Pesquisar

sexta-feira, 13 de março de 2015

Não devemos imitar Nossa Senhora?

Esse é um artigo em defesa da Santíssima Virgem. Decidimos escrever para esclarecer algumas divergências que andam surgindo, de pessoas que insistem em dizer que nós não devemos imitar a Virgem Maria na modéstia exterior. O leitor acredite ou não, mas sim existem pessoas que falam isso e para depois não dizerem que nós "caluniamos e inventamos" resolvemos colocar um print do que realmente dizem, para provar o que estamos falando. Eis abaixo o pensamento errôneo que muito se vê nos falsos apostolados de Modéstia:

Clique na Imagem para Ampliar!

Clique na Imagem para Ampliar!


Primeira objeção: "Na época de Nossa Senhora até os homens usavam saias".


Eu fico com pena dessas pessoas que atacam a verdadeira modéstia justamente por desconhecer tantas coisas importantes nesse assunto. Vamos estudar um pouco? Realmente na época de Cristo os homens usavam "saias"? E aproveitando o assunto, o que dizer dos escoceses que usam "saias"?

Podemos perceber que as vestimentas para ambos os sexos dependem da cultura, da época e do Local. Sim isso é verdade, existem vários artigos em nosso blog explicando isso. Entretanto as roupas para ambos os sexos devem ser diferentes. Por exemplo: todos os homens da face da terra não necessitam obrigatoriamente usar calças compridas, eles podem usar outras vestimentas se moram na Escócia por exemplo, ou ainda se eram Judeus e viveram na época de Cristo. 

O Problema na Escócia não seria os homens usando “kilt” [3], e sim os homens usando a mesma roupa das mulheres. É essa igualdade nas vestimentas (roupas iguais para ambos os sexos) que é condenado na bíblia:

"A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor seu Deus." Deuteronômio XXII, 5

Outro exemplo de diferenças no vestuário, podemos ver na bíblia, onde usavam-se túnicas, as mulheres usavam algo semelhante a um vestido e com lenços cobrindo a cabeça. Já os homens usavam túnicas mais curtas e “cingiam o lombo”. Esse cingir os lombos é justamente uma parte diferente das vestimentas, que eram próprias de homens. O “cingir do lombo” significa o trabalho pesado que os homens faziam, pois, é considerado o mais forte, responsável pelos trabalhos pesados. Essa diferença vê-se perfeitamente na bíblia, onde ela deixa claro que isso é somente para os homens: 

“Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.” (Jó 38,3). 

Também não preciso me alongar muito ao dizer que as roupas naquela época eram diferentes, pois é evidente que os apóstolos usavam roupas diferenciadas das mulheres, ou então nem estaria escrito na bíblia que é abominável a Deus mulher vestir roupas de homens e vice versa. 

Portanto chegamos à conclusão de que sim, as vestes mudam conforme a cultura, porém dois pontos devem ser observados independente qual seja a cultura: 

a) Devem ser trajes diferentes para homens e mulheres;
b) Não devem ferir a modéstia em ambos os sexos. 

Esses dois itens devem necessariamente estar presente em todas as culturas para que a lei de Deus (que é universal) não seja transgredida. São Tomás de Aquino diz o mesmo que as sagradas escrituras, que é em si pecaminoso para uma mulher vestir roupas de homens e vice versa. A não ser em caso de necessidade. Veja: 

“O vestuário externo deve ser consistente com o estado da pessoa, segundo o costume geral. Por isso, é em si pecaminoso para uma mulher vestir roupas de homem, ou vice-versa, especialmente se isso for causa de prazer sensual, e é expressamente proibido pela Lei (Dt 22)… No entanto isso pode ser feito às vezes por conta de alguma necessidade, seja para se esconder dos inimigos, ou por falta de outras roupas, ou por algum outro motivo.” [1] 

(Summa Theologiae II, II, questão 169, artigo 2, a resposta à objeção 3). 

