Pesquisar

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Castidade - Por S. Afonso de Ligório

Por Santo Afonso de Ligório



"Quanto à santa pureza, nunca tenhas em conta de demasiada toda e qualquer precaução. 'O sábio teme e foge, diz a Sagrada escritura;ç só o louco confia em si mesmo e sucumbe' (Prov 14,16). Quem se expõe voluntariamente à ocasião de pecado, dificilmente se preservará da queda. Evita, por isso, toda a familiaridade com pessoas de outro sexo, por mais piedosas que sejam elas, pois o demônio sabe prender entre si as pessoas piedosas por uma certa inclinação natural, que é contrária à pureza do coração; ele não as incita ao princípio a grandes pecados, mas condu-las, se elas não se acautelam, pouco a pouco, à beira do abismo. Por isso, logo que notares qualquer inclinação desregrada no teu coração, procura sufocá-la imediatamente, porque, se a deixares crescer, será, mais tarde, dificílimo arrancá-la e destruí-la.

Guarda cuidadosamente tuas vistas, para que não sejas obrigado a exclamar, um dia, chorando, e suspirando: 'Meus olhos perderam minha alma' (Lam 3,51). 

No falar observa a maior modéstia, e se tiveres de ouvir conversas inconvenientes, foge quanto antes e, se isso não te for possível, segue o conselho do Espírito Santo: 'Circunda teus ouvidos de espinhos e não queiras ouvir a língua perversa' (Ecli 28,28). Corrige aquele que entretém tais conversas ou, ao menos, dá mostras de que uma tal conversa te desagrada. 

Procura repelir de teu coração todos os pensamentos desonestos logo que os perceberes. Não entres em questão alguma com o demônio, mas arma-te imediatamente com a oração. A experiência ensina que aquele que recorre a Deus nas tentações não cai, ao passo que consente no pecado quem então deixa de rezar. Por isso, logo que fores atacado por uma tentação impura, invoca os santos nomes, de Jesus e Maria; esses nomes tem o poder de afugentar o inimigo e apagar o fogo da impureza. Se a tentação perdura, não te perturbes por isso. Entrega-te então com toda a humildade à vontade de Deus, que permite esta provação, e dize: Senhor, por meus muitos pecados mereço ser molestado por tentações tão horrorosas; a vós, compete, porém, auxiliar-me. Renova o propósito de antes morrer que ofender a Deus; persigna-te repetidas vezes com o sinal da santa cruz e toma a água benta; recebe os santos sacramentos, ajoelha-te aos pés de teu crucifixo ou de uma imagem de SS. Virgem e pede e suplica até que venha o auxílio. Habitua-te a rezar, de manhã, ao levantares, três Ave-Marias em honra da pureza imaculada da SS. Virgem e faze o mesmo de noite, ao te acomodares. 

Santo Afonso de Ligório - Escola da Perfeição Cristã (tirado do capítulo 'Curto resumo das principais virtudes').

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página