Pesquisar

domingo, 15 de setembro de 2013

Beata Chiara Luce e Santa Gianna Beretta Molla foram para o céu devido às Calças que usaram?

O Caso da Beata Chiara Luce



A Beata Chiara Luce, não foi Santa, e sim beata, como todos os Católicos sabem a beatificação antecede a canonização. Na Igreja há uma hierarquia: Papa, Cardeais, Bispos, Padres, etc. No céu não é diferente. Há uma hierarquia em se tratando da santidade de quem alcança a salvação. A Igreja aqui na terra diferencia em: Veneráveis, Beatos e Santos, já no céu podemos dizer que algumas pessoas gozarão de maior felicidade do que outros, porque foram mais santos em vida. Deus sendo justíssimo, não poderia ser diferente. Isso você pode constatar em um livro de Santo Afonso de Ligório, que é doutor da Igreja, assim diz ele: 

"Os santos não participarão em grau igual da visão beatífica pois não tendo todos o mesmo grau de santidade e méritos não podem ser recompensados igualmente. Esta verdade é confirmada pela sagrada escritura na qual nos afirma o salvador que na casa de seu pai existem muitas moradas (Jo 14, 2). O mesmo nos diz São Paulo: 'Uma estrela difere da outra em claridade: o mesmo se dá com a ressurreição dos mortos' (1 Cor 15,41) e em outro lugar: 'Cada um receberá sua recompensa segundo o seu trabalho" (1 Cor 3,8)." 


(Santo Afonso de Ligório) [4]



Longe de negar as virtudes da beata Chiara Luce, mas a beatificação certamente não é infalível. E isso é consenso entre os teólogos. A Igreja não considera a beatificação como algo infalível, e certamente está abaixo dos Santos Canonizados pela Igreja. Ninguém é obrigado a venerar todos os beatos e santos. 

Não estou a negar que a Beata Chiara esteja no céu, ou não tenha tido suas virtudes, muito pelo contrário, admiro a luta e a entrega total ao Senhor nos seus últimos momentos de vida. E essa virtude heroica foi o motivo de sua beatificação, e não as calças que usava.

A beatificação dela se deve a ter aceitado bem a doença. As pessoas realmente não compreendem que a beatificação ou santificação não envolve aprovar tudo o que o santo fez, sobretudo se a santidade está em certos aspectos do fim da vida.

Todos sabem que o martírio leva a pessoa diretamente ao céu, ou seja morrer pelo Senhor, preferir morrer do que negar a fé. Um mártir ganha o céu imediatamente, o que não significa que todas as atitudes de tal pessoa tenham sido virtudes e que este mártir foi imaculado e isento de todo pecado. Se ele ganhou o céu, foi devido ao martírio e não por todas as atitudes que teve em vida. Assim ocorre também com alguns beatos na Igreja. É o mesmo que pegar o Ladrão da Cruz e levar ele como modelo só porque Jesus o levou para o céu. O ladrão da cruz não foi modelo, nem exemplo, a não ser pelo ultimo momento de sua vida e seu arrependimento sincero de coração. (Mateus 27,38; Marcos 15,27; João 19,18)

Chiara Luce deu seu exemplo justamente porque ela era uma moça comum, católica comum como nós, mas que ao ter a doença deu exemplo de perseverança, fé e amor à Deus e a grandeza está especialmente em ela ter dado uma verdadeira "guinada" que não era esperado para alguém como ela. Ela não foi beatificada devido as vestimentas que usava, portanto se esta não era a virtude, não deve ser visto como exemplo. 

O Santos não eram imaculados, só a Virgem Maria e Jesus Cristo eram isentos de todo tipo de pecado, os santos foram pessoas que melhor seguiram nosso Senhor, mas foram pecadores e pequenos como nós. Todos nós somos chamados à Santidade, assim diz o Padre Júlio Maria, no livro: "O Christo, o Papa, e a Igreja":

"Todos os homens podem ser santos, pois a graça de Deus não falta. Porém todos não são santos porque todos não cooperam com a graça divina. Nem o protestantismo, nem o espiritismo, nem o comunismo podem ter santos, por que falta-lhes a retidão da doutrina, são hereges e como tais, separados de Deus. O Catolicismo tem santos, embora todos os católicos não o sejam por que não sabem pedir a Deus a coragem e a força necessária para praticarem atos heroicos de virtude."

Se beatificaram a Beata Chiara devido as calças e regatas, devemos também beatificar Michael Jackson?

O Santo Padre Pio de Pietrelcina, um Santo em nossa época!


