Pesquisar

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

De Biquini no Facebook!

Faço questão de começar este artigo com uma Santinha Linda demais! Santa Maria Goretti, Mártir da pureza, que nos deixou um exemplo tão lindo. Eis ao lado esquerdo uma foto tirada do Filme: "Santa Maria Goretti. Nasceu em 1890, em Coriolano, Itália. Sua breve existência foi iluminada pela amizade com Jesus e por um terno amor a Nossa Senhora. Após ter sido ferida mortalmente em uma tentativa de violência sexual, teve uma visão profunda do sentido da vida e da eternidade e perdoou seu agressor: “Eu o perdôo, por amor a Jesus, e o quero no Paraíso”. Isso deixa transparecer uma intensa vida de fé, esperança e amor como resposta à obra do Espírito, que fez dela uma obra-prima. Faleceu em 1902, aos 11 anos, na cidade de Netuno, Itália. Em 1950, foi declarada santa por Pio XII. Por ter conseguido preservar sua virgindade até a morte, ela é considerada um modelo de pureza e doçura entre os adolescentes e jovens de hoje. Modesta sempre, e com um profundo amor por Nosso Senhor, ela nos deixou um belo exemplo de pureza e santidade.

Teria tantas outras Santas para citar, mas fiz questão de começar com uma que valorizou tanto a pureza, que preferiu morrer do que manchar a alma. 

Agora você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com o título do artigo! Pois é, eu fiz questão de colocar esse título para você ler até o final! Quando vemos algo realmente puro, conseguimos reconhecer o que está errado com o mundo, e a impureza toda que existe nele, reconhecendo conseguimos também nos aproximar de Deus e tentar corrigir o que estamos fazendo de errado em nossa vida, para isso servem os santos para serem imitados, para que roguem por nós do céu e nos ajudem nesta caminhada. 

Amo muito ler a respeito da vida dos santos, ver como viviam e os exemplos que nos deixaram. E refletindo a respeito da pureza me deparei com uma triste realidade de hoje: A Imodéstia que vemos nas redes sociais, tantos nos meios pagãos, e (mais triste ainda por dizer isso), mas no meio dito Católico também. 

Muitas pessoas postam fotos de biquini em seu facebook, e pior que isso eu já vi irem à praia, tirarem fotos de maiô, e postar em blogs e páginas como sendo uma "roupa modesta" e exemplo para os outros. Gente, hoje eu quero levá-los a uma reflexão a respeito desse grande erro, que é a vaidade e a imodéstia, que geralmente estão relacionadas. 

Como eram as praias antigamente? 




Para quem se espanta com roupas normais na praia, aviso que antigamente era muito diferente de hoje. A legenda desta imagem diz "Praia de Atlantic city 1890":

Em 1917, Nossa Senhora de Fátima alertou aos pastorinhos que viriam modas que muito ofenderiam a Nosso Senhor. Pois foi o que aconteceu. Alguns anos depois disso, vieram os maiôs que foram um escândalo para a época. Tanto que os primeiros que surgiram tiveram que contratar uma streaper para desfilar nas passarelas, pois nenhuma modelo quis usar tal peça. Que "inveja" de quem viveu nesta época e viu que a moral ainda existia na sociedade, pois hoje em dia as pessoas usam peças muito piores nas praias. As primeiras roupas de banho que surgiram são consideradas modestas pelos católicos liberais e modernistas (e digo mais: as que elas usam hoje são peças muito mais atrevidas!). É a sociedade que está em decadência e infelizmente os filhos de Deus que se deixam levar pelo paganismo da nossa época. 

Quem diz que se usa biquíni por "causa do calor" não merece ser escutado(a), pois calor sempre existiu. Esse não é motivo para se vestir imodestamente. Usar biquíni é semelhante a usar calcinha e sutiã em público, ou seja, é simplesmente vergonhoso e totalmente desagradável a Deus! Dizemos o mesmo a respeito de maiôs, "tanquinis", que deixam a mostra completamente o corpo da mulher, nem preciso descrevê-los aqui para não fazer a imaginação dos homens voar longe. 

Bem, era como nesta imagem que as pessoas iam às praias antigamente. Vamos ver outra imagem? Veja esta outra abaixo: Praia - 1905.



Época em que a moral e os bons costumes ainda existiam na sociedade e as pessoas tinham bom senso que tirar a roupa em público desperta paixões desordenadas. Os olhos são os espelho da alma, se contemplamos o corpo de outra pessoa acabamos pecando, e a impureza entra em nossa alma. Nossa Senhora dizia aos pastorinhos em 1917 que: "Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne." Se muitos já iam para o inferno aquela época com tudo isso que vimos aqui, você pode imaginar quantos não são os condenados de nossa época, onde a sociedade está simplesmente às avessas? 

