Pesquisar

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Principais erros de quem inicia na Modéstia

Passamos tanto tempo usando calça jeans (que combina com quase tudo) que quando precisamos nos vestir como mulheres realmente, não sabemos como! 

A mulher moderna, em busca da praticidade, não sabe mais se vestir com roupas de mulheres. Realmente é muito mais fácil usar uma calça jeans, coloca-se qualquer blusinha de qualquer cor e pronto. Combina com saltos, sapatilhas, sandálias, camisas etc. O mesmo não se pode dizer de saias e vestidos. Uma feminista imoral de sua época, a famosa "Coco Channel" já dizia muito isso. Que a mulher deve se vestir de forma a se sentir confortável, por isso usava calças / roupas de homens. Mas para quem quer agradar nosso Senhor tal pessoa não é uma boa referência para verdadeiros cristãos. 

Logo que pretendemos mudar o guarda roupas vamos em busca de saias e vestidos modestos. Mas parece que tudo "cai mal". Nada combina, nada fica bom em nosso corpo. E muitas desistem nesse ponto. Outras insistem mas acabam caindo em erros comuns ao se usar saias. Isso ocorreu comigo e com muitas no início, mas com o passar do tempo nossa mentalidade vai mudando, e vamos aprendendo a nos vestir bem. Torna-se hábito! É por isso que escrevo esse artigo hoje, para ajudar quem está ainda nessa fase onde nada combina, nada fica bonito. Certamente as dicas que dou aqui são simples, mas devem ser analisadas com carinho, pois muitas vezes são nesses pontos que muitas de nós acabamos caindo sem nos darmos conta.


1. Cuidado com saias de tecido fino demais


Saias de tecido muito fino, e sem forro não dão caimento nenhum. Ela geralmente fica "escorrida", reta, e tem tendência a marcar a roupa íntima. Isso não é elegante, nem modesto, nem bonito. Quando usar um vestido de tecido fino, como a malha gelada, procure colocar um forro fino também por baixo. Isso dará mais caimento, e mais volume para a peça e certamente ficará muito mais bela. Precisamos tomar cuidado pois achamos muito para comprar nas lojas saias longas desse tecido, sem forro, e as vezes o forro é bem curto, acima dos joelhos, então é preciso trocar por um forro mais comprido. Estas saias se forem usadas com blusinhas folgadas não dão certo! A mulher fica feia e parece desleixada!

Existe outro problema com  saias sem forro e de tecido fino. Quando sentamos a saia "gruda" praticamente no corpo, e as pernas inteiras ficam praticamente contornadas, como se fosse uma calça mesmo! Isso não é modesto e também é feio demais. 

Como usar: Se a saia longa não tiver forro, adicionar um forro fino embaixo, escolher modelos evasê que tem maior quantidade de tecido. Assim evita que marque a silhueta, que fique escorrido demais ou apareça a roupa íntima;

2. Cuidado com saias muito curtas


Logo quando resolvi mudar meu guarda roupas comprei um tecido e mandei fazer um vestido. Só que como não tinha noção de modéstia ainda, o vestido era de tecido fino e exatamente nos joelhos, um dedo acima mais ou menos. Gente, como sofri com aquilo! Em minha cidade venta muito, e quando saí na rua o vestido subia com o vento, precisei ficar segurando o tempo inteiro! Depois tive que aposentar a peça, simplesmente não tem como usar. Esse é um erro comum da maioria quando começa na modéstia, como não encontra roupas nas lojas que se adequem aos padrões marianos, compramos o que encontramos. Muitas vezes estes vestidos curtos não são modestos. O vento levanta e o tecido sem forro é leve demais, marca a roupa íntima. 

Já vi muitas pessoas que tentaram usar saias, na primeira ou segunda vez, caírem nesse erro. 

Como usar: Escolha saias e vestidos de tecidos mais consistentes: sarja, spandex, oxford por exemplo, e o bendito forro mais uma vez deve ser lembrado! Uma saia godê ou evasê abaixo dos joelhos (2 dedos por exemplo) com tecido mais grosso como sarja + forro é impossível o vento levantar! E certamente não marcará a roupa nem o corpo! 


3. Marque a cintura


Naturalmente a mulher tem o quadril mais largo e a cintura fina. Isso nos dá feminilidade. E marcar a cintura não é indecente. Isso enaltece a feminilidade da mulher. Tanto é que nos anos 1920 mais ou menos iniciou -se a masculinização da mulher. Ali muitas começaram a imitar os homens, e a moda da época eram vestidos folgados na cintura, sem espartilho. Como os abaixo:

1920

Certamente os vestidos estão muito modestos e belos. Infinitamente melhor que a moda tenebrosa da nossa época! Entretanto citei esse fato para mostrar que marcar a cintura é um ponto que denota feminilidade à mulher! Se você olhar a foto abaixo verá uma infinita diferença.

Anos 50

Certamente é visível que a moda abaixo é muito mais feminina que a primeira foto postada! Infelizmente (já digo infelizmente) não podemos usar um vestido igual a dos anos 50, temos que nos adaptar à nossa época, sem ferir a modéstia e a feminilidade. Portanto, uma dica para as que estão iniciando: marque a cintura! Com cintos, ou faixas, fitas, etc. Isso dará feminilidade ao look e o deixará mais harmonioso. Pessoas mais cheinhas também podem aderir,  modelos transpassados são uma boa opção para elas, ou modelos evasê sem estampas disfarçam. Como a da foto abaixo:


4.. Use forro: Sempre!


