Pesquisar

domingo, 25 de janeiro de 2015

Posso vestir um maiô ou tanquini em praias e piscinas?

Reflexão e Meditação para esses tempos no Verão:


Você de fato não se importa de vestir um um biquini que é praticamente a mesma coisa que calcinha e sutiã (só muda o tecido)? Realmente acha isso modesto?

Você realmente não se importa em usar esse tipo de roupas em uma praia ou piscina mista em que estão ali: homens e mulheres? 

Você de fato não se importa e não reflete que estes homens em sua grande maioria não são cristãos e portanto vão olhar para todas as moças com pouca roupa?

Você não pensa no tipo de sentimento e pensamentos que eles terão ao ver teu corpo escassamente coberto?

Você realmente não pensa que usando uma roupa assim, estará mostrando à estranhos: Sua virilha, suas coxas, parte dos seios, que inclusive ficarão muito mais em evidência e provocante quando sair molhada da água?

Se você for uma mulher casada, não pensa que estas partes do corpo só devem ser vistas pelo seu marido?

Você não reflete na quantidade de pecados que se comete em lugares públicos como estes?

Moça, mulher, você não tem vergonha em ir em um lugar onde os homens estão praticamente nus, com sungas colantes e mostrando o corpo completamente? Não ruboriza só de pensar em dividir o mesmo espaço?

Você não tem caridade para com seu marido, que vai juntamente contigo a um lugar desses e tem que ver mulheres semi nuas?

Não pensa que seu marido pode estar te traindo, cometendo adultério, mesmo que em pensamentos por tua pouca caridade?

Você não pensa que outros homens estão traindo suas esposas em pensamentos, estão cometendo adultério ao olhar para seu corpo escassamente coberto?

Moça, você que é solteira, não se sente envergonhada de utilizar semelhantes trajes, e ir a semelhantes lugares sem pensar nenhum pouco na castidade e mortificação do olhar?

Não sabes que os santos foram tão cautelosos no olhar, que chegavam até a nem olhar para o rosto de sua própria mãe? O que diriam eles desse tipo de lugar?

Tu dizes: "Ah mas eu não uso um biquini, uso um shorts curto, um maiô, ou tanquini mais fechado"

É mesmo? Então olhe esses trajes por alguns segundos:


O que o primeiro deixa em evidência que o segundo não deixa? Sabe o que? O abdômen e seu umbigo. Nossa, que modesta que você é! Mostra: Coxas, glúteos, com roupas extremamente colantes (as vezes molhadas), mostra parte dos seios, e cobre o umbigo achando que isso é modéstia? Você acha que as partes que chamarão atenção dos homens nas praias são somente teu umbigo e tuas costas?

Você está sendo honesta consigo mesma? Ou é uma maneira de negar as virtudes, negar a mortificação, negar a pureza e se sentir bem com tua consciência?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obs.: Para seguidoras que estão iniciando agora na modéstia, e não compreendem sobre esse assunto aconselhamos a leitura de quatro links:
3 - Da obrigação de evitar ocasiões perigosas (Por Santo Afonso de Ligório).


12 comentários:

  1. Gosto muito de ir a praia, não para se banhar mas para passear e levar as crianças para brincar. Procuro lugares afastados e dias em que quase não tem ninguém, dias de semana no verão ou em dias mais frios só para passear mesmo. Não deixo de usar as vestes corretas e as crianças brincam de bermudinha... creio que não estou fazendo nada de desacato a Deus, pois a praia, o mar foi feito por Deus como um presente para nós, pena que muitos não sabem usa-lo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jana. Certamente as praias são criação divina, o problema não são as praias e sim o que fizeram dela, a nudez, a falta de pudor. Se for frequentada quando não tiver ninguém e com modéstia também não vejo problemas. Assim parece ensinar a maioria dos moralistas católicos e bons sacerdotes:

      "Ademais, os religiosos fiéis à sua vocação não frequentam praias nem piscinas, e os leigos que buscam a santidade tampouco devem fazê-lo, a não ser em “Condições de lugar, hora e companhia sumamente restritas”. (Elogio ao pudor - Pe.José Maria Iraburu)

      No final do artigo tem alguns links com outros escritos que dizemos isso também, dá uma lida se tiver interesse. Salve Maria :)

      Excluir
  2. Olá,moderadores do blog. Bom, o médico me passou aulas de natação pra coluna. Sei das normas da modéstia católica, e no club no qual pretendo fazer aulas têm restrição de uniforme, precisa ser maiô. Encontrei um modelo de em short um pouco maior. Preciso fazer as aulas de natação e gostaria de saber como avaliam minha situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agrina! Bem vinda em nosso espaço! Não lhe darei a minha opinião agora, enviei um e-mail a um sacerdote e assim que ele nos responder te passo a orientação! Acompanhe aqui nesse artigo para ler! Salve Maria.

      Excluir
    2. Agrina Salve Maria! Eis a resposta do sacerdote abaixo, espero que seja útil a você!

      "Antes de mais nada é preciso saber se é um problema realmente SÉRIO na coluna, ou apenas um leve problema (pois um leve problema na coluna quase todos nós temos).
      Supondo ser um problema GRAVE na coluna, é preciso saber se a natação é o ÚNICO tratamento ou se há OUTROS (perguntar ao médico: "haveria também outros tratamentos que poderia fazer além da natação?", o modo de perguntar é importante pois se pedir: um "outro tratamento" com a exclusão da natação, o médico não dará a resposta adequada - pois a grande maioria dos médicos não é católica e há mesmo os que sugerem praticar o pecado para "melhorar a saúde" do paciente, o que é absurdo, ímpio e execrável).

