Pesquisar

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Calça faz parte da "cultura" da nossa época por isso posso usar?

Alguns meios ditos "católicos" afirmam que a calça Jeans usada por mulheres é totalmente aceitável por fazer parte de nossa cultura. E que a modéstia varia conforme a cultura da época. Eles sabem perfeitamente que a alguns anos atrás, cardeais, papas, bispos condenaram veemente a imodéstia e condenaram o uso de calças por mulheres. E afirmam que naquela época era condenado por conta do movimento feminista, e que a mentalidade de rebeldia estava na mente destas mulheres. Por isso era condenado, o que não se vê hoje em dia, fazendo-se assim a peça totalmente lícita, "feminina" e aconselhável.

Isso está totalmente errado. É fácil prever que se não houverem freios reais em nossos tempos e retornos reais à verdadeira modéstia a "cultura" vai se tornando cada vez pior. Acompanhe o artigo abaixo:

Quando as mulheres começaram a usar calças?


Começo com uma pergunta: Pode algo que foi condenado no passado, ser completamente lícito e ter crescido na base da desobediência de algumas pessoas a alguns anos atrás? Caros leitores, se realmente aquela época era errado, e se as moças tivessem obedecido à Igreja, hoje a moda não teria crescido e hoje as mulheres ainda usariam saias e vestidos. 

Sempre por milênios foi costume as mulheres usarem saias e vestidos. O Uso de calça pelas mulheres não iniciou somente com o movimento feminista, que teve boa parte de influência. Feministas saíam às ruas para gritarem por "direitos iguais" usando calças. Esse era um dos motivos de São Padre Pio de Pietrelcina ter condenado o uso de calças pelas mulheres católicas. Mas não foi o único motivo. Alguns alegam que era apenas por isso e por conta da rebeldia das feministas, porém não foi. Calças, sempre foram roupas de homens, e não é adequado para uma mulher católica utilizar vestimentas que são apenas masculinas. O traje de homens e mulheres devem ser diferentes. Lembro que as nossas "avós" que viveram nessa época contam que usar uma calça era um escândalo, simplesmente por que estava se vestindo como homem. E isso é um fato inegável. Não tem como uma pessoa daquela época julgar uma calça como sendo do vestuário feminino, simplesmente por que isso nunca existiu. Quem alega tal insanidade, não entende absolutamente nada da cultura da época, não entende nada sobre a decadência de nossa sociedade. 

O primeiro contato da moda feminina com a calça, foi quando o designer Paul Poiret, criou em 1909 um modelo mais leve e largo de calças para mulheres, que na verdade era uma pantalona da primeira temporada parisiense dos Ballets Russes.[2] Veja no modelo abaixo:


Mesmo depois da criação [lamentável] de Paul, um uma época que o traje feminino era marcado pelas grandes saias rodadas e os longos vestidos luxuosos, a calça ganhou mais espaço e isso ocorreu graças a 2ª Guerra Mundial, em 1914, onde os homens precisaram ir aos campos de batalha e deixaram as mulheres responsáveis pela casa e pelo trabalho. Com essa necessidade as mulheres também precisavam de uma roupa confortável, uma vez que os longos vestidos e saias não eram uma boa opção para o trabalho. A estilista Coco Chanel foi uma das primeiras a usar a calça. Com um modelo largo, solto no corpo e modelagem confortável, Chanel deu início para a popularização das calças "femininas". [2] Veja na imagem:


Reparem que até então, as primeiras calças que surgiram, eram folgadas e não eram coladas ao corpo. O que os relativistas "católicos" hoje chamam de "modestas". Elas eram [e ainda são] completamente masculinas. Agora vamos ligar os fatos [até agora não citamos nada de cristãos, apenas modas mundanas que foram criadas em vista de mudar o pensamento conservador da época]. São Padre Pio de Pietrelcina foi ordenado sacerdote 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento. Portanto, ele acompanhou perfeitamente esta mudança, e por isso o santo condenou totalmente essa moda da época, ele não se adaptou à "cultura" da época, antes condenou, e teve realmente bons motivos para isso. Não tem como uma peça em determinada época ser considerada exclusivamente "masculina" e causar escândalo, e só por que todas usam de repente se torna totalmente aceitável. Isso não tem o mínimo de lógica nem cabimento. 

