Pesquisar

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Véus coloridos




Já temos vários artigos explicando sobre o uso do véu. Uma explicação básica você poder ler AQUI. Mas podemos resumir que basicamente aqui no Brasil é usado véus de rendas, brancos para solteiras e preto para casadas. Entretanto essa é uma tradição local. A Igreja nunca estabeleceu cores, ela simplesmente manda cobrir a cabeça.

As cores dos véus em outros países (por exemplo nos EUA) é de acordo com a cor da roupa. E em outros (por exemplo Itália) as casadas também usam branco. Portanto você pode usar qualquer cor de véu (com prudência e modéstia, nada de brilhos exagerados e enfeites). Também não é obrigatório ser renda, pode ser de tecido. Você pode usar outra cor como azul escuro por exemplo, ou bege se for casada e não gostar do preto. 

Muitas dizem que usar outras cores estimula a "moda" e vaidade excessiva. Isso pode ser verdade ou não. Temos que tomar cuidado pois todas nós mulheres temos já a tendência em nos exibir, e isso deve ser mortificado para ser uma mulher modesta. Na Santa Missa não é local para se exibir, não é uma passarela de moda, e exige uma modéstia maior ainda. É completamente bom e conveniente usar mangas mais compridas por exemplo na Santa Missa (até no cotovelo pelo menos), não usar saltos enormes (principalmente os que fazem barulho). Também dispensa adornos excessivos e maquiagem. São Leonardo de Porto Maurício cita um fato interessante no seu livro, vejam: 

"(...) considerai e tomai a resolução de imitar Santa Isabel da Hungria. Para assistir à Santa Missa, ela se dirigia com grande pompa à Igreja. Mas, para assistir ao Santo Sacrifício retirava da cabeça a coroa, os anéis dos dedos, depunha seus ornamentos e cobria-se com um véu, ficando em atitude tão modesta que nunca foi vista desviar sequer os olhos. Tudo isso agradou de tal modo a DEUS, que Ele quis manifesta-lo a todos: durante a Santa Missa a Santa aparecia envolta de tal claridade que se velavam de deslumbramento os olhos dos assistentes; parecia-lhes contemplar um anjo do Paraíso. Imitai exemplo tão ilustre, certos de que agradareis a DEUS e aos homens, e que a Santa Missa será para vós de imenso proveito para esta vida e para a outra." [1]

Então como podemos ver, na Santa Missa requer um sacrifício maior a Deus, devemos nos abster de escolher véus, roupas para agradar aos olhos dos homens. 

Entretanto, nada impede que se use um véu de cor diferente. Simplesmente como foi dito acima, a Igreja nunca estabeleceu cores. Não creio ser necessário usar uma cor de véu em cada missa ou para cada cor de roupas, mas se a moça ou senhora achar adequado usar outra cor, não deve ser vítima de censura. Aqui temos um outro exemplo de véu cinza

Espero que tenha contribuído um pouco com as seguidoras! Salve Maria.

Fontes:
[1] São Leonardo de Porto Maurício - As Excelências da Santa Missa. Pg. 67. Conforme a edição romana de 1737 dedicada a S.S. o Papa Clemente XII. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página