Pesquisar

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A virtude do Silêncio

"A modéstia é uma virtude anexa à temperança, e diz respeito a todas as ações exteriores, e – mais especificamente – a maneira e o recato na hora de se vestir". (Santo Tomás de Aquino).[1]

Hoje vamos falar de uma virtude de Nossa Senhora: O Silêncio!



Quando falamos em modéstia, muitas pessoas pensam ser somente no vestir, pois não é. A modéstia engloba vários fatores, sendo uma delas o silêncio. Devemos ser modestas no vestir e também nas atitudes. Nossa Senhora sempre foi silenciosa e vários Santos pregaram o silêncio [temperança] como uma virtude. O silêncio é uma grande virtude, pois nos ajuda a sermos almas de oração, e todas as almas de oração gostam muito e presam pelo silêncio. Os santos foram silenciosos, mesmo os que não foram solitários. O silêncio te ajuda a orar melhor e não pecar pela língua, vejamos:

ORAR MELHOR
São Bernardo diz que "O silêncio e a calma forçam, de certo modo, a alma a pensar em Deus e nos bens eternos".

Todas as almas de oração amam o silêncio, o qual se chama guarda da inocência, defesa contra as tentações e fonte da oração; porque, no silêncio, conserva-se a devoção, e nele povoam o nosso espírito os bons pensamentos, O monge Teodósio guardou o silêncio durante trinta e cinco anos.

EVITAR O PECADO
O pecado pela língua é terrível, depois do pecado da carne, este deve ser o pecado que mais leva almas ao inferno, pois não somos humildes nas nossas atitudes diárias.


Vejamos nas Escrituras falam sobre o pecado da língua:

"A língua de uma mulher ciumenta é um chicote que atinge todos os homens". (Eclesiástico 26, 9)



"Duas coisas me parecem difíceis e perigosas: dificilmente evitará erros o que negocia, e o taberneiro não escapará ao pecado da língua". (Eclesiástico 26, 28)

"A língua mendaz odeia aqueles que ela atinge, a boca enganosa conduz à ruína." (Provérbios 26,28).

"Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue à crítica, porque até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte". (Sabedoria 1,11).

"A honra e a consideração acompanham a linguagem do sábio, mas a língua do imprudente é a sua própria ruína". (Eclesiástico 5,15).


Entre vários outros versículos da Bíblia condena o perigo do pecado da língua.

A Irmã Faustina dizia: "Uma alma jamais chegará a santidade se não controla sua língua."

Muitas vezes pecamos até mesmo sem saber, seja numa discussão ou até aquela conversa com a vizinha. rs! Não nos damos conta que se comentarmos certos assuntos com alguém, ou seja, a famosa "fofoca" já estamos pecando contra o próximo, evitai intensamente essas, pois falso testemunho é pecado mortal.
Escutar alguém fazendo a "fofoca" também é pecado, pois você somente está contribuindo para o falso testemunho se propagar, o mais certo é corrigir a pessoa com caridade, mas sem faltar a verdade.

Outro pecado da língua são as discussões: vamos falar sobre as discussões com os pais. Este é um pecado as vezes complicado de se evitar, pois principalmente quando queremos viver a modéstia, as pessoas que pensamos que poderiam nos apoiar são as que mais questionam ou condenam, sim, as condenações às vezes parte por meio dos pais e devemos ter paciência com eles, e guardar tudo no coração, porque a recompensa será grande, façamos igual a Maria que é a Rainha do Silêncio e guardava tudo no coração:

"Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração". (Lc 2,19).

Precisamos além da modéstia no vestuário, imitar Nossa Senhora no silêncio e na obediência. Maria foi obediente a Deus até o fim de sua vida e Jesus foi obediente a Maria toda sua vida terrestre também.
Segundo Santo Inácio de Loyola, para conhecer se o fervor reina em um convento, basta ver se nele observa-se o silêncio. Santo Efrem dava este aviso aos seus religiosos: Falai muito com Deus, e pouco com os homens. — O mesmo dizia Sta. Maria Madalena de Pazzi: Uma verdadeira serva de Jesus Cristo suporta tudo, trabalha muito e fala pouco. Santa Francisca Romana, um dia, recebeu uma bofetada do seu anjo da guarda, por ter tolerado duas senhoras falassem, em sua presença, sobre vaidades do mundo.

São Bernardo: Antes que as palavras cheguem à língua, passem duas vezes pela lima do exame, afim de que se cale o que não convém falar — Isto explicava São Francisco de Sales em outros termos, dizendo que, para falar sem defeito, seria preciso que cada um tivesse a boca fechada com botões; de modo que, devendo abri-la para falar, pensasse bem naquilo que haveria de dizer.

Por isso moças, evitai momentos que possam vir a pecar pela língua, seja em alguma briga ou em alguma conversa que não lhes desrespeitem.

Sejamos sensatas e cuidemos não somente nas vestes modestas e sim nas nossas atitudes que definem uma mulher virtuosa e modesta, pois assim diz a Bília sobre a mulher sensata:


"Ouve em silêncio, e tua modéstia provocará a benevolência". (Eclesiástico 32, 9)



"Abre a boca com sabedoria, amáveis instruções surgem de sua língua". (Provérbios 31,26)

"Quem vigia sua boca e sua língua preserva sua vida da angústia". (Provérbios 21,23)

"Não te afastes da mulher sensata e virtuosa que te foi concedida no temor do Senhor; pois a graça de sua modéstia vale mais do que o ouro". (Eclesiástico 7,21)




Lembre-se:

Quem guarda a sua boca, guarda a sua alma.

Salve Maria Puríssima

_____________________________________
Fontes:
[1] Suma Teológica - Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo. Autor: Padre Tomaz Pègues, O.P.

4 comentários:

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página