      Se, enfim, for necessário fazer um exercício corporal dentro da água (vulgo natação), há que se considerar os seguintes itens (tirado do Sínodo do Rio de Janeiro de 1949):
      - que seja num lugar isolado sem a presença de pessoas do sexo oposto (nota: normalmente há grupos só de idosas que fazem exercício na água, seria o mais adequado, contanto que o instrutor não seja um homem).
      - que seja com um traje decente (logo os maiôs modernos não são válidos) (nota: que cubram não só as partes íntimas, mas ainda tudo entre os ombros e até o joelho (o joelho inclusive)). (no link há uma foto de pessoas na praia no começo do século XX: https://acordacatolico.wordpress.com/2010/10/04/roupa-de-banho/ - há quem entre na água de roupa mesmo, mas não basta um shorts pois é muito curto e não cobre os joelhos)

      Se não for possível satisfazer esses quesitos numa aula de natação (o que é provável que seja bem difícil), então convém ter uma banheira em casa e fazer sozinha os exercícios.
      O princípio a ser respeitado é que o bem da alma tem prioridade sobre o bem do corpo. E mesmo que para ela não seja problema estar de "maiô", ela expor o corpo a outros é causa de pecado para outros do qual ela será cúmplice".

      Excluir
  3. Não sei do que se trata seu problema, mas sou fisioterapeuta e sei que RPG dá muito bons resultados para problemas na coluna. Quem sabe seja uma opção até melhor que natação! Salve Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daiane por ter consultado um sacerdote por mim! Adorei a dica de ficar na piscina de idosas, tem um horário em que só frequentam senhoras e não tinha pensado nisso. Quanto ao meu problema é um pouco complicado de explicar e já estou adiando há um bom tempo, mas agora não pude adiar mais. Obrigada mais uma vez! save Maria.

      Excluir
    2. De nada! Disponha! Que bom que deu certo! Salve Maria.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Karol! Já questionei vários sacerdotes sobre isso, e todos os bons sacerdotes são unânimes em dizer que não se deve vestir shorts nem blusas abertas (de alças) na praia. O último sacerdote que me orientou quanto a isso foi o Pe. Fernando Pasquotto de S. Paulo, aqui no blog mesmo tem um artigo dele falando sobre isso, eu aconselho que você leia, pode esclarecer muitas coisas. Aqui esta o link:

      http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2015/03/praias-e-piscinas-padre-luiz-fernando.html

      Você citou a roupa de 1920, mas as pessoas que usavam esta roupa nessa época eram as promiscuas apenas, e escandalosas. Tais mulheres não eram bem vistas pela sociedade por seus escândalos. Se você pesquisar bem nessa época era comum as mulheres irem a praia vestidas normalmente com seus vestidos longos e até meias. Não podemos esquecer que em 1917 Nossa Senhora apareceu em Fátima e disse que viriam umas modas que muito ofenderiam nosso Senhor e partir daí começaram aparecer a nudez nas praias e roupas de homens sendo usadas pelas mulheres, além da promiscuidade nas modas também.

      Pra você ter uma ideia de quanto a sociedade está degradando e o quanto o pudor nessa época era muito mais rígido, essa foto que esta nesse artigo abaixo é de uma mulher indo a praia com o primeiro maiô inventado, a foto é de 1908!! Ou seja 12 anos antes da data citada por você, perceba que o maio tinha mangas e era um shorts que ia quase nos joelhos usado com MEIAS GROSSAS cobrindo até o pé!!! Essa mulher foi PRESA por atentado ao PUDOR na época. Ou seja, as mulheres que usavam tais trajes eram vistas como escandalosas, e quase mulheres da vida. As mulheres virtuosas não usavam estas coisas.

      Eis o link com a imagem: http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2015/02/a-sociedade-esta-degradando-e-voce-o.html

      E hoje ? Muito piorou, hoje até top less é permitido. Eu aconselho vc ler o artigo que mencionei do sacerdote, mas para resumir: Com certeza absoluta um shopping é mais adequado para vc ir. Como conversar sobre a Igreja vestindo shorts perto de rapazes? E ainda perto de mulheres e homens com pouca roupa? Se puder evitar evite com certeza. Entretanto se insiste em ir a praia mesmo, voce pode ir com saia normalmente, abaixo dos joelhos, e pode colocar o shorts por baixo por questão de prudência. Procurar frequentar horários que não tenha muitas pessoas, pois o problema das praias não é só a nossa roupa, mas sim como os OUTROS estão vestidos também! E com certeza modestos não estarão. Temos que guardar o olhar. Acho perigoso demais frequentar praias hoje em dia, principalmente com pessoas de outro sexo, como vc disse que iria com um amigo, ele é homem, será que não terá mulheres semi nuas lá? Será que vale a pena correr o risco dessa forma?

      Bem, é isso que os bons sacerdotes nos orientam, para ver estes e outros conselhos visite o sermão do Padre Pasquotto que citei. Na aba "praias e piscinas' tem também outros artigos a respeito do tema.

      Deus te abençoe e conte comigo com o que precisar. Salve Maria.

      Excluir
  5. Bom dia 😊 A paz de Jesus e o amor de Maria.
    Gostaria de saber se eu posso usar o biquíni (primeiro da imagem) quando eu estiver apenas com os meus pais e irmão, pois na casa dos meus pais tem piscina. Em família há problemas ou ainda sim temos que refletir nossa modéstia?

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde! A paz de Cristo. Sou católica à pouco tempo, ainda estou conhecendo a modéstia, mas gostaria de saber qual roupa eu deveria então usar em praias.. eu amo entrar no mar, se eu não for e não entrar, será como se não tivesse ido. Se eu usasse alguma roupa de banho fechada, por exemplo, e uma saída de praia por cima, seria adequado?

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página