Quando falamos em modéstia, muitas pessoas pensam ser somente no vestir, pois não é. A modéstia engloba vários fatores, sendo uma delas o silêncio. Devemos ser modestas no vestir e também nas atitudes. Nossa Senhora sempre foi silenciosa e vários Santos pregaram o silêncio [temperança] como uma virtude. O silêncio é uma grande virtude, pois nos ajuda a sermos almas de oração, e todas as almas de oração gostam muito e presam pelo silêncio. Os santos foram silenciosos, mesmo os que não foram solitários. O silêncio te ajuda a orar melhor e não pecar pela língua, vejamos:
ORAR MELHOR
São Bernardo diz que "O silêncio e a calma forçam, de certo modo, a alma a pensar em Deus e nos bens eternos".
Todas as almas de oração amam o silêncio, o qual se chama guarda da inocência, defesa contra as tentações e fonte da oração; porque, no silêncio, conserva-se a devoção, e nele povoam o nosso espírito os bons pensamentos, O monge Teodósio guardou o silêncio durante trinta e cinco anos.
EVITAR O PECADO
O pecado pela língua é terrível, depois do pecado da carne, este deve ser o pecado que mais leva almas ao inferno, pois não somos humildes nas nossas atitudes diárias.
Vejamos nas Escrituras falam sobre o pecado da língua:
"A língua de uma mulher ciumenta é um chicote que atinge todos os homens". (Eclesiástico 26, 9)
"Duas coisas me parecem difíceis e perigosas: dificilmente evitará erros o que negocia, e o taberneiro não escapará ao pecado da língua". (Eclesiástico 26, 28)
"A língua mendaz odeia aqueles que ela atinge, a boca enganosa conduz à ruína." (Provérbios 26,28).
"Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue à crítica, porque até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte". (Sabedoria 1,11).
"A honra e a consideração acompanham a linguagem do sábio, mas a língua do imprudente é a sua própria ruína". (Eclesiástico 5,15).
Entre vários outros versículos da Bíblia condena o perigo do pecado da língua.
A Irmã Faustina dizia: "Uma alma jamais chegará a santidade se não controla sua língua."
Muitas vezes pecamos até mesmo sem saber, seja numa discussão ou até aquela conversa com a vizinha. rs! Não nos damos conta que se comentarmos certos assuntos com alguém, ou seja, a famosa "fofoca" já estamos pecando contra o próximo, evitai intensamente essas, pois falso testemunho é pecado mortal.
Escutar alguém fazendo a "fofoca" também é pecado, pois você somente está contribuindo para o falso testemunho se propagar, o mais certo é corrigir a pessoa com caridade, mas sem faltar a verdade.
Outro pecado da língua são as discussões: vamos falar sobre as discussões com os pais. Este é um pecado as vezes complicado de se evitar, pois principalmente quando queremos viver a modéstia, as pessoas que pensamos que poderiam nos apoiar são as que mais questionam ou condenam, sim, as condenações às vezes parte por meio dos pais e devemos ter paciência com eles, e guardar tudo no coração, porque a recompensa será grande, façamos igual a Maria que é a Rainha do Silêncio e guardava tudo no coração:
"Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração". (Lc 2,19).
Precisamos além da modéstia no vestuário, imitar Nossa Senhora no silêncio e na obediência. Maria foi obediente a Deus até o fim de sua vida e Jesus foi obediente a Maria toda sua vida terrestre também.
Segundo Santo Inácio de Loyola, para conhecer se o fervor reina em um convento, basta ver se nele observa-se o silêncio. Santo Efrem dava este aviso aos seus religiosos: Falai muito com Deus, e pouco com os homens. — O mesmo dizia Sta. Maria Madalena de Pazzi: Uma verdadeira serva de Jesus Cristo suporta tudo, trabalha muito e fala pouco. Santa Francisca Romana, um dia, recebeu uma bofetada do seu anjo da guarda, por ter tolerado duas senhoras falassem, em sua presença, sobre vaidades do mundo.
São Bernardo: Antes que as palavras cheguem à língua, passem duas vezes pela lima do exame, afim de que se cale o que não convém falar — Isto explicava São Francisco de Sales em outros termos, dizendo que, para falar sem defeito, seria preciso que cada um tivesse a boca fechada com botões; de modo que, devendo abri-la para falar, pensasse bem naquilo que haveria de dizer.
Por isso moças, evitai momentos que possam vir a pecar pela língua, seja em alguma briga ou em alguma conversa que não lhes desrespeitem.
Sejamos sensatas e cuidemos não somente nas vestes modestas e sim nas nossas atitudes que definem uma mulher virtuosa e modesta, pois assim diz a Bília sobre a mulher sensata:
"Ouve em silêncio, e tua modéstia provocará a benevolência". (Eclesiástico 32, 9)
"Abre a boca com sabedoria, amáveis instruções surgem de sua língua". (Provérbios 31,26)
"Quem vigia sua boca e sua língua preserva sua vida da angústia". (Provérbios 21,23)
"Não te afastes da mulher sensata e virtuosa que te foi concedida no temor do Senhor; pois a graça de sua modéstia vale mais do que o ouro". (Eclesiástico 7,21)
Lembre-se:
Quem guarda a sua boca, guarda a sua alma.
Salve Maria Puríssima
_____________________________________
Fontes:
[1] Suma Teológica - Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo. Autor: Padre Tomaz Pègues, O.P.
Virgem Maria, dai-nos a graça do santo silêncio.
ResponderExcluirSalve Maria Imaculada!
Amém! =)
ExcluirSalve Maria Santíssima
ResponderExcluirDai nos força e coragem para segui-la fielmente
ResponderExcluir