Pesquisar

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O perigo das fantasias (novelas/livros romance) para a formação da donzela cristã.


Toda adolescente normal é sonhadora. É até um direito de sua idade.   


Daí a paixão com que se entregam aos romances, às novelas de rádio. São distrações aparentemente inofensivas, mas cujas consequências pode ser fatais. Há vários males nesse jogo perigoso:

1) Os heróis do romance ou das novelas são imaginários; nunca existiram. Modelos falsos, por tanto.

2) O enredo que se descreve ali também é geralmente falsa. E mesmo em se tratando de romances da vida real, há perigo de focalizarem-se quadros não condizentes com a formação da donzela.

3) Caricatura do amor. Chegamos ao principal escolho do romance e da novela.

Nada mais perigoso na formação da mocidade que a mutilação, a falsificação do amor. Ora, a maioria dos romances trucida o amor, reduzindo-o a mero sensualismo, ou a exaltações passionais.

Muitos deles encerram traições, adultérios, dramas conjugais, desquites, não raro doirados pela fantasia do escritor, de modo a impressionar fortemente e mesmo, a entusiasmar pelo erro uma jovem inteligente mas pouco avisada. "Dize-me com que andas e te direi quem és." Há muita verdade nesse provérbio. Ora, os personagens dos romances de novelas nem sempre servem de modelo à juventude. A moça ledora habitual de romance e a ouvinte apaixonada de novelas de rádio correm o risco de viver psicologicamente na companhia de homens e mulheres  pouco recomendáveis.

 Acresce que nem sempre o autor do romance novela tem critério filosófico e moral segura. Donde  pode acontecer que o conjugue infiel seja apresentado aos olhos, aos ouvidos e a inteligência da jovem como o herói, ou mártir envolvido num halo de simpatia e até de verdadeiro fascínio.

A novela de rádio oferece mais um perigo. A voz meliflua dos locutores, a tonalidade alambicada inflamam a fantasia feminina, contribuem para situar a moça num mundo imaginário, fictício, desviando-a da preparação para as realidades sérias do amor.

A esta altura você já interrompeu a leitura para replicar: Mas então seremos crianças? Não saberemos distinguir o bem do mal? Não teremos controle?
    
Calma, senhorita. Criança nas coisas do amor podemos ser todos nós, pois nesses domínios quem manda o mais das vezes é a coração; e este menino levado, jamais cria juízo.
     
Controle, se você de fato o possui, use dele para regrar suas leituras, seu programa de rádio. Distinguir o bem do mal é muito fácil quando a coisa não nos interessa. Mas o coração apaixonado, a imaginação incendiada, abrem caminho, que até os mais experimentados, fracassam, tomam por bem o mal. É hoje fora de dúvida que o nosso comportamento, nossa mentalidade, é em boa parte condicionada por imagens ocultas no inconsciente. De lá, do fundo escuro do nosso ser, onde não chega a luz da razão, o farol da consciência, aquelas imagens nos impelem, arrastam, determinam nossos pontos de vista, nossos gostos, nossas alegrias, nossa interpretação da vida.
    
É assim que cenas e personagens de romance e de novena, completamente esquecidos influem na sua mentalidade, na sua conquista do Príncipe encantado.

E o poder de imitação na adolescência? E a força poderosa do exemplo?

Trecho do Livro: À espera do noivo, do Pe Cassimiro Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página