Pesquisar

quinta-feira, 28 de março de 2013

Sexta Feira da Paixão

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo na Cruz, que foi erguida segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe transpassou o lado.



A Mãe estava ali, junto à Cruz. Não chegou de repente no Gólgota, desde que o discípulo amado a recordou em Caná, sem ter seguido passo a passo, com seu coração de Mãe no caminho de Jesus. E agora está ali como mãe e discípula que seguiu em tudo a sorte de seu Filho, sinal de contradição como Ele, totalmente ao seu lado. Mas solene e majestosa como uma Mãe, a mãe de todos, a nova Eva, a mãe dos filhos dispersos que ela reúne junto à cruz de seu Filho. Maternidade do coração, que infla com a espada de dor que a fecunda.



 A Sexta Feira Santa é santa por que nos recorda a Paixão de Nosso Amado Senhor Jesus Cristo, divino e soberano Senhor que se doou na Cruz pela humanidade. Absolutamente nada nesse mundo pode ser mais importante que Ele! Nada pode ser mais importante do que sua morte na cruz. Jesus se doou na cruz para que hoje nós pudéssemos ser limpos, lavados com seu sangue, para que hoje pudéssemos ter esperança da salvação. Esse foi o dia que ele sofreu dores, tormentos que ninguém pode imaginar, tudo por amor a nós. E sua misericórdia é infinita, capaz de perdoar o mais grave dos pecados quando há arrependimento sincero de coração.

Esse Senhor, que foi e é o Amor! Acho que é essa palavra que o descreve, embora seja simples, singela, mas tem um significado enorme. Assim é Jesus Cristo, um Deus que é impossível com palavras descrevê-lo.

Quero recordar com esse artigo o enorme Amor que Cristo tem por toda humanidade, e anseia nosso arrependimento e conversão. E também é importante lembrar que na Sexta Feira santa é um dia de Jejum e Abstinência, seguido de muita oração por todos nós Católicos.

Vamos a uma pequena reflexão sobre isso, conforme o Código de 1983:

Jejum: Fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (embora, pela tradição, se possa beber algo sem açúcar). Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinquenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.

Abstinência: Deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, bubalina etc), bem como seus caldo de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.


Então: 

Quarta-feira de Cinzas: Jejum e abstinência obrigatórios.

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: Jejum e abstinência obrigatórios.

Demais dias da Quaresma, exceto os Domingos:Jejum e abstinência parcial (carne permitida só na refeição principal/completa) recomendados.

Todas as Sextas-Feiras do Ano:  Abstinência obrigatória, mas não o jejum.

Deixo vocês agora com algumas fotos da Paixão de nosso Amado Senhor Jesus, para reflexão. Até a próxima! 









Salve Maria Puríssima!

3 comentários:

  1. Todas as sextas feiras do ao. Onde está isto no catecismo? tharlesdossantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Todas as sextas feiras do ano. Onde está isto no catecismo?

    ResponderExcluir
  3. Tharles: Não está escrito no Catecismo Carissimo! Está no código de direito canonico:

    O Código de Direito Canônico ensina que:

    "cân. 1251 - Observe-se a ABSTINÊNCIA de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a ABSTINÊNCIA E O JEJUM na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo."

    Salve Maria1

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página