Pesquisar

segunda-feira, 14 de março de 2016

São João Bosco e a Modéstia nas vestimentas

Dom Bosco recusou entrar em uma casa onde tinha sido convidado, pois quando ao entrar encontrou com umas senhoras com os braços cobertos só até a metade.



Neste texto Dom Bosco nos ensina a perfeita modéstia com o seu exemplo.

----------------------------------

Em 1855, noutra circunstancia, deu a conhecer sua intransigência para com algumas senhoras.

Era D. Bosco esperado por uma certa Marquesa, benfeitora assídua dos seus jovens, a qual para acolher a Dom Bosco convidara numerosas amigas. Muitas senhoras luxuosamente vestidas acorreram logo, ansiosa; por se entreter com D. Bosco. Duas dentre estas foram receber D. Bosco; mal este pusera o pé no vestíbulo da entrada, estavam um tanto decotadas e com os braços cobertos só até a metade.

Logo que as viu, o santo sacerdote abaixou os olhos e disse:

- Desculpem-me, enganei-me, julgava entrar numa casa e penetrei noutra. Assim dizendo dispôs-se a sair.

- Não, D. Bosco, o senhor não se enganou, é justamente aqui que o aguardamos.

- Não, replicou o santo, não pode ser. 

Eu estava certo de que na casa para a qual me convidaram um padre pudesse entrar livremente. Tenho pena das senhoras, porém, pois a moda as faz empregar tanta seda na cauda do vestido que depois fica faltando para cobrir os braços. E Dom Bosco continuou a se afastar.

Percebendo então as senhoras que que estavam faltando contra a modéstia enrubeceram e cheias de confusão foram buscar algum chale que as cobrisse. Assim vestidas voltaram rogando a D.Bosco que já se achava na escada, que as perdoasse e fizesse o favor de voltar.

- Agora sim respondeu D. Bosco sorrindo, assim está bem.

Assim foi D. Bosco homenageado por todos os convivas e as duas senhoras não tiraram aquelas vestes improvisadas durante todo o tempo do almoço.

Fonte: Dom Bosco nos Guia à Pureza

Um comentário:

  1. Não somente a mulher, mas o homem, seja ele solteiro ou casado, deve vestir-se também de forma decente e respeitosa. Seja na Igreja, seja fora dela, o homem também deve usar de vestimentas que sejam sérias. Graças a Deus, sou tido como "careta" (conforme a linguagem do mundo), por ser totalmente alheio às "modas atuais" e às modas do mundo. Não tenho no corpo nenhuma tatoo, não uso brincos, não uso piercings e tenho o hábito de me vestir de forma social (no que já me perguntaram se eu sou Frei o Padre). Minhas vestimentas não têm estampas, não têm desenhos... Ou sociais ou então roupas simples, mas que sejam roupas sérias e um pequeno Rosário preso no passador da calça (pois sou muito dedicado à oração do Santo Rosário) que é para que, caso passe eu de frente a uma igreja ou capela aberta, ali eu entro e rezo o Terço em silêncio.

    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página