São Padre Pio, como é bom falar de São Padre Pio de Pietrelcina, um santo em nossa época. Muitos não sabem, mas São Pe. Pio não foi apenas um santo canonizado devido a servir melhor a Deus. Mas sim teve muitos Dons, dons extraordinários que nós não temos. Deus só dá estes dons a quem realmente consegue atingir um nível de santidade maior do que o nosso, que é certamente o caso de São Padre Pio de Pietrelcina. Muitas vezes neste blog já citamos artigos referente a vida deste santo, mas não cansamos de citar, pois tem inúmeras histórias que nos edificam, e contribuem para o nosso crescimento espiritual.



São Pe. Pio, condenou muito o uso de calças pelas mulheres, e todo mundo sabe muito bem disso. Mas muito além disso ele tinha muitos dons, como citei anteriormente. E estes dons provam que São Pe. Pio certamente não poderia ter errado neste quesito. O Fato é que este santinho via no confessionário quando a pessoa estava mentindo. As pessoas diziam que não era possível esconder nada dele. Por que ele via o interior da pessoa, sem mesmo a pessoa ter dito uma só palavra.

Cada confissão que Padre Pio ouvia durava em média, somente três minutos – exceto em casos extraordinários. Segundo um cálculo, Padre Pio ouviu um total de aproximadamente cinco milhões de confissões (ou seja, mais de quinze milhões de minutos, ou mais de duzentas e cinquenta mil horas de confissão).[1]

Um homem de Pádua, que tinha ido se confessar ao Padre Pio, tentou fazer outra confissão entre os oito dias de espera. Para burlar o período de espera, mentiu acerca do número de dias que havia passado desde sua última confissão. Quando entrou no confessionário, Padre Pio lhe expulsou e lhe acusou brutalmente de mentiroso. Depois de ser expulso, o homem disse, em lágrimas: “Tenho dito muitas mentiras ao longo de minha vida, e pensava que poderia enganar a Padre Pio também”. Porém, Padre Pio tinha um conhecimento sobrenatural de seu ato.[1]

Padre Pio exigia que toda a confissão fosse uma verdadeira conversão. Não tolerava a falta de franqueza na explicação dos pecados. Era muito duro com os que se desculpavam, falavam sem sinceridade, ou não tinham uma firme determinação em mudar. Exigia integral franqueza e honestidade do penitente. Também exigia uma verdadeira e sincera dor no coração, e uma firmeza absoluta nas decisões para o futuro.[1]

Muitos dos penitentes de Padre Pio fizeram a declaração assombrosa de que, quando estiveram em seu confessionário, experimentaram a imponente impressão de estarem ante a cátedra do juízo de Deus.

Se o penitente não fosse verdadeiro, ou simplesmente lesse a lista de seus pecados sem o firme propósito de mudança, Padre Pio quase sempre gritava “fora!”. Muitas pessoas diziam que Padre Pio era bruto e severo, e que às vezes batia o painel do confessionário no rosto do penitente. Frequentemente, Padre Pio denunciava um penitente com uma frase dolorosa. Mais histórias como esta vocês podem ler aqui.[1]

Como podemos ver tanto no link citado acima, como em várias ocasiões na vida de Pe. Pio, ele chegou a expulsar mulheres do confessionário que usavam calças compridas.

Uma mulher que vendia calças em sua loja de varejo em Vancouver foi se confessar na Itália com Padre Pio e sua absolvição foi recusada. Ele ordenou que ela voltasse para casa no Canadá e se livrasse de todo seu estoque, e não desse qualquer um dos itens para as pessoas que poderiam usá-los, e se ela quisesse sua absolvição, poderia voltar à Itália e recebê-la, só depois que ela realizasse piedosamente suas ordens.[2]

Portanto, um SANTO, canonizado como ele, não pode ter errado neste aspecto a não ser que a pessoa queira negar todos os dons que ele tinha em vida. 

Agora caro leitor, você escolhe, em quem acreditar, na beata Chiara Luce, que foi beatificada por virtudes no fim de sua vida, ou em São Padre Pio de Pietrelcina, que não é apenas beato, mas Santo. Aqui você pode ver alguns dons que este Santo teve [3]:

Discernimento extraordinário: É a capacidade de ler os corações e as consciências dos penitentes.
Profecia: Pode anunciar eventos do futuro.
Curas: Curas milagrosas pelo poder da oração.
Bilocação: Estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Perfume: O sangue de seus estigmas tinha fragrância de flores.
Ierognosia: Padre Pio tinha poderes para reconhecer se um homem era um Padre e se os objetos que lhe apresentavam já tinham sido abençoados.
Estigmas: Recebeu os estigmas no dia 20 de setembro, 1918 e os levou até sua morte 50 anos depois (23 de setembro, 1968). Os médicos que observaram os estigmas do padre Pio não puderam fazer cicatrizar suas chagas nem dar explicação delas. Calcularam que perdia um copo de sangue diário, mas suas chagas nunca se infectaram. O padre Pio dizia que eram um presente de Deus e uma oportunidade para lutar, para ser mais e mais como Jesus Cristo Crucificado.