Um caso extraordinário é o de Santa Joana Dark por exemplo, onde para cumprir uma obrigação dada a Deus por ela, necessitou usar trajes adequados somente ao sexo masculino (calças), e não cometeu pecado algum por isso. Entretanto essa regra não se aplica a gostos pessoais, mas sim a necessidades especiais e razões justas para o ato. É assim que não se torna pecado o uso de roupas de homens pelas mulheres e vice versa.

Voltemos ao "print" acima, onde a pessoa quer justificar o igualitarismo em nossa época pelo fato de na época de Cristo os homens usarem "saias". Vejamos:

1 - Como ficou provado: Não eram saias e sim túnicas!
2 - Eram roupas diferentes para ambos os sexos, as mulheres se vestiam diferentes e portanto não tinha problema algum nas vestimentas;
3 - Hoje em dia isso não procede, todas as mulheres e homens vestem roupas iguais. Se vocês assistirem as palestras do Pe. Paulo Ricardo sobre modéstia e feminilidade, o próprio sacerdote afirma que em nossa época as mulheres estão masculinizadas! Então isso não é algo tirado de nossa mente, mas é algo real e é óbvio e evidente que não há distinção nas vestes. Especificamente no vídeo "Como as mulheres devem se portar - Parte I" do mesmo sacerdote, ele diz o seguinte:

“Imodéstia tem contribuído para a destruição da família, pela indistinção entre homem e mulher”

Vocês podem checar no Youtube caso queiram ouvir da boca do sacerdote. E essa indistinção entre homem e mulher se dá devido a que? As calças ditas "femininas". É óbvio! Basta um pouco de reflexão para perceber que a nossa sociedade está paganizada, e abandonou Deus de suas vidas, sendo assim, as roupas que usam mostram o que? Mostra o interior podre! Sim podre, reflete o abandono de Deus na vida da sociedade, é exatamente o que o Papa Pio XII dizia: "A Sociedade fala o que é pelas roupas que veste." 

Segunda objeção: "Modéstia é mais que roupas". 


Bem, isso é verdade! Aqui no blog costumamos dizer que a modéstia é mais interior que exterior, se o teu interior está organizado, suas roupas serão apenas o reflexo disso. Se você se veste mal, isso mostra uma desordem espiritual interior. Portanto não existe modéstia exterior sem a interior, assim como não existe modéstia interior sem a exterior! As duas estão completamente relacionadas, se a pessoa aqui quis justificar o uso de legging e saias curtas com essa frase ela caiu em contradição. 

Ademais não vamos nos alongar em dizer que a Modéstia Interior é importante, pois esse é um dos temas mais tratados em nosso blog, deixo dois links com vários artigos a respeito:

2. Donzelas: Etiqueta comportamental.

Na realidade essa frase "modéstia é mais que roupas" significa algo como: "Deixa eu usar leggings, regadas, decotes, deixa eu mostrar as coxas e os joelhos porque sou modesta interiormente." Não preciso me alongar em dizer que isso é absurdo.

Terceira objeção: "dizem que andamos peladas". 


Hã? Como é? Bem, desconheço algum artigo que alguém fale isso de alguma moça. Certamente algumas andam sim quase nua nas ruas, de shorts na virilha, roupas coladas, transparentes, decotes enormes, basta andar nas ruas para perceber isso, entretanto outras querem usar leggings, decotes, saias curtas e ao mesmo tempo ser modesta, é o que os falsos apostolados ensinam. Isso me parece mais um "espantalho" dentre tantos que citamos nesse artigo. Não julgamos as pessoas em especial porque isso depende da intenção de cada uma ao colocar uma roupa imodesta, e não podemos afirmar a gravidade do pecado em muitos casos, entretanto não é por isso que iremos nos calar e sair por ai achando lindo uma mulher mostrar as coxas com minissaias e leggings por "respeito humano". O respeito humano é destruidor, aceita um erro para agradar aos homens enquanto deixa-se ofender a Deus e nosso apostolado nunca fará isso. O que é imodesto será dito: É Imodesto, desagradando a muitos ou não.

