Pesquisar

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O perigo e os males da Vaidade Feminina

Texto de Felipe Lustosa

"A vaidade, para a mulher, é mesmo a tentação perigosíssima, de consequências temíveis. Esta é uma daquelas verdades que saltam aos olhos. Por isso, agem com maturidade e sabedoria as mulheres católicas que não costumam postar fotos suas em rede social. Estas mulheres precavidas fecham as portas da alma para os elogios traiçoeiros e, não raramente, CHEIOS DE MALÍCIA, que homens inconvenientes costumam comentar em fotos de moças em rede social.

Moça católica: eu, de minha parte, não sei se você percebeu, mas as redes sociais, no que diz respeito à publicação de fotos pessoais, encontram a sua razão de ser apenas dentro de uma frívola cultura de exibição individual. E é desnecessário dizer que esta cultura é imoral e ofensiva a Deus. Portanto, você não pertence a ela. Quem pertence são as mulheres do mundo. Estas sim se exibem nas redes sociais, porque condiz com os seus vícios e paixões de mulher insensata. Você, moça católica, deve agir de modo radicalmente diverso. Não deve ficar se exibindo e alimentando a sua vaidade, das outras mulheres, e muito menos atraindo olhares masculinos para si.

E não interessa se você não está usando de roupas indecentes nas fotos, moça. A sua impostura em se exibir já é, por si só, um ato que fere a modéstia.

Você consegue imaginar, moça, uma grande Santa usando um recurso como o Facebook da forma que você usa? Exibindo, amiúde, fotografias pessoais acessíveis a centenas, milhares de desconhecidos, vários homens inclusive, cheios de sensualidade, que fitam as suas fotos e as veem como uma ocasião para comentários ousados e inconvenientes?

Um piedoso Santo católico ensina que as donzelas não devem nem desejar ver, nem serem vistas. Moça, não queira fazer de sua vida, de seu corpo, de sua rotina, uma atração exposta nas vitrines de uma rede social de alcance mundial e com milhões de usuários. Não queira que seus encantos e beleza roubem para si a glória que deve pertencer exclusivamente às virtudes de sua alma de mulher piedosa, reservada e modesta. Você está neste mundo para amar e servir a Deus e nada mais. Deve evitar todos os hábitos que não agradem a Deus, que não conduzam a Deus. Quem se entretém amiúde com Deus, moça, não se interessa em exibir-se em rede social.

Sua ambição deve consistir em imitar as virtudes de Maria. Da Santa Virgem, que, por ser humilde e reservada, desejou ocupar o último lugar no cenáculo; que, pelo desprezo que nutria pelas honrarias, não foi vista no dia de ramos, quando seu Filho foi homenageado; que, pela virtude da mortificação, que possuía em grau elevado, caminhava sempre com a cabeça baixa, como que fugindo dos olhares, e nunca fitava os olhos em ninguém; que tinha uma predileção especial pela solidão e, por amor ao recolhimento da alma, desprezava o mundo, porque cada batida de seu coração era um fervoroso ato de louvor à honra e à glória de Deus, e um fulminante ato de desprezo de si mesma".

2 comentários:

  1. Acho engraçado as pessoas estranharem o fato de eu não ter face, instagram, snapchat,twitter... dentre outras redes sociais, mantenho meu watts apenas por necessidade no trabalho mesmo. Enfim, quando eu fazia parte de alguma dessas redes citadas, me sentia até mesmo cansada de toda hora ver homens e mulheres se exibindo de forma desordenada, mostrando o corpo, de biquini,sunga, e até mesmo de roupas intimas. Na minha opinião são apenas pessoas que demonstram um certo desequilíbrio emocional e desesespero no intuito de ganharem curtidas e receberem convites para novas ''amizades'', pessoas que trocam de foto no perfil do watts praticamente todo dia mostrando seus atributos físicos... É muito triste ver como as pessoas deixaram que as redes sociais interferissem diretamente em suas atitudes, deixando de lado alguns princípios básicos em relação aos bons modos que a modéstia católica nos ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, meu diretor espiritual já me aconselhou a me livrar do Facebook. Ele me disse que euma perda de tempo e uma ocupação inútil, além de ser vicio essa rede social...

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página