Pesquisar

sábado, 4 de julho de 2015

Santos 'Puritanos' - São João Batista de la Sale - Parte III



"A cortesia e o pudor exigem que se cubram todas as partes do corpo, exceto a cabeça e as mãos. É indecente ter o peito descoberto, os braços nus, as pernas sem meias e os pés sem sapatos. Até mesmo é contra a Lei de Deus descobrir algumas partes do corpo que o pudor bem como a natureza obrigam a manter escondidas.

Se, portanto, se quiser ter um vestuário que seja correto, deve-se seguir o costume do lugar e vestir mais ou menos como as pessoas de sua condição e de sua idade. Contudo, é importante tomar cuidado para que não haja nem luxo nem qualquer coisa supérflua no vestuário, e se deve evitar tudo o quanto fosse pomposo e ressinta mundanismo. 

Contudo não se deve entrar em primeiro lugar nas modas; há algumas que são caprichosas e extravagantes, como há outras que são razoáveis e honestas. Assim como não se deve fazer oposição a estas, não se deve seguir indiscretamente as outras que ordinariamente somente são seguidas por um pequeno número de pessoas e não são de longa duração. 

Para ter roupa modesta é preciso que nela não haja qualquer aparência de luxo, nem vaidade".

Trechos tirado dos escritos de S. João Batista de La Salle. Regras de Civilidade Cristã. Para escolas cristãs.

Observação e complemento:

1. As vestimentas mudam de acordo com a época? Sim é verdade, para entender melhor sobre o assunto, indicamos esse belo artigo que cita São Francisco de Sales e fala sobre o assunto, acesse: A Modéstia segundo costumes e épocas.

2. Acesse também: Padrões e comprimento das vestimentas, de acordo com escritos dos Santos e orientações dos sacerdotes.

3 comentários:

  1. Grande Santo.
    Difícil é convencer os católicos relativista disso.

    ResponderExcluir
  2. Eu li no Guia Mariano de Modéstia que mulheres modestas não mostram os dedos dos pés, qual sua opinião sobre isso? usar rasteirinha é imodesto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, usar rasteirinha não é imodesto. Mostrar os pés também não é imodesto, mas obviamente a modéstia PPP (pescoço punho e pés), é mais adequada, entretanto na minha opinião para nossa época é algo difícil. Temos que ir aos poucos, se as moças acham difícil até usar saias midi e cobrir os ombros, que é o mínimo impor algo mais radical assim não dá certo. Mas não é algo a se condenar, se é que me entende.

      Tem umas explicações que esclarecem melhor esse assunto de hoje os padres permitirem mostrar os tornozelos, pés e punhos, acesse o artigo abaixo para entender, Salve Maria:

      http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2015/02/padroes-nas-vestimentas-femininas-o.html

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página