Pesquisar

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Um resumo geral sobre a virtude da modéstia

Muitas pessoas fixam-se na virtude da modéstia, e entendem apenas como "mudar o guarda-roupas para não mostrar o corpo". E essa é a mentalidade que elas tem. Não está errado, entretanto, muitas outras coisas englobam a virtude da modéstia. É o que pretendemos mostrar hoje e levar os leitores a uma reflexão sobre o tema. Citaremos aqui também alguns links que direcionam aos referidos artigos mais importantes sobre a modéstia aqui no blog. Assim os leitores poderão se aprofundar um pouquinho mais sobre cada tema.


A Modéstia exterior


A Tendência da mulher é realmente mostrar-se mais. E a tendência dos homens é "olhar" mais. Isso faz parte do ser humano. Quando uma mulher e um homem se conhecem e se unem no santo matrimônio tal coisa é perfeitamente normal e boa. Pois é necessário para a procriação. É obra do criador. Deus colocou o prazer em duas principais ocasiões na vida do homem: na alimentação para sobrevivência, e no ato sexual para procriação. Portanto essa tendência que nós temos em nos arrumar, ficar belas [para o marido, ou para arrumar um marido] é perfeitamente normal e boa. O problema é quando tal coisa é desviada do verdadeiro foco, quando ocorre um desvio do objetivo real que é bom, então é quando ocorre pecados e ofensas a Deus. Um exemplo disso seria mulheres que se vestem de forma indecente, a fim de mostrar seu corpo pelas ruas, chamando a atenção do sexo masculino, simplesmente porque quer que a olhem. Isso seria um pecado mortal. Pois estaria fazendo os homens pecarem, e ela está sendo objeto de queda para muitos. Então é quando entra a virtude da modéstia para dosar nossas atitudes.

A mulher deve se vestir de forma decente, a fim de que deixe transparecer suas qualidades interiores e não seu corpo. O corpo da mulher é para seu marido, e vice versa. Qualquer atitude de mostrar o corpo ou exibir-se a terceiros constitui pecado mortal. Assim diz o próprio S. Tomás de Aquino, doutor angélico: "Se, pois, [as mulheres] se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente".[1] O mesmo pode-se dizer dos homens, entretanto, como sabemos que é mais a mulher que tem essa tendência em mostrar-se, é necessário dizer que para elas é mais importante esse auto controle. Falo auto controle, pois não é somente se vestir de forma decente que não nos "mostramos" demasiado. Em muitas outras atitudes também, tirar fotos e postar no facebook só por vanglória, com posições inadequadas, vangloriar-se para outros achando-se ou querendo ser melhor que eles, etc. Portanto para nós, pecadores é preciso ter um auto controle e saber não somente vestir-se bem, mas comportar-se bem. 

A Modéstia interior (devoção):


Aí entramos em um outro ponto da modéstia. Que não são apenas roupas! É todo um modo de pensar, e de se comportar. O Papa Pio XII dizia que: "Enquanto a modéstia não for colocada em prática a sociedade vai continuar a degradar, a sociedade fala o que é pelas roupas que veste." 

As roupas que vestimos são apenas o reflexo de nosso interior. Pe. Daniel diz o seguinte sobre isso: "Vestir-se mal mostra uma desordem espiritual, interior." 

Portanto vemos, que antes de mudar o guarda roupa é preciso mudar nosso interior. Uma pessoa devota e que ama a Deus de coração sincero, vai conseguir facilmente se vestir de forma decente. Porque ela ama a Deus em primeiro lugar e fará tudo para agradá-lo. O mesmo não se pode dizer de alguém que não tem a fé firme. Por isso vemos tantas moças que tentam viver a modéstia, passam por problemas (que todos temos), basta algumas pessoas criticarem e pronto, logo desiste e volta a usar calças e as mesmas roupas de antes. Por que? Porque só Deus deve ser a base para a mudança desse pensamento. Se você não fizer isso por Deus, você não vai conseguir perseverar! S. Francisco de Sales, no livro Filotéia diz que 'façamos o que quisermos, o mundo sempre nos fará guerra'. O mundo vai perseguir os filhos de Deus, sempre foi assim e isso nunca vai mudar. Então, é preciso ter em mente que estamos fazendo aquilo para agradar a Deus, e não aos homens. Mudar o guarda roupas por vaidade, porque achou 'bonitinho' usar vestidos não funciona. Você não vai conseguir perseverar nesse caminho! É preciso que teu interior esteja bem trabalhado para você conseguir então perseverar na modéstia exterior. 

