecem a moral mais do que nós. Todas estas regras tem razão de ser, isso já foi explicado em outro artigo mas, veja abaixo novamente:

- Vestidos abaixo dos joelhos: Para não mostrar as coxas e não revelar as formas do corpo da mulher que são atraentes para os homens. Um vestido pode até ser tolerado pelos joelhos, contanto que não mostre os joelhos ao sentar, cruzar as pernas, abaixar etc. Não é necessário “medir com a fita métrica” se tem exatamente 20 cm como recomendava Pe. Pio, mas ver se ele cobre de fato os joelhos em todas estas posições, é o que deu a entender também o cardeal vigário do Papa ao dizer que o vestido deve ser abaixo dos joelhos. Essa regra é para todas, independente se tem pernas grossas ou finas, se é magra ou gordinha. Independente do biotipo da mulher, as formas de seu corpo ficariam evidenciadas da mesma maneira se utilizar uma minissaia por exemplo e por decência deve ser coberto. Se não desperta paixões então posso usar, então seria justificável, por exemplo, que minha avó saísse na rua com minissaias ou mostrando tudo somente porque não é bonita como foi na sua juventude? Obviamente não. As vestes também tem a finalidade da decência (despertando ou não paixões).

- Decotes não devem ultrapassar 2 dedos abaixo do pescoço: Se você colocar um decote um pouco maior (4 dedos por exemplo) e ficar parada para uma foto ou ficar em pé imóvel, certamente ficará decente, e não irá mostrar os seios. Entretanto o mesmo não ocorre se você se movimentar: 1 – Abaixar para assinar um documento; 2 – Pegar um objeto no chão; etc. E isso pode ser facilmente constatado na prática. Entretanto se você usar esse tipo de regra, você pode ficar até de ponta cabeça que nada vai aparecer. Isso é uma regra baseada na PRUDÊNCIA. É necessário às vezes testar vários decotes para entender que somente com essa medida a moça vai ficar tranquila sabendo que nada vai aparecer. É possível usar blusas nessa medida de 2 dedos abaixo do pescoço? Sim é. E porque discordar dessa regra? Gostaria de entender que modéstia é essa que briga para descer o decote. Não encontro nenhum motivo justo, baseado na moral, ou que me traga algum benefício para que eu coloque um decote maior que esse. 

- Mangas ao menos na metade do braço: As mangas servem pelo mesmo motivo do decote, para nos prevenir de mostrar o corpo ou as roupas íntimas. Se usarmos uma regata, por exemplo, mostra as alças do sutiã, se usar sem sutiã nem preciso dizer o que fica a mostra. As mangas servem para isso, para que não corramos o risco de aparecer nada, levando em conta os movimentos no dia a dia. Essa regra é baseada na PRUDENCIA do cardeal, santos e dos sacerdotes, visto que até São Pe. Pio não tolerava blusas sem mangas. Certo dia um homem entrou de regata na Igreja e ele o expulsou dizendo: “ou cobre os braços ou arranca-os fora, porque as carnes desnudas vão queimar no inferno”. Não vou comentar porque tecidos transparentes e colantes são indecentes porque é algo muito óbvio.

Aqui é uma questão de quem é obediente aos sacerdotes, às autoridades que estão acima de nós, e quem faz o que quer. Ou será que São Pe. Pio de Pietrelcina iria dizer para a saia ser ao menos 20 cm abaixo dos joelhos sem ser pela prudência? Estas regras existem pela prudência e são regras claras e fazem sentido. Já as regras que algumas criam não fazem sentido, e são opiniões pessoais que nem estão de acordo com muitos sacerdotes que as orientam, visto que depende do "olhômetro' de cada uma. Simplesmente nunca existiu em nenhum documento sério sobre moral que magrinhas podem mostrar o corpo. E nenhum sacerdote bom ensinou isso. São coisas vagas, vãs, que são inventadas por elas= regras.

Também temos conhecimento de que não somos nós que devemos instruir os fiéis a respeito de modéstia, e sim os sacerdotes. É dever apenas deles de orientar os fiéis a respeito da modéstia, e, explicar aos fiéis os documentos que falam sobre o tema. Nós fazemos esse apostolado hoje por falta de bons sacerdotes que se pronunciem, ou seja, por falta de opção apenas.

Para maiores informações a respeito dos padrões nas vestimentas visitem o link: "Não devemos seguir regrinhas estabelecidas?"


Fontes:
[1] http://www.fatima.org/port/essentials/requests/pt_modesty_in_dress.pdf

[2] https://rosamulher.wordpress.com/2010/02/25/padre-pio-e-a-modestia/ 

[3] (Richard J. Lloyd, "On Christian Modesty: The Natural Guardian of Chastity", reproduzido de The Remnant, pp. 2-3, Cf. Rita Davidson, Immodesty – Satan's Virtue, Little Flowers Family Apostolates, 2001, Lanark, Ontario, Canadá, p. 121).

Um comentário:

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página