Praias são uma criação divina, é algo infinitamente bom. Ruim é o que fizeram dela. E nós que somos filhos de Deus temos que ter consciência de que tirar a roupa em público é errado e ficar semi nu em um local como este é indecente. Nos trará muitos prejuízos na vida espiritual. Pretendo citar alguns aqui:

Como falamos acima, os olhos são o espelho da alma, quando contemplamos algo que não é lícito desejar deixamos uma mancha na alma, assim diz São Gregório:

"Não é lícito contemplar ou extasiar-se com a vista daquilo que não é lícito desejar, pois, ainda que expulsemos os maus pensamentos que costumam seguir o olhar voluntário, deixam sempre uma mancha na alma".[1]

Isso todos nós podemos perceber se fizermos uma breve reflexão. Portanto é necessário guardar o olhar de cenas impuras, o que Santo Afonso de Ligório chama de Mortificação do olhar. Ele começa dizendo que: 

"Quase todas as paixões que se revoltam contra nosso espírito têm sua origem na liberdade desenfreada dos olhos, pois os olhares livres são os que despertam em nós, de ordinário, as inclinações desregradas".[1]


A bíblia assim ensina também[1]: 

“Fiz um contrato com meus olhos de não cogitar sequer em uma virgem”, diz Jó (Job 31, 1).


E Santo Agostinho[1]:

“Do olhar nasce o pensamento, e do pensamento a concupiscência.”



Você pode ler o artigo completo escrito por Santo Afonso Maria de Ligório no link colocado acima. O que isso significa? Simplesmente que devemos nos manter puros na alma, e para isso é preciso não contemplar imagens impuras (pessoas imodestas, com pouca roupa, olhar para uma pessoa do sexo oposto com segundas intenções etc). É certo que para os homens isso é muito mais difícil por sua natureza. Mas é também para as mulheres. Fiz questão de dizer tudo isso para que as pessoas compreendam a importância de obedecer os sacerdotes quando ensinam que devemos nos abster de ir a estes locais (praias e piscinas), onde as pessoas vão praticamente sem roupas, e sem nenhum pudor. Os sacerdotes doutos em teologia moral sempre ensinaram isso e é muito bom para nós que obedeçamos. Existe outra possibilidade porém difícil de ocorrer de fato: É frequentar uma praia em que seja mais deserta e não tenha muitas pessoas, em horários estratégicos por exemplo. Mas para isso é imprescindível se vestir de forma modesta, sem escândalos.  Não é sem razão que os padres dão esses conselhos. Para quem quiser aprofundar-se no assunto da "mortificação do olhar", aconselhamos fortemente esse artigo de Santo Afonso Maria de Ligório que foi citado, citamos novamente aqui o link para que você possa lê-lo por completo: Modéstia dos Olhos / Mortificação do Olhar

O Problema da Imodéstia e quando ela é vista como virtude


Uma reflexão para nossas seguidoras: Já consideramos e vimos a importância da modéstia, a importância também de não contemplar cenas impuras, imagens etc, ensinamento este de tantos santos da Igreja. Agora voltando "a nossa realidade" nos deparamos com algo que é difícil de conseguir seguir. Esta imodéstia está por todas as partes: televisão, internet (facebook, qualquer site), e inclusive dentro de sites ditos católicos (muitos deles!), onde as moças vão as praias, se vestem de forma indecentes e ainda postam fotos no facebook! Eu imagino como deve ser difícil para os homens que possuem redes sociais ter que se deparar com estas cenas, muitos deles que buscam uma vida de santidade e são tentados por algo que poderia ser muito bem evitado por nós (mulheres). Sobres estas imagens há muitos erros: 

1 - A imodéstia em si, é um erro grande e o principal deles;

2 - O erro em considerar virtude usar um "tankini" ou maiô, a ponto de tirar fotos para postar no facebook, blog etc;

3 - O erro (ou quem sabe posso chamar de desobediência ou ainda de grande "confiança em si mesmo") de frequentar ambientes onde as pessoas estão praticamente nuas, sem nenhum pudor e nenhuma vergonha. Considero excesso de confiança em si mesmo, porque não fazem nenhuma questão de evitar o "perigo" de pecar. Tanto pela roupa imodesta que usa quanto pelo ambiente e cenas que terá que contemplar; Principalmente homens;

4 - O quarto e último erro é tão primitivo que eu não sei como elas não se dão conta. Caro leitor, você percebe que a pessoa que tirou a foto na praia, estava de fato NA PRAIA / Piscina, mas a pessoa que está vendo a foto, está na internet? Em casa, e quem sabe até com seus maridos por perto? Pois é, esse é de fato um erro muito grande por parte das moças que fazem e considero que seja tão imprudente quanto pegar mulheres de biquini (qualquer modelo por aí), e postar em suas páginas. O que os falsos apostolados ensinam é que "a modéstia depende do ambiente, então se vamos a uma praia onde todos estão praticamente nus não tem problema usar pouca roupa porque todos estão vestidos assim". E no lugar do fio dental colocam um maiô com uns 2 cm a mais de tecido. O fato é que levando em consideração apenas este raciocínio vemos o quanto é ILÓGICO, pois ELAS / ELES estão de fato na praia, mas quem está vendo AS FOTOS está EM CASA e não na praia! E isso aumenta mais o pecado. Já pode considerar o fato de que o seu marido (irmão etc), já pôde ver a virilha, pernas acima dos joelhos daquela mulher que postou a foto em sua pagina ou perfil do facebook? Vêem a imprudência desse erro e o quanto prejudica as pessoas? Não só prejudica as pessoas pelo ato em si, mas também por incentiva-las e fazê-las achar normal tudo isso. 

