Pesquisar

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Porque a Modéstia incomoda tanto nos dias atuais?



Queridas filhas, eu como vosso pastor não por minha própria vontade, mas por vontade e eleição de Deus, quero vos orientar sobre as dificuldades que vocês enfrentam por querer viver a virtude da modéstia, já que tenho esta missão que me foi dada pelo Senhor: “Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado” (1Pe 5,2). Como já é de se notar, a modéstia no vestir tem incomodado a muitos, infelizmente até alguns bispos e sacerdotes. E isto pode vos levar a um questionamento: Porque que a modéstia incomoda tanto nos dias atuais? A resposta é bem simples. Quando vocês eram do mundo e se vestiam como as outras mulheres do mundo, não havia queixas e nem criticas por parte delas, mas, uma vez que vocês abraçaram a fé e renunciaram a forma com que se vestiam, vocês se tornaram causa de piadas e chacotas. O primeiro fundamento que poderia vos dar é o que diz o apostolo São Pedro: "Estranham eles agora que já não vos lanceis com eles nos mesmos desregramentos de libertinagem, e por isso vos cobrem de calúnias" (I Pd 4,4). Este sem dúvida seria um dos primeiros motivos da modéstia ser tão odiada nos dias atuais. Afirma Santo Afonso Maria de Ligório: "Os que levam uma vida perversa não podem ver que os outros vivam santamente, porque a conduta destes é uma reprovação perene de seu perverso proceder". Tem razão o santo ao dizer isso, pois na Sagrada Escritura encontramos este fundamento: "Sua existência é uma censura às nossas ideias; basta sua vista para nos importunar. Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes" (Sb 2, 14-15). Uma vez que agora vocês não se vestem mais de uma maneira impudica acaba incomodando aqueles que se vestem.

Carta de orientação do fundador da Comunidade Missionária Mariana: Hélio Maria

Visto na página: Modéstia e véu.

3 comentários:

  1. Boa tarde! Deus esteja com todos! Muito interessante essa matéria sobre a modéstia. O que mais me agrada é o conteúdo seguido sempre de modéstia, discrição, pois a orientação não carece da exposição da figura, tampouco da intimidade familiar. Aqui tem orientação, pudor, recato, discernimento e respeito a Deus e sua vontade. Recomendo o blog Flores da Modéstia, autêntico ambiente católico para mulheres e para a família.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página