Um Dom não é uma opinião. Um dom é algo que Deus dá a mais pra pessoa. Portanto, você não pode dizer que São Pe. Pio estava errado em condenar o uso de vestimentas masculinas nas mulheres (calças), sem negar os dons que Deus os deu em vida.

O Caso de Santa Gianna Beretta Mola.


Todas as fotos de Santa Gianna ela está vestida com vestidos e saias modestas, o que vocês podem visualizar abaixo e em vários links que correm pela internet:




O Fato é que alguns pegam UMA FOTO dela, onde ela estava esquiando, e usa para dizer que ela adorava usar calças e desfilava com calça de couro da mulher gato por aí, como se fossem super, hiper mega modestas. Não podemos pegar uma foto e tirar totalmente fora do contexto para poder enganar as pessoas. Agora imagina a cena de Santa Gianna esquiando de saias? o que provavelmente iria ocorrer é ela cair e a saia levantar, o que seria bem mais imodesto. Obviamente, até eu em uma situação destas usaria uma calça. Tudo depende da situação em que se encontra. Assim como, eu que sou fisioterapeuta, quando preciso trabalhar ou atender um paciente coloco calças, porque preciso usar jaleco branco, calça branca, e por que uma saia nesta situação atrapalha para fazer até mesmo exercícios quando necessito demonstrá-los.

Nosso apostolado de modéstia nunca afirmou que não se pode usar calças sob nenhum aspecto, e sim que as saias são mais modestas e que o Senhor merece nosso melhor. O uso de calças de forma regular, pode ser justificado quando se tem uma razão para usá-las, e uma razão séria, não simplesmente porque quero e acho bonito, revelar o corpo para ficar sensual e atraente, como alguns "apostolados" ensinam. 

Existe um "apostolado" de "modéstia" com muitas aspas, que falou a seguinte frase, que me fez rir por semanas: "Oh Santa Gianna, uma mulher que usou calças e ganhou o céu, ganhou o céu." Falou de uma forma como se fosse por conta das calças (para esquiar), que a tivesse levado para o céu. Que grotesco! Até onde chega a desonestidade humana para satisfazer o seu próprio ego. Pessoas que se acham mais do que os outros e não querem perder o alto poder e prestígio que tem, por isso se negam a fazer o melhor por Deus. E condenam nos outros a virtude que não possuem. Repito: Santa Gianna e nem a beata Chiara ganharam o céu por usar calças!

A Ignorância Invencível


Outro aspecto importante, deve-se o conhecimento da ignorância invencível. Que deve-se às pessoas que, desconhecendo a verdade, não a seguem. A grande maioria dos cristãos hoje que usam esta peça, desconhecem totalmente o mal que está por trás desta ideologia, e um cristão que desconhece essa verdade, não pode ser culpado totalmente da falta – não que não estejam isentas de culpa, pois sabemos quão miserável é o ser humano. 

O Fato das pessoas estarem em ignorância e não pecarem, não impossibilitam a evangelização e conversão dela. Por exemplo uma pessoa que não conhece a Cristo, devemos levar o seu nome a ela, porquê a Verdade nos libertará.

Devemos ser do tipo de pessoa que se entrega por completo quando ama, e o Senhor sempre merece o meu melhor. Se eu O amo, e sei que posso fazer algo melhor por Ele, não exito em fazê-lo. Ele é o meu maior bem, e mesmo perseguida me jogo de cabeça, sei que Ele e mais ninguém, saberá reconhecer meu sacrifício.

Espero ter ajudado e contribuído um pouco com vocês.

Salve Maria Puríssima!

_____________________________________________________
Fontes:

[1]. Christi Fidel: Padre Pio e a Confissão. 
[2]. [3] Anne McGinn Cillis, Arrivederci, Padre Pio, A Spiritual Daughter Remembers. - See more at: http://itapiranga0205.blogspot.com.br/2011/09/padre-pio-e-as-modas.html#sthash.DEmW5zzy.dpuf
[3]. (PADRE PIO DA PIETRELCINA: Epistolario I° (1910-1922) a cura di Melchiorre da Pobladura e Alessandro da Ripabottoni - Edizioni "Padre Pio da Pietrelcina" Convento S.Maria delle Grazie San Giovanni Rotondo - FG).
[4] Santo Afonso Maria de Ligório - Doutor da Igreja - No Livro: Escola da Perfeição Cristã. (Cap II. Parte III - A perfeição nos torna felizes na vida futura - Pag. 22). 

