Pesquisar

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Se Vestir com Modéstia é se vestir como uma Freira?

Muito tem se usado esta frase para ofender as moças que decidiram pela modéstia: "Não sou nenhuma freira, nem consagrada para me vestir como uma". Essa frase exagerada, mentirosa e grotesca tem sido comum na boca de 'católicas' que a todo custo, querem ter razão e defender a imodéstia das vestimentas.

Não precisamos ser muito inteligentes para conseguir ver a diferença do traje de uma Freira, consagrada (que usa HÁBITO), de uma mulher modesta leiga (que usa VESTIDOS, SAIAS, e roupas que cobrem os joelhos e os ombros, e tudo o que está entre os dois). Há uma diferença gigantesca nestes dois exemplos. Não ia fazer um artigo explicando as diferenças por motivos lógicos, mas muito se tem exagerado e inventado histórias, contos para enganar as pessoas, e zombar das moças que decidiram mudar suas vestimentas. Aí neste assunto vale tudo, exagerar, mentir, zombar, tudo para defender as roupas que a nossa sociedade [decadente] nos impõe, esta mesma sociedade que defende aborto, homossexualismo e tantas atrocidades. Nunca pensei que fosse escrever um artigo com um assunto tão óbvio e claro, mas devido a falta de inteligência e sinceridade de algumas pessoas, vou me dar ao trabalho de colocar os pingos nos "is". 

A Castidade e pudor necessários a uma Consagrada (Freiras e religiosas)


Assim diz São Tomás de Aquino¹ o doutor angélico:

"Em relação aos adornos das mulheres, devem-se fazer as mesmas observações antes feitas, em geral, sobre a apresentação exterior, destacando, porém, algo especial, ou seja, que os adornos femininos despertam a lascívia nos homens, segundo o livro dos Provérbios: ‘Eis que essa mulher lhe vem ao encontro, trajada qual prostituta, toda insinuação’. No entanto, pode a mulher, licitamente, empenhar-se por agradar ao marido, para evitar que ele, desdenhando-a, venha a cair em adultério. Por essa razão, se diz na primeira Carta aos Coríntios: ‘A mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo: ela procura como agradar o marido’. Portanto, se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens, para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial. Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens." ¹

Como bem puderam ver, as freiras, consagradas, não podem se enfeitar para agradar aos olhos dos homens, sem cometer pecado mortal. Por que elas fizeram um voto de celibato, ou seja, se consagraram a Deus totalmente, e se negaram a ter uma família, um marido para ser inteiramente de Deus. Pois bem, por isso elas usam HÁBITO. É como a batina para os sacerdotes, significa que estão mortas para o mundo, quando olhamos o HÁBITO de uma freira, logo lembramos de Deus, e sabemos que aquela mulher é consagrada e não pode casar nem ter marido, isso impõe respeito as pessoas próximas que a rodeiam. Uma freira não pode se adornar, tampouco usar roupas que mostrem seu corpo, por que estariam cometendo pecado querendo incitar nos homens qualquer sentimento pecaminoso.

Segundo São Tomás, o mesmo podemos dizer das mulheres casadas


As mulheres casadas, podem se adornar para agradar ao marido, podem ficar bonitas, elegantes. Porém, a mulher casada deve agradar AO MARIDO, e não a olhares alheios. Por isso lhe é necessário pudor e modéstia da mesma forma que uma consagrada. Assim como não é lícito a uma freira mostrar seu corpo a qualquer homem, não é lícito uma mulher (solteira ou casada), fazer o mesmo querendo chamar a atenção deles usando o seu corpo, isso seria pecar contra a castidade, e até mesmo adultério. 