Além do mais, estamos cansados de falar isso nos artigos, o problema principal da calça não é a modéstia! E sim a mudança da psicologia feminina e outros fatores que influenciam negativamente na sociedade, ao falar de uso de calças, as pessoas costumam justificar com vários fatores: Cores femininas, lenços, blusas compridas etc, mas nada disso muda o fato da calça interferir no psicológico da mulher! Nada disso muda o fato dela estar usando roupas de homens e isso novamente não somos nós quem dizemos, e sim o Cardeal Siri, sim vamos citar mais uma vez ele, pois as pessoas nunca leram ou leram e ignoraram. Pois então queridas seguidoras: Mesmo que você coloque uma blusa comprida até os joelhos ou vista uma calça tão folgada quanto a dos palhaços de circo, o problema vai continuar a existir! A não ser que tenham realmente um bom motivo para o uso regular da peça (como citou São Tomás de Aquino acima). 

Não devemos imitar realmente Nossa Senhora no exterior? 


Ao dizer que devemos imitar Nossa Senhora, referimo-nos a todas suas virtudes: Silêncio, mansidão, amor a Deus, recato, pureza, dentre tantas outras qualidade e obviamente no exterior. Porque? Porque Exteriormente É MODESTA. 

Somos nós quem dizemos que "exteriormente é modesta"? Não, não somos nós, foi São Pedro Julião Eymard. Veja um trecho abaixo do belíssimo texto dele sobre Nossa querida Mãe: 

"Maria Santíssima [...] exteriormente é modesta. Não se faz notar pela severidade nem pela negligência. Sempre humilde e mansa, traz o sinal da simplicidade em tudo que realiza". [4]

Também não precisamos nos alongar no fato de que Maria foi modesta sempre, sendo ela perfeita e não tendo mancha do pecado jamais ousaria mostrar o corpo ou se vestir como homem. Alegar que a Virgem Maria ao descer a terra hoje colocaria uma legging (já vi os falsos apostolados insinuarem isso), pela peça fazer parte "da cultura da época" é uma blasfêmia, é falta de vergonha na cara! Sim e agora eu não vou medir palavras porque estão a ofender Nossa Mãe! Insinuar que ela colocaria uma calça colada com pretexto de elegância é baixaria, falta de vergonha mesmo, em usar a imagem da Mãe de Deus para justificar seus pecados, para justificar suas fraquezas e querer aparecer bem aos olhos do mundo e não fazer nenhum sacrifício pelo Senhor. E se duvidarem trago mais um print mostrando isso. Meus caros, quando uma pessoa diz que "Não diria que se Nossa Senhora viesse à terra hoje usaria um vestido", ela quer insinuar que Nossa Senhora colocaria um shorts, uma bermuda, uma calça em nossa época, só por questão cultural. E isso é ou não uma ofensa a Nossa Senhora? Imagine tal cena em sua mente, isso é profanar a Imagem da Puríssima Virgem, que até em suas aparições NUNCA apareceu com roupas diferentes, mas somente de vestidos. E a mesma puríssima Virgem disse em Fátima:

"As pessoas que servem a Deus não devem andar na moda, Nosso Senhor não tem modas ele é sempre o mesmo." 

Como a Virgem Maria iria se adequar a uma moda mundana? Não ... essa não é a mãe de Deus! Essa Virgem é uma mulher inventada pela mentalidade doentia dos falsos apostolados! A Mãe de Deus disse que Nosso Senhor não tem modas, enquanto eles dizem o contrário. Basta ser de fato Católico e conhecer a Virgem Maria, suas aparições para se dar conta do quanto estas afirmações são absurdas. 

Então quando nós dizemos que devemos ser modestas como a Virgem Maria, dizemos que devemos nos parecer com ela usando vestidos! Sim, porque você querendo ou não, não conseguirá apagar a imagem da Virgem usando vestidos modestos, sei que se pudessem apagariam todas as imagens dela e até vestiriam as Imagem da Virgem com legging e botas over the knee, mas graças a Deus isso ficará somente na mentalidade de vocês, não conseguirão apagar a realidade! Nos parecemos com a Virgem usando vestidos e saias modestas. Por vários motivos! Vamos listar alguns:

1 - Vestidos e saias se parece com as roupas que ela usava, porque ela era modesta e nunca revelou as formas do seu corpo. Nunca usou roupas que revelam a silhueta.