Além da devoção e vida interior trabalhada, que obviamente é o mais importante, também precisamos saber nos comportar como mulheres, como donzelas. Não falar palavrões, ser calma, saber se portar perante as pessoas, principalmente homens, não falar demais, não chamar demasiada atenção, saber que lugares são convenientes para mulheres e quais não são, etc. Tudo isso vem junto com a modéstia. É como um pacote, não adianta pegar um pedaço e ignorar o restante. 

Vemos nas mulheres que não conhecem a modéstia muito reflexo disso. O que quero dizer? Percebemos nelas atitudes inconvenientes para cristãs. Justamente porque não conhecem a modéstia, essa temperança é algo que lhes falta. Falam demais, gritam, gostam de ser o centro das atenções, não sabem como se comportar com homens, usam decotes enormes, mostrando partes dos seios, entram de calças apertadas até dentro das Igrejas, isso quando não usam bikini e shorts curtos nas praias até perto de homens casados. E muitas fazem na completa ignorância, porque nunca ouviu falar de modéstia na vida. 

Quando a modéstia entra em cena, tudo isso termina! Porque seu modo de pensar é outro. Ela sabe como se comportar, se torna mais mulher. No sentido de ser mais feminina e reservada. Ela enaltece dons que o próprio Deus lhes deu. Como é belo estar na presença de uma mulher modesta! Que sabe se comportar e se portar. 

Outro ponto importante que engloba a modéstia interior é a mortificação do olhar. Ensinada por tantos santos. Evitar olhar demasiado para todos os lugares, principalmente pessoas do sexo oposto. O pecado entra pelos olhos, depois atinge a alma. Muitos santos evitavam olhar para as mulheres nos olhos, e não contemplavam coisas inteiramente inocentes. Lembrando que basta um olhar impuro e pensamento consentido para pecar mortalmente. Santo Afonso de ligório explica nesse link sobre o tema.

A Feminilidade


Ainda que todos os homens e mulheres usassem calças compridas com sobretudo cobrindo o quadril até abaixo dos joelhos (diariamente), ainda assim existiria um grande problema nas vestimentas. Qual? A igualdade nas vestes! Portanto aqui já cai por terra o pensamento de que "basta usar calças e cobrir o quadril, que está resolvido o problema". Não, infelizmente não está.

Citando a bíblia, lemos: "A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor seu Deus." Deuteronômio XXII, 5

E ainda São Tomás de Aquino, doutor angélico: “O vestuário externo deve ser consistente com o estado da pessoa, segundo o costume geral. Por isso, é em si pecaminoso para uma mulher vestir roupas de homem, ou vice-versa, especialmente se isso for causa de prazer sensual, e é expressamente proibido pela Lei (Dt 22)…” (Summa Theologiae II, II, questão 169, artigo 2, a resposta à objeção 3).[1]

Portanto vemos perfeitamente que as vestimentas de ambos devem ser diferentes. Assim diz um sacerdote, Padre Daniel: "É próprio da virtude da modéstia também que homens e mulheres se vistam de forma a diferenciar o sexo de cada um e de forma a exprimir o papel de cada um na sociedade. As vestes semelhantes de homens e mulheres causam muitos danos às próprias pessoas e à sociedade. Como disse, as vestes exprimem uma disposição da alma e terminam também influenciando o nosso comportamento. Se homens e mulheres se vestem igualmente, haverá um grande problema. E esse problema nós vivemos hoje. Os homens são cada vez mais efeminados. As mulheres cada vez mais masculinizadas. O homossexualismo se difunde. Portanto, é preciso haver diferença na maneira de vestir do homem e da mulher e que essa maneira seja clara e modesta. E isso não só na Igreja, mas em todos os lugares".

Portanto a mulher deve vestir roupas de mulheres, conforme seu estado: saias e vestidos, que são essencialmente femininas e ressaltam essa delicadeza que foi querida pelo próprio Deus. 

O modo de se comportar muda de acordo com as roupas que usamos


Quando a mulher veste calças compridas ela se comporta de uma maneira bem diferente de quando veste saias. Isso pode ser comprovado de diversas formas. Quem nunca ouviu aquela famosa frase: "Ah coloca uma calça para ficar mais a vontade". O que isso significa? Significa que quando estamos de calças compridas não nos importamos tanto com determinados movimentos que fazemos, abre-se as pernas, senta-se de forma inconveniente, abaixa-se sem delicadeza, um "macho mal acabado" vulgarmente falando. 

Já quando vestimos saias e vestidos (sem nos darmos conta) nosso intelecto "dá um clique" e logo nos comportamos como mulheres. Cuidamos ao sentar, cuidamos quando vamos nos abaixar, fechamos as pernas, a maneira de se comportar muda, isso no dia a dia e também perante a sociedade. E isso é algo muitíssimo importante, tanto que o Cardeal Siri considera o maior problema no uso de calças pelas mulheres é esse: A Mudança da Psicologia. Que pode ocorrer em curto e longo prazo. 