16 comentários:

  1. Ajudou demais! E deu coragem para continuar! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos feliz por conseguir ajudar pelo menos uma alma. =) Batalhemos sempre e não nos desvaneçamos!
    Salve Maria

    ResponderExcluir
  3. Amada irmã...

    Quando você diz "Podemos dizer que algumas pessoas no céu gozarão de maior felicidade do que outros, por que foram mais santos em vida. Deus sendo justíssimo, não poderia ser diferente.", está se baseando em que documentos da Igreja ou em que livros das Sagradas Escrituras? Concordo com a necessidade da modéstia ao vestir, mas não podemos usar de inverdades para tentar convencer as pessoas da verdade. O Reino dos céus é um dom gratuito como diz Jesus em Mt 20, 1-16. Dizer que haverá pessoas mais felizes do que outras no céu, equivale a dizer que Deus fará diferença entre pessoas e não é isso que a Igreja prega, irmã, nem foi o que Jesus pregou. A misericórdia de Jesus nos faz todos iguais e você está certíssima, não é uma peça de roupa que faz a pessoa ir para o céu, mas a misericórdia de Deus. O amor de Jesus e a paz de Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, a igualdade só existe na cabeça de um socialista, ou então na Matemática. Fora delas tudo é desigual! Até mesmo a recompensa que Deus dá a cada um que se salva. Todos nós seremos julgados segundo nossas obras e teremos a recompensa de acordo com elas (cf. Ap. 20, 13 e 22, 12). Assim como é óbvio que ninguém faz o mesmo que outra pessoa e máxime com a intenção da outra, as obras e consequentemente as recompensas são todas absolutamente diferentes. Ou você acha que um recém-nascido que morreu batizado tem o mesmo mérito de Nossa Senhora, ou de um S. Pedro ou S. Paulo?

      Excluir
    2. Michela, até no inferno as penas serão diferentes.
      As piores estão guardadas para aqueles que sabem a verdade e mesmo assim não a praticam ou para os cristãos que não levam a vida segundo a vontade de Deus.
      Isso está na Suma Teológica de Santo Tomás.

      Excluir
    3. Até no inferno as penas são diferentes, como foi dito, isto está na Suma Teológica, e foi dito por muitos santos, inclusive Santo Afonso de Ligório que é doutor da Igreja:

      "Os santos não participarão em grau igual da visão beatífica pois não tendo todos o mesmo grau de santidade e méritos não podem ser recompensados igualmente. Esta verdade é confirmada pela sagrada escritura na qual nos afirma o salvador que na casa de seu pai existem muitas moradas (Jo 14, 2). O mesmo nos diz São Paulo: 'Uma estrela difere da outra em claridade: o mesmo se dá com a ressurreição dos mortos' (1 Cor 15,41) e em outro lugar: 'Cada um receberá sua recompensa segundo o seu trabalho" (1 Cor 3,8)."

      (Santo Afonso de Ligório) [4]

      Excluir
  4. Já li sobre vários santos falando sobre essa felicidade que uns alcançam mais que outros. Sem contar que no purgatório e no inferno também. Uns sofrem mais que outros. Até pq Deus dá a cada um conforme seus atos...

    ResponderExcluir
  5. Exato ingrid! Os Santos SEMPRE falavam sobre isto, pedir referencias e negar é um total ignorancia da doutrina católica.

    Injusto seria se eu pobre pecadora ganhasse o céu e a felicidade no mesmo nível dos santos que fizeram infinitamente mais que eu, e amaram a Deus muito mais do que eu.

    ResponderExcluir
  6. Gente, apoio a Michela Costa, pois dizer que uns desfrutarão melhor do Céu do que outros, é o mesmo que NEGAR a existência do purgatório, que existe justamente para aqueles que não conseguiram alcançar o estado de graça na Terra, consigam ser purificados antes de entrar no Céu, pois assim, como no Céu não distinção, todos estarão em estado de graça, tanto os Santos, como os pecadores purificados pelo purgatório, todos desfrutarão do mesmo modo do Céu.

    Pax et Bonum!

    ResponderExcluir
  7. Ramon e Michele

    O que vocês estão falando pode fazer parte de qualquer religião, menos no catolicismo. Infelizmente hoje em dia os próprios Católicos nao conhecem a sua fé, por que não leem livros puramente CATÓLICOS.

