Pesquisar

sexta-feira, 24 de maio de 2013

G.K. Chesterton e o Uso de saias pelas Mulheres

Por Chesterton


E, visto que estamos falando, principalmente de tipos e símbolos, talvez a melhor incorporação da ideia possa encontrar-se no simples fato da mulher trajar saias. É bastante típico do plagiato hidrófobo que hoje e em toda parte passa por emancipação que uma mulher "avançada" revindique o direito de usar calças - um direito quase tão grotesco quanto o de usar um nariz postiço. Não sei se o fato de vestir uma saia em cada perna faz com que a liberdade da mulher dê um salto; talvez as mulheres turcas possam dar-nos alguma informação a respeito. Mas se a mulher ocidental anda por aí arrastando consigo as cortinas do harém, é certo que a tecida mansão foi concebida como um palácio ambulante, não como uma prisão ambulante. Não há dúvida de que a saia expressa a dignidade da mulher, não sua submissão; e isso pode ser provado com uma simples demonstração. Nenhum legislador vestiria propositalmente os grilhões de um escravo; nenhum juiz apareceria coberto de broad arrows. Mas quando um homem quer parecer imponente e majestoso como um juiz, um sacerdote ou um rei, eis que traja saias, as vestes longas e talares da dignidade feminina. Ora o mundo inteiro está sob o governo das anáguas, pois até os homens as vestem quando querem governar.

G.K. CHESTERTON - O que há de errado com o Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página