Com o fim do período de Guerra, as mulheres estavam buscando novidades para o modo de vida e logo foram se espelhar no estilo de grandes atrizes dos filmes da época. Vejam bem, eu disse atrizes, não disse santos, nem cristãos. Uma moda espelhada na mídia, nas atrizes, é o mesmo que eu me espelhar hoje na novela Salve Jorge buscando novidades na moda. 

Como podemos bem ver, a indecência, a vontade mostrar o corpo vem cada vez ganhando mais espaço desde o surgimento da calça. Tanto é que primeiro surgiram calças folgadas, que não revelaram o corpo. Na época do Cardeal Siri e de São Pe. Pio, o que era condenado eram calças folgadas, o que pensariam da calça jeans hoje que são completamente justas ao corpo? É muito óbvio que nenhum deles iria aprovar e dizer que a verdade muda com o passar do tempo e conforme a evolução da moda. 

Dizer que a um tempo atrás, calça era roupa de homem, e hoje não é mais, é relativismo. Estas pessoas querem a todo custo seguir a moda, conforme ela é, sem se preocupar se ela agrada ou não agrada a Deus. A Calça foi quando surgiu, é e continuará sempre sendo roupa de homem. 

Afinal o que é cultura? Devemos sempre aderir a cultura? 


Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade". [1] Nem toda cultura de determinados povos é totalmente aceitável pelos cristãos. Por exemplo, os jesuítas não se contentaram com a ausência de vestes dos índios, embora os índios estivessem habituados a isso. Eles mudaram a maneira de vestir dos indígenas, como diz o Padre Daniel nesse sermão sobre modéstia. Ora, se a sociedade deve necessariamente aderir a qualquer cultura, não importando quais são as vestes, e que a modéstia depende da cultura e dos povos, por que motivo os jesuítas fizeram questão de vestir os índios? Alguns poderiam alegar que as vestes deles não causavam escândalo por estarem habituados, mas não foi isso que os jesuítas fizeram. 

Nem toda cultura deve necessariamente ser aderida pelos cristãos como boa e pura somente por ser costume da época. Nossa sociedade é decadente e neo-pagã. Todos sabem que está decadente e que cada vez mais os valores morais cristãos estão sendo colocados embaixo do tapete. Por que motivo ela seria tão má e ao mesmo tempo devemos aderir a esta "cultura" da moda? Dou outro exemplo, é cultura do brasil o carnaval com mulheres nuas encima de carros alegóricos, dançando com tapa sexo na frente da sua TV. Seguindo a mesma lógica relativista de pseudo-católicos, já que todos estão habituados não tem problema algum, já que é a cultura brasileira vamos todos aderir a ela, e sair dançando em palcos alegóricos mostrando os peitos pintados de verde amarelo. Senhor relativista, se você defende tanto a cultura de uma sociedade decadente, por que não defende esta mesma cultura quando ela mostra sua face?

Há mais ou menos 50 anos, a grande maioria dos sacerdotes não usam mais a batina, podemos dizer que é cultura? Se nenhum sacerdote usar mais a batina, é correto já que o que vale é o que todos estão fazendo? Para quem não está habituado com o mundano, vemos que as vestes que as mulheres usam hoje, tornou-se cultural porque foi-se aceitando a decadência moral da sociedade. E ainda que as modas indecentes não conduzissem ao pecado contra o sexto mandamento, o cristão não deve se contentar com os padrões de uma sociedade decadente, corrompida e neo-pagã. Não estou dizendo que nunca pode-se aderir a cultura e a épocas. Nós católicos podemos levar em conta a cultura dos povos, contando que não seja uma moda indecente e prejudique as pessoas na indecência, desconsiderando os valores cristãos. Por exemplo, no que diz São Francisco de Sales em Filotéia:

"No tocante à matéria e à forma dos vestidos, a decência só se pode determinar com relação às circunstâncias do tempo, da época, dos estados ou vocações, da sociedade em que se vive e das ocasiões. É uso geral vestir-se melhor nos dias de festa, à proporção de sua solenidade, ao passo que no tempo da penitência, como na Quaresma, se escusa muita coisa. Os dias de casamento e os de luto têm igualmente grande diferença e regras peculiares. Achando-se na corte de um príncipe, o vestuário terá mais dignidade e esplendor do que quando se está em casa. Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso". 