A mulher solteira pode se ornar [como diz São Tomás no texto citado], se ela quer arranjar marido. Porém não pode usar seu corpo para isso! Usar o corpo, para chamar a atenção dos homens, estando solteira é um pecado contra a castidade. Um homem pode se interessar por uma mulher, e casar com ela, se chegar a amá-la, porém é necessário um amor verdadeiro e não apenas carnal. Acho que o leitor conseguiu entender o que quero dizer aqui, se você usa seu corpo (decotes, calças coladas, saias curtas etc), para conseguir um marido, está fazendo errado, nunca conseguirá um marido, vai conseguir apenas homens que querem se aproveitar de você, nunca um bom homem vai chegar em uma mulher por ela estar com as costas nuas, ou mostrando as coxas, e se ele fizer isso, vale tanto quanto a mulher imodesta, ou seja: nada. 

Os homens precisam se interessar por mulheres decentes, mulheres decentes atraem homem decentes, mulheres imodestas atraem o que elas mostram no seu exterior, tudo depende de nós e como nos comportamos. 

A Diferença gigantesca das Freiras para Leigas:


Agora acho que com uma foto fica claro como uma freira deve ser vestir, e como uma leiga [casada / solteira] deve se vestir. Nunca pensei em postar algo tão óbvio, chego a sentir-me ridícula ter que explicar isso a certas pessoas que insistem em comparar as duas coisas, como se fossem uma só:


Freiras usam HÁBITO, onde devem [ao menos deveriam] cobrir os cabelos, o colo, e o corpo. Antigamente a única coisa que se viam nas freiras eram o rosto e as mãos. Hoje infelizmente depois do Concílio Vaticano II, já podemos ver se elas tem varizes ou se tingem os cabelos. Agora não vou me basear em erros pós conciliares e modernos, vou postar o correto, a maneira correta de uma freira se vestir: com o HÁBITO.

Leigas [casadas / solteiras], devem se vestir com modéstia, como bem disse um santo sacerdote, que admiro, Padre Daniel Pinheiro: "Para que uma veste seja chamada decente, ela deve cobrir aquelas partes do corpo que induzem o homem de virtude média ao pecado. Essas partes que devem ser absolutamente cobertas são aquelas que se encontram entre os joelhos e os ombros, incluindo os dois. Portanto, a roupa deve cobrir o joelho em todas as posições, inclusive quando se está sentado com as pernas cruzadas. As roupas devem ter mangas também e não basta cobrir os ombros com o véu quando se vem comungar"

Antigamente, onde a moral e os bons costumes estavam ainda na sociedade, as mulheres usavam apenas vestidos e saias, não usavam decotes (a não ser mulheres da vida e outras sem pudor), e nunca ouvi dizer que elas se vestiam igual freiras! Não somos nós que nos vestimos igual freiras, são as mulheres modernas que se vestem igual prostitutas a 50 anos atrás. A Sociedade vai degradando cada vez mais, a moda indecente vai sendo exposta nas vitrines, shorts jeans curtíssimos estão sendo a mania das mulheres, onde estes mesmos eram apenas a roupa de baixo das mulheres a alguns anos atrás, e nós é que nos vestimos como freiras? Onde será que está o bom senso em algumas pessoas? Meu Deus! Eu fico pensando, tudo isso é vontade mostrar? Tudo isso é vontade usar roupas coladas, decotes? Onde isso vai te levar? Vai te fazer ganhar o céu? Muito pelo contrário! O Pudor e a modéstia nas vestimentas é algo urgente na Igreja, e que deve cada vez mais ser vivido, vamos aprender com os santos que tanto insistiram no pudor.

Finalizando: é um espantalho. Cria-se uma imagem exagerada e irreal de algo para, então, derrubá-la em seguida. Pior que algumas pessoas não conseguem perceber o exagero e as comparações sem sentido e acabam engolindo este tipo de argumento inverídico. 

"Enquanto a modéstia não for colocada em prática, a sociedade vai continuar a degradar, a sociedade fala o que é pelas roupas que veste.

Papa Pio XII ³


Fontes:
1. São Tomás de Aquino e a modéstia na apresentação exterior. II-II Parte – Questão 169 - Artigo I. Ed. Loyola
2. Sermão - Modéstia no Vestir - Padre Daniel P. Pinheiro - Missa Tridentina em Brasília.
3. Papa Pio XII em 29 de agosto de 1954. A corrupção da moral através da moda imodesta. Trecho do livro “Dressing with Dignity” Traduzido por Andrea Patrícia, no blog: Moda e Modéstia.