2 - É consenso entre praticamente todos os padres tradicionais que saias e vestidos são mais modestos que calças, e portanto a Virgem Maria sendo perfeita e não tendo mancha de pecado, jamais ousaria oferecer a Deus algo "meia boca", como os falsos católicos oferecem. Nossa Senhora tendo consciência de que uma saia abaixo dos joelhos é MAIS MODESTA jamais ousaria colocar uma calça colada, estas coisas são tão óbvias que é até ridículo ter que escrever sobre.

Ademais o Catecismo de São Pio X, diz o seguinte: 

“Ao levantar da cama e enquanto nos vestimos, deveríamos pensar que Deus está presente, que aquele dia pode ser o último da nossa vida; e, entretanto levantar-nos e vestir-nos com toda a modéstia possível.”(Catecismo de São Pio X, questão 970).

Toda modéstia possível! Viram? Então não temos mais nada a discutir. Jamais Nossa Senhora iria fazer o mínimo por Deus, sendo ela própria a criatura que mais o agradou na terra. Sendo ela Imaculada e perfeita. Dizer o contrário é uma ofensa a Nossa Senhora! E pagarão caro, muito caro pela ofensa um dia. 

Usar vestidos não é se vestir como na época de Cristo!


Minha cara, se você diz que não devemos nos vestir como Maria, porque ela viveu na época de Cristo, e com isso quer insinuar que não devemos usar saias porque saias e vestidos são coisa do passado, então você não tá sendo honesta nem consigo mesma. 

Saias e vestidos são peças de roupas exclusivamente femininas, e que nunca saem fora de moda. Existem centenas e até milhares de modelos de vestidos, alguns de fato que se adequam a Era Vitoriana por exemplo, ou a uns 100 anos atrás, 50 anos atras, etc,  existem vestidos com muitos forros, alguns com aros na barra para ficar godês e com volume, existem vestidos com tecidos finos e grossos, com mangas longas e curtas, enfim. Existem diversos modelos e isso nunca irá "sair de moda". Hoje em dia existem alguns tipos de vestidos que se adequam perfeitamente a nossa época. Quer um bom exemplo? Aposto o que você quiser, que muitas moças dos falsos apostolados usam saias (até longas) e usam vestidos as vezes. Então estariam a se parecer com a Virgem Maria "só as vezes"? Estariam a se vestir como a 50 anos atrás "só as vezes"? Veem a incoerência? O fato delas usarem vestidos mostra que isso não pertence a época específica, mostra simplesmente que depende do modelo! Há vestidos e vestidos, então isso é mais um espantalho criado por elas para que não imitemos a Virgem. No fundo o que querem dizer com isso é: "Podemos nos parecer com a Virgem mas só as vezes, não sempre, porque quero usar calças também". Precisamos analisar a fundo o que realmente a pessoa quis dizer ao atacar a modéstia, sempre está presente ali: O amor próprio! Portanto tenhamos cuidado com isso. Vamos ilustrar nosso pensamento? Vejam, essa frase abaixo é de um sacerdote! Quero ver alguém ir lá dizer ao sacerdote que ele tá errado. Sejamos coerentes. 


Vamos agora, ilustrar de outra forma: 


A menina ao lado esquerdo tá parecendo com a época de Cristo? Nem pensar! Está modesta e bonita como a Virgem Maria! Portanto não inventem coisas que não existem, voltemos a realidade! A Sinceridade é o que ganha almas para Cristo, inventar, mentir caluniar as moças que querem viver a modéstia nunca será o melhor meio para isso. Um dia daremos contas a Deus de todas as almas que ajudamos a salvar e também as que ajudamos a perder. 