Ou seja podemos aderir à moda da época, ou dos costumes, mas quando eles não são indecentes, e não prejudicam a moral e bons costumes. Assim o venerável Pio XII afirma o que acabei de dizer:

"As vestes devem ser avaliadas não segundo a estimação de uma sociedade em decadência, mas segundo as aspirações de uma sociedade que preza pela dignidade e pela seriedade dos costumes.” 

E ainda:

"Sempre há uma norma absoluta a ser preservada, não importa quão amplos e mutáveis possam ser os costumes morais de então." (Papa Pio XII, 8 de novembro de 1957). 

A Moda de hoje é o Shorts Jeans


Não felizes em fazer as mulheres usarem calças iguais aos homens, não felizes em mais tarde ajustar estas calças, quanto mais coladas melhores, agora a moda lançada é o shorts jeans. Algo totalmente aceitável não? Caros amigos, se você defende a moda da época, terá que aceitar isso como "modesto", já que se todos usam torna-se automaticamente "usável". Infelizmente este é o pensamento de muitos percebem? Aderem a pensamentos de uma sociedade decadente que despreza os valores morais. Se hoje os shorts curtos são considerados indecentes, sempre serão. É falso que a indecência tá tão normal que não provoca mais escândalo, há uma norma moral que sempre deve ser levada em conta, e um limite que é sempre os joelhos e os ombros que devem ser sempre cobertos. Se aderirmos ao relativismo que "dependendo da época" posso mostrar, já que "todos mostram", não vai demorar para eles defenderem o shorts jeans, ou calcinha e sutiã jeans nas ruas. Com o tempo as roupas estão se tornando cada vez mais imodestas. O mercado que vende e fabrica tais roupas fazem de tudo para mostrar mais o corpo da mulher, colocando enchimento para ter mais bumbum, para tornear as coxas por exemplo, e colocando decotes enormes e transparências. Algo que era totalmente indecente usado por prostitutas no passado, estão sendo usadas hoje por pessoas nas ruas. Essa é a "cultura" que você defende? Pois se decência da roupa depende da época, não demorará muito para ver certos apostolados fazendo propaganda delas. Talves daqui a uns 2 ou 3 anos.

Fontes:
1 - (LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006)
2 - A história das calças femininas

8 comentários:

  1. Cara Walkiria Salve Maria

    Não negamos a "cultura" da Igreja Católica. Pois ela NÃO TEM cultura, mas tem a Santa Tradição. Os costumes morais da Igreja nunca foram mudados, e nem poderiam, a moral e bons costumes são válidos sempre. O que é pecado ontem, é hoje e será amanhã. Eis por que a sociedade sempre atira pedras na Santa Igreja, mandando ela se "adaptar" ao mundo moderno e a Igreja responde com um belo e poderoso NAO.

    A Moral Católica é a mesma, ontem hoje e sempre, assim como nosso Senhor Jesus Cristo o é. A Igreja é a que mais defende e defendeu as mulheres, e nem por isso apoiou o feminismo, não sou feminista, NÃO devo nada ao feminismo que ajudou a sociedade estar do jeito que está, falida, morta e suja com os pecados e imundices que carrega. Sou mulher e as feministas NÃO me representam.

    Posso escrever sim trabalhar, usar o computador, simplesmente por que modernismo não é o mesmo que modernidade. A Modernidade nos proporciona meios mais fáceis para obter informações ou para realizar determinada tarefa que demorariamos mais. O Modernismo é o oposto da Igreja Católica querendo que ela mude a todo custo. Há uma enorme diferença nos termos. A Igreja Católica nunca fez documento nenhum obrigando os pais escolherem maridos para as filhas, não existe e NUNCA existiu tal coisa na Igreja. Portanto esta afirmaçao e´falsa e mentirosa.

    Praia é algo totalmente lícito, contanto que se observe os bons costumes. coisa que hoje não é observado, portanto uma boa moça católica não tem o que fazer por lá.

    Não devemos nada ao feminismo. Somos mulheres FEMININAS e não feministas. Que querem igualdade de gênero enquanto apoiam aborto, e direito de matar seus filhos no ventre.