5 comentários:

  1. Infelizmente na minha juventude nunca tive quem ensinasse sobre modestia. Embora eu sempre tenha tido comigo um senso de saber que não era certo pra mim usar certas roupas. Fui criada usando calças. Depois de me empenhar em entender mais sobre o catolicismo, descobri a modestia e se ja não via com bons olhos certos trajes, agora então, chego a ficaar constrangida ao perceber que na propria missa meu marido me mostra mulheres com vestidos curtissimos, transparentes, saltos enormes e maquiagem que chegam a enfeiar. e isso realmente leva ao pecado de muitas formas, seja um homem desejando, seja uma outra mulher pensando mal. Deus me deu a graça de ver como são bonitas as roupas decentes, como sou respeitada na rua. Mesmo sem dinheiro pra mudar minhas roupas de uma vez separei as blusas que eram corretas, guardei todas as calças e por enquanto comprei uma saia longa que uso todas as vezes que saio na rua. Não tenho vergonha de sair com a mesma saia toda vez. Pensem o que pensar. Quero ser uma serva que honra o nome do Senhor e não ser confundida com uma qualquer. Sei que Deus olha por mim e me dará vestes lindas que Lhe agradam. Tomara que as mulheres percebam logo a alegria de usar saias coloridas, alegres, femininas e esvoaçantes. Estou apaixonada por esse novo jeit de viver. Nada de vestidos que empedem movimentos, nada de calças jeans tristes e sempre iguais, nada que querer usar roupa de homem pois tenho muito orgulho de ser mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou mudando meu guarda roupa aos poucos, não tinha nenhuma saia, vestido só curtos e colados,me desfiz deles e já comprei 2 saias longas e blusinhas de manga. Estou desempregada e aos poucos vou modificar toda a minha vestimenta e o meu interior, estou trabalhando para me consagrar,já li o tratado. Salve Maria!

      Excluir
  2. Salve Maria!
    Depois q fiz minha consagração a Nossa Senhora, tenho aprendido muito sobre modéstia, é com muita dor q olho o meu passado, infelizmente eu não fui criada com o mínimo de pudor, pois fui até mesmo abusada sexualmente pelo meu próprio pai, e por aí vc já imagina como fui criada, experimentei todas as porcarias do mundo, até q em meio a muito desespero por ver q eu não conhecia a verdade, Maria, está mãe maravilhosa, a porta do céu me retirou da mais completa lama da face da terra, ainda tenho muito q aprender, tirei muitas peças do guarda roupa e vou retirar mais, pois quando fiz uma revisão nas minhas roupas percebi q nenhuma delas agradava Nossa Senhora! Como eu não podia ficar sem roupa! Tive q deixar as menos piores, agora já fiz algumas peças pq já q não encontro pra comprar e também pra fazer sai com custo muito alto, Nossa Senhora está me ajudando a fazer as minhas peças no gosto Dela, eu nunca fiz curso de corte e costura mas eu fiz uma saia e dois vestidos, agora vou retirar o q ainda tinha ficado no guarda roupa, nunca fui tão feliz com tão pouco, não é nada fácil mas com Nossa Senhora e a sua providência tudo é possível.
    Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Carla! Lamento. Mas agradeça a Deus por ter te ajudado tanto e te dado a vida mais uma vez! Ele é misericordioso e nos ajuda sempre. Fico mto feliz que vc tenha visto a verdade e esteja até mudando seu guarda roupas. Espero que Deus te mantenha nesse santo propósito. Qualquer ajuda, pode contar comigo. Salve Maria.

      Excluir
  3. Puxa! Fiquei emocionada com os dois testemunhos! Senti realmente duas mulheres querendo agradar a Deus. Percebi o amor de Jesus e de Maria nas duas. Parabéns por compartilhar esses ensinamentos. Obrigada! Sejam felizes do jeito que vocês são.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página