Agora voltando a vida de nossas queridas Santinhas e comparando com a nossa realidade, pensem comigo: Você leitor, consegue imaginar Santa Maria Goretti com toda sua pureza vestir um tankini e ir para a praia? Não consegue não é mesmo? E olha que eu não citei uma consagrada (que seria um erro maior ainda), citei uma menina pura, de 11 anos de idade que poderia ser sua filha, sua irmã. Vemos que os santos conseguiram atingir tal santidade porque se preocupavam com estes pequenos detalhes tão ignorados pelos modernos de nossa época.

Ou então você consegue imaginar Santo Afonso de Ligório (que escreveu maravilhosos textos sobre a pureza, castidade e mortificação do olhar) te aconselhando a usar um tankini para ir a praia? Acho que não consegue, não é mesmo? Pois é ...

É impossível ser santo e seguir a sociedade decadente que vivemos hoje. 

Assim escrevi em um outro artigo: A Modéstia do futuro, que no passado vestir um maiô enorme que ia quase até os joelhos era considerado indecente, hoje elas consideram "modesto", no futuro o que usam hoje será ultrapassado e elas não terão problema nenhum em ver o "top less" ou "praia de nudismo" como modéstia, pois é isso que ocorre quando quer a todo custo seguir a sociedade e seus atos. 


"Para nos conservarmos castos, devemos evitar a ociosidade, os maus companheiros, as más leituras, a intemperança, o olhar para figuras indecentes, os espetáculos licenciosos, os bailes, as conversas e diversões perigosas, bem como todas as demais ocasiões de pecado.” 
(Catecismo de São Pio X, 430).

Salve Maria

Fontes

[1] Citações tiradas do livro: Escola da Perfeição Cristã. Santo Afonso Maria de Ligório (doutor da Igreja) compilação de textos do Santo Doutor pelo padre Saint-Omer, CSSR, tradução do padre José Lopes, CSSR, IV Edição, Editora Vozes, Petrópolis: 1955.

8 comentários:

  1. Oh, quão difícil é manter a pureza nos olhos, pois onde eu moro, até os manequins de loja são descaradamente indecentes.
    Queria eu morar pelo menos no interior, onde a imodéstia seria pelo menos menos visualizada...
    pois tenho um menino de 4 anos e uma menina de 1 ano. e infelizmente até de ir na esquina comprar algo no mercado, a visão é gritante.
    Virgem Maria, Salvem nossas crianças! Santa Maria Goretti, São Domingo de Sávio, interceda por nossos filhos para conservar a inocência e pureza de coração.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!
    Amar o próximo significa também protegê-lo para que não caia em pecado, nos vestirmos com modéstia é uma dessas maneiras, seja lá onde estivermos.

    ResponderExcluir
  3. Boa pesquisa!
    Que fazer quando em escolas que oferecem "a vivência aquática" a meninos e meninas desde a tenra idade que frequentam a piscina e amam brincar na piscina, usando trajes iguais de adultos( os pais querem que os filhos deles participem, usando maiôs e sungas? Que fazer quando se é funcionária e você é "solicitada" para trocar as roupas das crianças e acompanhá-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado Sinara! No meu caso iria arranjar uma bela confusão, pois iria até os diretores e diria que meus filhos não participarão disso, pediria dispensa ou na pior das hipóteses se não houvesse jeito, mandaria as crianças vestidas de forma decente e explicaria para elas que isso não é correto, é bom ensinar as crianças a moral desde pequenas. Quando se é funcionária é mais complicado porque se vc for querer impor sua opiniao poderá perder o emprego, aí vale a sua consciência, é necessário pensar se vale a pena continuar trabalhando onde está. Aconselho pedir auxílio de um bom sacerdote, ele saberá te guiar da forma correta. Salve Maria.

      Excluir
    2. "ou na pior das hipóteses se não houvesse jeito, mandaria as crianças vestidas de forma decente e explicaria para elas que isso não é correto, é bom ensinar as crianças a moral desde pequenas."

      Quais seriam essas vestimentas modestas?

      Excluir
  4. Triste é nessa decadência moral ter que explicar aos meus pequeninos que não podemos ir à praia pois tem "peladões" lá. A de 3 anos morre de pena dos pelados da praia pois afirma que eles não tem roupa e nem banheiro para ficar pelados. Em sua pureza apenas por estes motivos alguém poderia se prestar a estar pelado em público...Que a Santíssima Virgem as abençoe!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página