    O Feminismo é o pior inimigo das mulheres. Não sou feminista e não creio nos ideais feministas. Não creio no feminismo por que Deus fez homem e mulher, e os fez diferentes. A Mulher não é e nunca será igual o homem e vice versa. Se fosse para serem iguais Deus teria criado apenas a mulher, ou apenas o homem, mas não. Ele criou ambos, por que cada um tem suas particularidades. A Mulher tem sim que cuidar da casa (as feministas piram!), e dos filhos em primeiro lugar. E se ela trabalhar isso tem que ficar em segundo plano. E Jamais em hipótese alguma sou a favor dela trabalhar e abandonar os filhos com babás e outras pessoas. Os filhos hoje em dia chamam a babá de mãe, e se criam sendo educados por "coleguinhas" de escola. Depois se tornam pervertidos, por conta do abandono da mãe no lar. Um lar sem a mãe, é vazio, não é lar, é triste, escuro. A Mulher tem que cuidar dos filhos, por que ela é MÃE, e é seu dever zelar primeiramente por eles. Só depois desse dever cumprido e se o marido necessita ajuda, ai sim ela pode trabalhar fora.

    #Conservadora sim! Enojo e detesto o movimento feminista, elas não me representam!

    Não sei se você considera-se católica. Se sim, pesquise mais a respeito do tema, pois se você diz que o que importa é o coraçao, então ignora completamente o catecismo da Igreja que trata de modéstia de uma forma clara. E ignora as palavras de São Paulo na biblia, ignora os santos, ou seja se considera-se católica é uma "catolica fantasma" só de boca pra fora. Sugiro que leia o que nossa Senhora disse sobre pudor e modéstia em fátima aos pastorinhos em 1917. Algo bem diferente de "o que importa é o interior." Te garanto!

    Se nao se considera Católica, peço que limite-se a defender a religião quer professa, sem querer alterar os bons costumes das outras. Isso se chama livre arbítrio. Ninguém e nenhuma pessoa é obrigada a aderir a moral. É de escolha pessoal, Deus nos dá o direito de aceitá-lo ou negá-lo, mas temos que estar cientes de que pagaremos o preço pela escolha que fizermos. Deus te abençoe.

    Salve Maria Puríssima.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado Diane! Mto obrigada pelo post! as feministas tbm nao me representam e jamais representarão as moças verdadeiramente católicas que praticam na sua vida a moral catolica e os bons costumes, não se incomode com feministas ou apoiantes delas! Avante com a vontade de Deus e tudo o que é do Seu agrado, amen!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Maria!

    Deus te abençoe. Salve Maria.

    ResponderExcluir
  4. Sou absolutamente a favor do post, a mulher "moderna" está como Eva,destruindo a sociedade,achando que pode fazer tudo como o homem.Deixa seus filhos aos cuidados de outros, a margem de muitos perigos,onde crianças são criadas pela rua, ou mesmo por traficantes,e pedófilos, pq não teêm mais uma familia, A TRADICIONAL FAMILIA QUE TANTOS CRITICAM!!!!Mais uma vez a mulher detona a sociedade,bebendo,fumando pra driblar a depressão por ser cobrada o tempo todo, ela deve estar magra, maquiada, na moda, ser sexy,mãe amiga, profissional exemplar, academia , plastica etc..., depois perguntam pq a depressão é o mal do século,kkk, apoio o blog, SOU CRISTÃ CATÓLICA, AVANTE MENINAS!- "POR FIM O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ!" N.S.FÁTIMA 1917

    ResponderExcluir
  5. Já entrei em uma discussão em que meu interlocutor usou o argumento de que Santa Gianna Beretta Molla usava calças. E sei também que a Beata Chiara Badano também usava. O que responder nesse caso?

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria Sam! Sobre isto temos outro artigo, aconselho a leitura:


    http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2013/09/beata-chiara-luce-e-santa-gianna.html

    ResponderExcluir
  7. A indumentária masculina nem sempre foi calças. Jesus e os orientais usavam túnicas compridas iguais ou parecidas co mas batinas e não calças. Seria melhor afirmar que em toda cultura sempre o traje masculino diferenciava do feminino mesmo quando não era calças.

    ResponderExcluir
  8. Daiane e Maria totalmente apoiadas, onde já se viu isto? Só porque as mulheres usam calça hoje em dia elas não têm modéstia? Quem não tem modéstia, são pessoas que não enxergam o verdadeiro sentido de ser católico: acreditar Nele, e fazer por Ele. #Ficadica

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página