Pesquisar

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Papa São Nicolau I apoiou o Uso de Calças pelas Mulheres?

É muito comum em alguns meios 'católicos' deturparem os escritos dos Santos, dos papas. Eles fazem com os escritos dos santos o que os protestantes fazem com a bíblia. Tiram do contexto, e usam a seu favor, como vou provar neste artigo. Vejo muitos católicos mornos e que se recusam a fazer algo a mais por Deus, citarem, fora do contexto, esse pequeno trecho - recortado - do Papa São Nicolau I, em favor do uso de calças pelas mulheres. Vejamos o texto recortado:

"O fato de você ou sua esposa vestir ou não calças não impede sua salvação nem leva a qualquer aumento de sua virtude". (Papa São Nicolau I, Carta ao Rei Bóris I da Bulgária, em 13 de dezembro de 866; PL, CXIX, 1002)

Que tipo de 'calças' o papa se referia? Será que era uma legging colada ao corpo? Ou uma calça Jeans "feminina" de hoje em dia que delineia as regiões genitais e glúteos? Não caro leitor, nem uma nem outra. O papa referia-se a Femoralia.

A femoralia era uma peça de roupa amarrada às pernas e não colante. Era tão folgada que pareciam saias. Essa frase que os desonestos recortam e postam fora do contexto foi dita para os búlgaros recém-cristianizados, isso não se aplicava aos cristãos. Sugiro a leitura do texto na íntegra abaixo:

“Consideramos ser irrelevante o que você perguntou sobre femoralia; pois não desejamos que o estilo exterior da sua roupa seja mudado, mas sim o comportamento do homem interior, nem queremos saber o que estão vestindo exceto Cristo – entretanto, muitos foram batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo [Gal 3, 27] – mas sim como vocês estão progredindo na fé e nas boas obras. Porém, o que perguntou preocupado com esses assuntos em sua simplicidade, isto é, por temer de que isto se tornasse um pecado, por divergir dos costumes de outros Cristãos, e a fim de que não tirássemos nada do seu desejo, nós declaramos que nos nossos livros, calças [femoralia] são ordenadas para ser feitas, não para que as mulheres possam usá-las, mas que os homens possam. Mas agora, assim como você passou do velho para o novo homem [Cf. Ef 4, 22-24; Col 3, 9-10] você passou do seu costume para os nossos em todas as coisas; portanto faça como desejar. O fato de você ou sua esposa vestir ou não calças (femoralia) não impede sua salvação nem leva a qualquer aumento de sua virtude. Claro, porque nós temos dito que calças são ordenadas a serem feitas, deve-se observar que vestimos calças espiritualmente, quando nós coibimos a concupiscência da carne através da abstinência; porque esses locais são limitados pelas calças em que os lugares da luxúria são conhecidos por ser. É por isso que os primeiros seres humanos, quando sentiram movimentos ilícitos em seus membros após o pecado, correram para as folhas de uma figueira e teceram tangas para si [Cf. Gn 3,7]. Mas estas são calças espirituais, que vocês ainda não poderiam suportar, e, se eu pudesse falar com o Apóstolo, vocês ainda não são capazes; pois vocês ainda são carnais. [I Cor 3, 2]. E assim temos dito algumas coisas sobre este assunto, embora, com o dom de Deus, nós poderíamos dizer muito mais.” (Papa São Nicolau I, Carta ao Rei Bóris I da Bulgária, em 13 de dezembro de 866; PL, CXIX, 1002). [1]

Você pode ler a carta toda em inglês e em Latim no link: São Nicolau I.

Há toda uma contextualização que precisa ser feita: 



Primeiro: os búlgaros haviam acabado de se converter ao catolicismo. O Rei deles, Boris, escreveu ao Papa São Nicolau I pedindo-lhe conselhos espirituais e temporais. O Papa lhe responde com muito zelo e cuidado. Nestas cartas os búlgaros perguntam sobre várias coisas: vida conjugal, determinados costumes que tinham etc., e, entre os assuntos, o búlgaro pergunta sobre a “femoralia”. O Papa, vendo que tinham inúmeros problemas a tratar, diz que nos países cristãos os livros apontam as calças como peças masculinas; mas, sendo eles de outros costumes, deveriam encarar a “calça” num sentido espiritual, ou seja, que o homem e a mulher devam estar revestidos com roupas dignas (e, ele não diz, mas fica implícito: próprias para cada um). No caso, a femoralia era usada com uma túnica bem comprida, que chegava até depois da canela para as mulheres; os homens usavam calças, sem túnica, mas com uma camisa. Então, eram trajes diferenciados e por isso o papa diz “calças” espirituais.

Portanto a Femoralia, não pode ser comparada às calças indecentes feitas hoje em dia. A Femoralia como mostrei, e pode-se ver na imagem, eram tão folgadas que pareciam uma saia, e para trajes femininos eram adicionado uma túnica por cima que iam até a canela. Olhem só o tamanho da diferença comparada com as calças de hoje em dia, que são completamente colantes e deixam a mostra as regiões genitais das mulheres e os glúteos. Sem contar que não há - como havia com a femoralia - uma distinção nos trajes masculinos e femininos. É muita desonestidade querer comparar uma calça como aquela com as de hoje em dia, muito mais desonestidade é usar uma frase de um papa fora do contexto para isso. 