Isso pode ser observado facilmente na nossa sociedade. Não precisa muito esforço para se dar conta disso. Assim disse o referido Cardeal:

“Desde que o ser humano existe, a roupa que uma pessoa usa modifica seus gestos, atitudes e o comportamento, a tal ponto que só pelo fato de se usar uma determinada roupa, o vestir chega a impor um estado de ânimo especial em seu interior”. (Cardeal Siri).

"A mudança da psicologia feminina gera um dano crucial e, ao longo dos anos, torna-se irreparável à família, à fidelidade conjugal, às afeições e à sociedade humana". (Cardeal Siri).

"Quando vemos uma mulher de calça, nós deveríamos pensar não tanto nela, mas em toda a humanidade, de como será quando todas as mulheres se masculinizem. Ninguém ganhará ao tratar de levar a cabo uma futura época imprecisão, ambiguidade, imperfeição e, em uma palavra, monstruosidades". (Cardeal Siri).

Portanto, é preciso levar em consideração todos estes fatores antes de vestir uma saia longa e achar que o problema está resolvido. Só assim podemos entender a virtude da modéstia. Espero que tenham gostado do artigo e da reflexão!

Salve Maria Puríssima

Artigos citados nesse texto:

Fontes:
[1] Suma Teológica - Questão 169; Artigo 2; Ed. Loyola.

4 comentários:

  1. Olá. Tenho uma dúvida. Não penso que a opção de calça e saia seja algo imodesto para alguém que necessite de mobilidade. Compreendo a necessidade da mulher e do homem se vestirem de forma distinta, mas o visual saia mais curta e calça não é revelador e dá a mulher uma liberdade de movimento muito superior. Meu esposo diz que é meio "muslim", mas há ocasiões em que usar saia somente não funciona. Entendo a mudança de mentalidade e a sua gravidade, mas também entendo o que foi posto pelo santo. Não há como levar os filhos para o playground somente de saias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você deve estar ciente que essa não é a opinião nem o conselho de nenhum bom sacerdote que fale de modéstia! Antigamente as mulheres usavam saias cotidianamente, todos os dias, inverno, sol, chuva, chuva de pedras, caminhada etc. Qualquer desculpe que se dê para não usar é falta de costume. Não vejo qual a impossibilidade de colocar uma saia normal em uma menina (abaixo dos joelhos) e como proteção uma legging por baixo! Não vejo problemas mesmo. Mesmo porque para brincar não há nada de mais em colocar uma proteção abaixo. Ainda mais em crianças, se não acostumar desde pequenas quando crescerem vão achar que tá tudo bem usar uma mini saia ou uma legging sem nada. Não citarei os outros pontos importantes além da modéstia porque creio que vc deve ter lido o artigo. E tem mais uma coisa que é importante: não basta "bater o olho" e estar modesta como se nós fossemos uma estátua. Nós abaixamos, pegamos objetos no chão, nos curvamos, etc e tudo isso REVELA O CORPO se usar uma saia acima dos joelhos. É exatamente o que esse sacerdote diz nesse vídeo, aconselho vc assistir:

      https://www.youtube.com/watch?v=Dl_a2hVzGJE

      Aos poucos acostumamos a usar somente roupas modestas. É tudo questão de costume! Salve Maria e grata pelo comentário.

      Excluir
  2. Daiane, Boa noite! A paz de Jesus e o Amor de Maria! Tenho uma dúvida e não sei se por aqui seria o melhor lugar, mas como sei que os comentários são moderados vou escrever por aqui mesmo. Acompanho o blog a quase dois anos e muito tenho aprendido, sou solteira e não tenho namorado e tudo que leio sobre a questão do corpo e roupas vejo sempre deixando bem claro que a mulher deve se guardar para seu marido, a minha dúvida é em relação a modéstia e pudor em relação a mulher casada, sobre a vida intima com marido, neste caso tudo é permitido? (lingerie, pijamas.. etc) Peço perdão caso já tenha inscrito sobre isso aqui no blog, eu realmente ainda não li sobre isso e gostaria de saber.. Parabéns pelo Blog e Salve Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aconselho quando você for casar conversar com um bom sacerdote sobre o assunto, ele te dará maiores informações a respeito. O que o padre que me orienta passou é que para dormir não é necessário tanto rigor nos trajes (mangas, comprimento etc). Pode-se usar um pijama, ou outra roupa para dormir como achar melhor. Mas é para evitar coisas promíscuas, não se deve pensar só no prazer e estimular demasiado esta parte. Mas nada impede que a mulher se adorne e se enfeite para o marido, contanto que não seja algo promíscuo como foi dito acima. Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco. Salve Maria.

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página