Nossa Senhora é o perfeito e mais maravilhoso e esplêndido exemplo a ser seguido


Nossa Senhora é nosso modelo de modéstia, de mansidão, de temor a Deus e tantas outras virtudes. Ela é o modelo perfeito para todo cristão se apoiar se quiser servir a Deus verdadeiramente, ela é um tabernáculo Vivo, um local onde a repousa a Santíssima Trindade. O Espírito Santo não age em uma alma, se primeiro não encontrar sua santíssima Esposa nela, ou seja a Virgem Maria [1]. Assim diz o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria de Montfort (no link acima você pode clicar se tiver interesse em saber como fazer a consagração à Nossa Senhora por esse método).

Aqui entra algo importante que já citamos acima. O principal é trabalhar o interior, o exterior vem como consequência, pois ninguém conseguirá se vestir modestamente sem o verdadeiro amor a Deus. Quando não se tem o interior equilibrado, a pessoa geralmente tende a negar os sacrifícios para Deus e não conseguir oferecer o melhor para ele, deixando assim o Amor Próprio entrar em seus corações. Sobre isso aconselho muito a aula do Pe. Paulo Ricardo sobre Filáucia, que reflete muito bem alguns motivos dos falsos apostolados ensinarem o que ensinam. Vejam a aula e analisem. Assim disse o sacerdote: "A filáucia, mãe de todos os vícios: Com o pecado original, o amor do homem por si mesmo experimentou uma desordem: ele prefere gozar dos bens mutáveis a honrar o Bem imutável, que é Deus. A única forma de sair desse sistema mundano é a renúncia de si próprio: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, cada dia e siga-me.”

Nos escritos de Irmã Lúcia, um jornalista pergunta como a Virgem Maria estava vestida, e
Irmã Lúcia responde: "com um vestido branco, ornado de ouro em volta". Em outra ocasião faremos um artigo
específico somente com estes escritos, aguardem.

É renunciando a si mesmo que conseguiremos agradar a Deus. E essa renúncia está em todos os aspectos da vida, incluindo a vaidade no vestir e não prezar pela boa imagem diante dos mundanos. São Francisco de Sales já dizia: "Assim que a tua devoção se for tornando conhecida no mundo, maledicências e adulações te causarão sérias dificuldades de praticá-la. (...) Os teus amigos, por sua vez, se apressarão a te dar avisos que supõem ser caridosos e prudentes sobre a melancolia da devoção, sobre a perda do teu bom nome no mundo." [5] Pois veja, não somos nós quem dizemos que quem quer agradar a Deus perde o bom nome no mundo, é um doutor da Igreja! Vejamos novamente, só para confirmar o que já foi dito, o que o próprio São Francisco de Sales diz:

“Eu não poderia jamais aprovar o método que, para mudar o homem, começasse pelo exterior, pelos modos, pelos hábitos, pelos cabelos. Parece-me, ao contrário, que é necessário começar pelo interior, porque quem tem Jesus Cristo em seu coração, logo depois O tem em todas as suas ações exteriores.” [6]

Imitando a Virgem Maria em tudo isso seremos modestas, na mansidão, na maneira de nos comportamos, e também nas vestimentas, que será o reflexo da nossa alma. Singela, doce, pura, fiel: é a Virgem Maria que com grande temor, confiava na grande bondade de Deus. Sejamos, pois, imitadoras da Grande e humilde Mãe de Deus.



Fonte:
[1] Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - São Luís Maria de Montfort;
[2] As Aparições e a mensagem de FÁTIMA conforme os manuscritos da Irmã Lúcia - Antonio Augusto Borelli Machado;
[3] Kilt, e não saia! Se você disser a um escocês que ele se veste como mulher ou usa saia ele ficará muto bravo contigo!
[4] Texto extraído da obra Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento: Um mês com Maria, de São Pedro Julião Eymard, Editora Formatto, 2008, p.50-53. (grifos nossos).
[5] Filotéia - São Francisco de Sales.
[6] Não achamos a fonte de tal citação, entretanto porque achamos de grande valia resolvemos citar, assim que encontrarmos a fonte faremos um artigo no blog a respeito. 

Um comentário:

  1. Mais uma vez esse blog está de parabéns!
    Como é bom ver que existem pessoas com bom senso para falar de modéstia!
    Não desanimem. O que vcs fazem é muito útil e importante. Deus as abençoe.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página