    Muitos santos falam que uns serão mais felizes que outros no céu, isto nao poderia ser diferente, pois Deus dá a cada um segundo suas obras, Deus é JUSTO.

    No Inferno tem lugares reservados para de maior sofrimento para algumas pessoas.

    No diário de Santa Faustina ela fala disso.

    No Livro o diálogo, o próprio DEUS PAI fala desta diferença, que no céu, uns gozam de maior felicidade que outros.

    LEIAM MAIS!

    ResponderExcluir
  8. Eis uma das citações dos santos sobre o assunto:

    “Nenhum pecado no mundo amarra a alma como a MALDITA SODOMIA, o pecado que sempre foi detestado por todos aqueles que vivem segundo Deus. Uma paixão desordenada, próxima da loucura, que perturba o vice intelecto, destrói elevação e generosidade da alma, faz do preguiçoso uma pessoa irascível, teimoso e obstinado, servil e macio e incapaz de qualquer coisa. Além disso, agitada por um desejo insaciável por prazer, A PESSOA SODOMITA NÃO SEGUE A RAZÃO, MAS O INSTINTO. Eles tornam-se cegos e, quando os seus pensamentos deve subir para coisas altas e grandes, eles são frívolos e reduzidos para as coisas vis, inúteis e podres, que nunca poderia fazê-los felizes. Assim como as pessoas participam da glória de Deus em diferentes graus, de igual modo também NO INFERNO ALGUNS SOFREM MAIS QUE OUTROS. Quem vive com esse vício de sodomia sofre mais do que outra, porque este é maior pecado.”

    São Bernardino de Siena

    ResponderExcluir
  9. Olá Daiane, boa noite.

    Fiquei bem mais tranquila ao ler este post. Moro num lugar onde a temperatura média no inverno chega a 38 graus negativos e pra mim é impossível usar saias nesse período do ano. Na verdade fica bem complicado usar saias modestas entre setembro e maio. Sou secretária da paróquia e vivia me martirizando pelo fato de saber que calça não é uma roupa adequada, ainda mais trabalhando dentro da igreja. Hj, lendo seu post, pude respirar aliviada, pois amanhã, por exemplo, a previsão é de 36 negativos, ou seja, dois pares de meias, dois pares de luvas, dois cachecóis, duas blusas, um casaco fino e outro grossão por cima e duas, sim, duas calças compridas. É a vida... Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  10. Entendo e aceito plenamente que alguns gozarao de maior felicidade no Céu que outros e acho muito justo. Mas lembremo-nos que o Céu é lugar de felicidade e não de lamentos, creio que nossa felicidade será de acordo com a Justiça Divina, então tbm será motivo de alegria sabermos que São Padre Pio é mais feliz que nós no Céu, por ele ter honrado mais Nosso Senhor na Terra que nós. É justo e penso que mesmo se passasse a eternidade no Céu pendurada numa corda, ainda sim seria feliz. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  11. Comparar a Beata Chiara Luce, que já é sim, santa no céu, só não o é nos altares ainda, por conta do devido e demorado processo de canonização que já corre na Igreja, com o já santo S.Padre Pio é no mínimo, uma falta de caridade. Quem são vocês para julgarem os méritos de quem quer que seja? Dizer que a Beata tem menos méritos, por ter usado calças, por ainda não ser uma santa dos altares , do que um Santo já canonizado é desconhecer que só Deus pode nos julgar Devemos lembrar das palavras de São P aulo que sequer julgava a si mesmo (I Cor, 4,3-4), pois seu juiz era o Senhor e só Ele sabe todas as coisas, do céu e da terra. Leiam também Col. 16-23, especialmente o versículo 23... Louvado seja N.S.Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anacy

      Nem todos os beatos serão canonizados. A Igreja tem uma HIERARQUIA, não sei se você sabe, mas NO CÉU TAMBÉM É ASSIM, uns recebem mais glórias, e ao menos POR ENQUANTO a Beata Chiara NÃO É SANTA, e talvez seja canonizada, talvez nunca seja. Só disse o que a Igreja sempre falou, nada a mais, nada a menos!!

      Nem todos os beatos serão canonizados, tem uns que são considerados apenas venerável e ficarão assim até o fim, existem pessoas no céu, que nem se quer o título de venerável ganharão da Igreja. Ganhar o céu já é um grande prêmio! Todos que lá estão possuem sim seus méritos, mas isso não invalida a hierarquia que existe na Igreja. Até na bíblia está escrito que João Batista no céu é maior que todos!

      Quer você goste ou não, é assim que funciona, é essa a verdade! Salve Maria.

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página