Pesquisar

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

São Pio X condena o Uso de calças pelas mulheres

Quando o estilista francês Paul Poiret, por volta de 1910, criou o seu modelo de calças compridas para as mulheres ocidentais, o primeiro a fazer algum sucesso no mundo da moda, o Papa São Pio X repudiou o traje, considerando que se tratava de uma vestimenta indecente, que feria a dignidade da mulher e promovia a abolição das diferenças entre os sexos.

Comparando com as calças compridas que as mais respeitáveis damas usam hoje em dia, a invenção de Poiret era de um pudor reconhecível; porém, mesmo assim, o Papa São Pio X a considerou inapropriada para uso das mulheres de seu tempo.

Que diria o Santo Papa das calças compridas que as mulheres, inclusive a maioria das católicas, usam hoje em dia? À época, L'Osservatore Romano expressou o pensamento do Santo Papa: publicou que as ''calças de harém'', como ficaram conhecidas, eram vergonhosas, e representavam, no âmbito da moda, a crescente onda de irreligião que assolava o Ocidente.

Aqui, uma matéria do The New York Times, de fevereiro de 1911, fazendo referência ao parecer do Papa sobre o traje e sobre o artigo publicado por L'Osservatore, inclusive citando algumas passagens do mesmo: 


Aqui, outra referência de outro jornal da época, dessa vez o australiano The West Australian, citando a desaprovação de S. Pio X e também trechos do artigo de L'Osservatore:


Além desses dois, o Milwaukee Sentinel, jornal norte-americano, também publicou matéria a respeito, em fevereiro de 1911, com o título ''Pope Bars Harem Skirt". Abaixo, numa página do Wikipédia que destaca eventos ocorridos em fevereiro de 1911, há, nas referências, no item 49, menção a essa matéria: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página