 Eu tenho certeza que se o Papa São Nicolau I visse hoje como são as “descendentes” da tal femoralia com certeza ele teria abominado o que viria pela frente.

São Padre Pio de Pietrelcina morreu em 1968 e era contra o uso de calças 'femininas'



Clique na Imagem para ampliar
Essas pessoas que deturbam os escritos dos santos, não raciocinam direito antes de fazer isso, ao menos os apostolados modernistas deviam combinar melhor suas lorotas, sendo que cada um fala uma coisa, e no final tudo o que ensinam fica sem sentido algum. Vejam bem, São Pe. Pio de Pietrelcina, o qual eu já citei diversos artigos neste blog, foi um santo que era radicalmente contra o uso de calças pelas mulheres, chegou certa vez a mandar uma senhora vendedora de calças queimar todo o estoque que tinha, sem o qual não receberia a absolvição dos pecados em confissão. [2] Isso sem contar as inúmeras vezes em que expulsou do confessionário, nem quis atendê-las se estivessem trajando calças ou com saias curtas. [3] Agora vamos pensar, ele foi ordenado sacerdote 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento, e morreu em 1968, portanto ele acompanhou perfeitamente esta mudança no vestuário feminino, acompanhou as feministas indo às ruas usando calças e gritando por direitos iguais. Enfim, o que a "pastoral da calça" diz é que o santo falou isso para a época em que vivia. Só gostaria de entender, como eles tem a ousadia e a desonestidade de citar como correto um santo em 1968 recusar por completo qualquer tipo de calças, e ao mesmo tempo citar uma frase de um a papa a favor da mesma peça no ano de 866? Onde fica a lógica destas pessoas? Pois eu digo, isso se chama desonestidade, pessoas que falseiam a verdade, mudam os fatos, e não levam em consideração a época, tudo para satisfação de seus interesses pessoais, tal qual fazem os pastores protestantes com a bíblia para continuarem onde estão: no erro. A mentira nunca ganha nenhuma batalha. Como dizem as sagradas escrituras: "O diabo é o pai da mentira." 


“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” 

(João 8,44)


Fontes:
(1) Patrologia Latina CXIX, 1002
(2) Anne McGinn Cillis, Arrivederci, Padre Pio, A Spiritual Daughter Remembers.
(3) Dorothy Gaudiose, Prophet of the People, pp. 191-2.

5 comentários:

  1. Eu estava lendo uma coisa que você postou no face,que me fez refletir.Vou para a JMJ e fiquei apreensiva durante semanas pensando,como irei guardar a modéstia ali,no Rio, no meio de tanta gente.É complicado,andar,caminhar na multidão usando saias longas.Já consegui trocar todo o meu guarda-roupa por roupas comportadas e modestas,mas achei que naquela bagunça,usar umas jeans não fariam mal.Contudo,li o que você postou e fiquei muito alegre com aquilo, e agradeço a você,pela ajuda que têm dado a tantas garotas da Igreja.Obrigada.
    Bjos,Camila

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila! Salve Maria!

    Olha, uma saia creio que é até mais confortável do que calças. Calças apertam, e quando vestia nao via a hora de chegar em casa para tirar e colocar uma roupa mais solta nao é mesmo?? Ao menos eu sempre me sentia assim na época que usava-as.

    Se vc não quiser usar saias longas, pode usar uma saia MIDI, que seja abaixo dos joelhos já tá bom, pode usar com alguns tipos de tenis, aqueles tipos sapatilhas que são mais delicados e pequenos, eles ficam femininos e são confortáveis.

    Vale a pena pode apostar! Confie em nossa Senhora que tudo vai dar certo. Salve Maria.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os artigos deste blog! É impressionante como as pessoas fogem da "porta estreita ". Quando eu usava calças (sempre jeans), sempre observava que os homens baixavam o olhar rapidamente para as.regiões genitais. Eu não entendia o por que. Nós as vezes somos cegas quanto a isso. Mas uma vez me senti mal, senti como se eu estivesse sendo instrumento de erro que atrapalhava meus irmãos nos momentos de oração, talvez por a calça estar muito colada.
    Eu criticava as evangélicas que usam saia direto, pois eu pensava que a calça fosse mais decente por "cobrir" até perto dos pés.
    Vocês são uma bênção por abrir nossos olhos! Calças na verdade mostram tudo aquilo que deve ser guardado para o nosso esposo. Calças nos deixa masculinas e vulgar.
    Peço a Deus a graça de que muito mais mulheres abram os olhos e aceitem o desafio da porta estreita, pois é preciso paciência, e uma boa costureira. Kkkk
    Abraço e Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maisa!! :D

      Demora um certo tempo até entendermos o problema da calça. Vc já leu a notificação do cardeal Siri? Ali ele diz que a imodéstia é o de menos, o problema maior é a mudança da psicologia feminina, é o que vemos na nossa sociedade hoje. O Padre que me orienta disse que isso é o que mais demora as mulheres entenderem até conseguirem mudar o guarda roupas realmente e abolir o uso de calças. Se nao leu, procure depois a notificação, está na aba documentos da Igreja sobre modéstia.

      Salve Maria.

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página