Pesquisar

sábado, 1 de agosto de 2015

Filaucia - Quem merece seu melhor?

O amor próprio é algo que atrapalha muito nosso progresso espiritual. Ele nos cega, nos faz fazer tudo por nós mesmos, querer sempre estar bem e nunca sofrer, sempre sendo bem visto por todos e elogiados. Tudo isso não são coisas que apenas você e eu buscamos, mas todo ser humano. É o que chamamos de Filaucia, ou seja: o amor desordenado por nós mesmos. 

Pensando sobre esse assunto e refletindo sobre o mundo atual, analisando pequenas situações e atitudes dos seres humanos pensei em escrever esse artigo, que serve como uma meditação para nós mulheres católicas que servimos a Deus. 

Quem merece seu melhor? Para quem você tem dado seu melhor? Para o mundo? Para si mesma? Ou para Deus? Que tipo de coisas você tem feito somente para Deus, esquecendo-se a si mesma (o)?

São perguntas que devemos fazer todos os dias, pois nos serão cobradas no dia do juízo. Assim nos diz S. Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja:

"Conheci um velho e santo religioso que trabalhou muito para Deus e morreu como um santo. Um dia, depois de olhar para a sua vida passada, triste e muito preocupado, me disse: 'Pobre de mim! Exatamente toda as ações de minha vida, não acho nenhuma que tenha feito só para Deus.' Maldito amor próprio que faz perder todo ou em grande parte o fruto das nossas boas obras! Quantos há que, mesmo nos seus trabalhos mais santos de pregador, confessor, missionário, se cansam, se sacrificam e pouco ou quase nada lucram com isso, porque não têm em vista unicamente a Deus, mas a glória mundana, o interesse, a vaidade de aparecer ou, ao menos, a própria inclinação!" [1]

O amor próprio nos faz deixar Deus de lado para seguir nosso próprio parecer. Ele nos cega, como uma doença que aos poucos vai nos matando, dia após dia. E é preciso aplicar todos os meios necessários, tomar todos os 'remédios' para curar essa doença. Filáucia nada mais é que uma doença espiritual, e é preciso combatê-la. 

Agora podemos ilustrar um pouco as situações, para que a gente perceba que a grande maioria das pessoas dão seu melhor para si mesmos, para o mundo e não para Deus. Me peguei pensando em uma situação tempos atrás, vi uma garota dizendo ser Vegan (adjetivo utilizado para quem não come carne e nada de origem animal, tampouco usa produtos que testam em animais). Não tenho absolutamente nada contra quem é vegetariano e não come carne porque não gosta, entretanto esse caso me fez pensar e refletir sobre esse assunto, para quem essa pessoa tem dado seu melhor? A pessoa que citei é atéia (não crê em Deus), feminista e vegan. Fez um enorme sacrifício em parar de comer carne e tudo de origem animal e até hoje se mantém nesse caminho com pena dos animais. Ela tem dado seu melhor para os animais! Isso é uma verdadeira idolatria, pois esquece-se de Deus e dá seu melhor para outras coisas, deixando o que mais importa do lado. 

O que aconteceria se um Cristão nunca mais comesse carne e dissesse que queria fazer esse sacrifício por Deus? Ah certamente ele seria censurado, seria chamado de fanático, exagerado. Ahhhh pra quê fazer isso? Temos que aproveitar as coisas boas da vida não é mesmo? Eu ouço estas coisas somente por não comer carne na sexta feira, imagina se parasse de comer a vida toda como a moça citada? Certamente ela pouco é criticada pela atitude, é tida como uma bela atitude de um 'ótimo ser humano' que se preocupa com os animais, palmas pra ela! E o Cristão que não come carne na sexta para agradar Nosso Senhor e se penitenciar? Esse é um fanático exagerado que não sabe aproveitar a vida. 

Uma mulher pode utilizar um salto de 10 ou 15 cm para ficar bonita, elegante, e todos irão aplaudir. Dirão 'oh que linda que você ficou'. Mesmo que isso lhe custe calo nos pés, ainda assim aquela mulher usará o salto alto para ficar bonita aos olhos dos outros. Mas se outra mulher simples coloca uma pedrinha no sapato em forma de penitência, esta será julgada como exagerada, fanática e lunática. 

Se você coloca uma mini saia todos irão ver como normal, uma legging? Normal. Se você coloca uma saia que cobre os joelhos, você é maria mijona, é cafona, brega, antiquada. Se se veste para o mundo é descolada, antenada com a moda. Se se veste para Deus é antiquada e puritana. 

Como diz S. Francisco de Sales: "Quem não vê que o mundo é um juiz iníquo, favorável aos seus filhos, mas intransigente e severo para os filhos de Deus?" (...) É verdade, Filotéia, se condescenderes com o mundo e jogares e dançares, ele se escandalizará de ti; e, se não o fizeres, serás acusada de hipocrisia e melancolia, se te vestires bem, ele te levará isso a mal, e, se te negligenciares, ele chamará isso baixeza de coração. A tua alegria terá ele por dissolução e a tua mortificação por ânimo carrancudo; e, olhando-te sempre com maus olhos, jamais lhe poderás agradar. As nossas imperfeições ele considera pecados, os nossos pecados veniais ele julga mortais..." (...) Enfim, tenham os carneiros chifres ou não, sejam pretos ou brancos, o lobo sempre os há de tragar, se puder. Procedamos como quisermos, o mundo sempre nos fará guerra. Se nos demorarmos um pouco mais no confessionário, perguntará o que temos tanto que dizer; e, se saímos depressa, comentará que não contamos tudo." [2]

E eu complemento: Se você passar uma noite inteira dançando, ninguém irá te julgar por isso. Será tido como normal "é jovem, tem que aproveitar a fase". Agora se você passar uma noite inteira rezando será tido como fanático e exagerado. O mundo diz para você dar seu melhor para tudo, menos para Deus! Deus é o único que nunca tem espaço no coração das pessoas. Logo Jesus Cristo que tanto sacrifício fez por nós.

São modelos que fazem do seu corpo um deus. Fazendo lipoaspiração, colocando silicone, e ficando dias inteiros em salões de estética para ganhar uns poucos aplausos e olhares impuros. São mulheres que dão seu melhor para a elegância, querendo estar impecável todos os dias (até em casa), sempre com unhas impecáveis, cabelos impecáveis, tudo impecável né, menos a alma. Quem dera que dessem metade desse tempo para o Deus verdadeiro e não para coisas tão fúteis. 

Ficar assistindo uma hora de novela é normal... é pouco tempo. Gastar 15 minutos todos os dias rezando o terço em família é um exagero. Para isso nunca tem tempo. 

Para quem você tem dado seu melhor? Quem é seu deus? Seu corpo? Sua elegância? Sua aparência? Você mesma? Quem? 

Quem merece realmente seu melhor, quem fez tudo por você? Tudo por sua salvação? Não foi Jesus Cristo, o filho de Deus? 

Então é somente ELE e mais NINGUÉM que merece nosso tudo! Nosso melhor, nosso tempo, todos os nossos pensamentos. Todo o resto NÃO IMPORTA!

"Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade". 
Eclesiastes 1,2

Fontes:
[1] Santo Afonso de Ligório - A Prática do Amor a Jesus Cristo.
[2] São Francisco de Sales - Filoteia.

3 comentários:

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página