Acho que em todos os itens citado acima citei o forro (risos)! Ele é tão importante que se você começar a usa-lo notará a diferença em poucos dias. Não somente para deixar a saia modesta, mas também muitos outros motivos:

a) Evita transparências;
b) Evita marcar a roupa de baixo;
c) Dá volume;
d) Dando volume à saia, a mulher fica mais feminina, delicada e a roupa não fica "escorrida" no corpo;
e) Não permite que o tecido grude no corpo quando sentamos;
f) Faz a saia ter um pouco de "peso" para o vento não levantar. Etc.

O forro é indispensável, e ele é um ponto importante para as iniciantes. Logo ao mudar o guarda roupas achamos que o forro não é necessário afinal "ninguém mais usa anáguas, só minha avó". É o que a maioria pensa! Minha filha, sua avó era muito esperta, ela sabia muito bem a função da anágua! Logo quando passar o tempo você entenderá porque a famosa anágua (ou forro) é tão importante!

5. Use adereços femininos


Pulseiras, colares, brincos, relógio, meia calça (dependendo da ocasião), maquiagem, etc. Tudo isso enaltece a feminilidade da mulher, e até nos diferenciam das protestantes, pois não gostamos de ser confundidas. Além de deixar a mulher mais elegante. Antigamente as mulheres sabiam muito bem como ser femininas, usavam chapéus, luvas, adereços. Tais coisas foram completamente esquecidas quando começaram a usar calças. Roupas de homens dispensam adereços que ressaltam a feminilidade da mulher. É o que vemos na imagem abaixo, por exemplo:

Anos 40; Vestuários da direita e esquerda da mesma época.

6. Peças chaves


Além desses itens é importante também saber combinar as cores da roupa. Cuidar com decotes e aberturas que podem deixar a mostra alça do sutiã por exemplo. É importante também ter alguns itens de diferentes tecidos para diferentes ocasiões. Algumas peças são "peças chaves" que na minha opinião, não devem faltar no guarda roupas de todas nós! Listo algumas opções que vocês podem comprar, o melhor é mandar uma costureira fazer para ficar do nosso gosto:

Vestido preto

Vestido preto é coringa! Pode ser usado no verão, a noite, no inverno com meias, com casacos, etc. Um bom modelo como exemplo, veja ao lado direito:

Vestido preto pede acessórios! Como o cinto na imagem por exemplo;

Pode dispensar o cinto e colocar um colar bonito;

Pode ser usado com saltos (mais sofisticado) ou sapatilhas; 

Pode ser usado com boleros se tiver um pouco mais frio;

Pode ser usado com meia calça tanto preta como cor da pele;

Pode ser usado com casaco do mesmo comprimento do vestido se tiver frio (+ meia calça fina - fica muito elegante!);

Pode ser usado de diversas maneiras! Tanto que achamos ótima a imagem abaixo que ilustra uma infinidade de formas de se usar um vestido preto. 

Vejam:



Saia preta

Uma saia preta também é uma peça que não deve faltar! Pode ser godê, longa, ou reta, como preferir. Eu prefiro as godês, mas deixarei dois modelos como exemplos para vocês verem. Certamente estas saias são elegantes, ficam lindas se usadas com um salto, e pode ser usada com blusas de diversas cores. Para quem ainda não tem o guarda roupas "recheado" é uma boa opção. Pois quem usa somente saias e vestidos precisa de mais variedade. Nem tudo combina com uma saia rosa ou pink por exemplo. Vejam os modelos abaixo: 

Corte RETO
Godê


Godê
Muitas outras peças podem ser importantes, citamos aqui camisa branca, blusinhas de diversas cores, vestido longo sempre cai bem, saias maxi, basta escolher um bom modelo. Um vestido de renda também fica lindo! Use a criatividade! Acesse a aba Saias e vestidos - modelos e dê uma olhada nas sugestões.

Salve Maria Puríssima.



24 comentários:


  1. Um ponto que acredito seria muito relevante acrescentar ao texto, é que devido a moda atual e aos próprios costumes, as mulheres não sabem mais como se abaixar para pegar um objeto, ou falar com alguém sentado, enfim, inúmeras situações, e quando passam a usar saias e vestidos se expõem muito nestas situações. É preciso dobrar os joelhos e se arquear a fim de não se expor, ao invés de se abaixar inclinando o tronco abruptamente como em geral fazem as mulheres quando estão de calças.

    Mas talvez você não tenha acrescentado por desejar se ater mais a questão das roupas mesmo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel! Tem toda razão! Realmente hoje em dia o comportamento das mulheres mudou. Mas quando se coloca uma saia ou um vestido, meio inconscientemente a mulher já muda estes hábitos. É o que disse o Cardeal Siri, que só o vestir uma calça impoe um estado de ânimo diferente em seu interior. Quando colocamos uma saia, já tomamos mais cuidado em certos movimentos que fazemos, justamente por estar usando esta roupa. Por isso a modéstia´e tão importante, ela muda a maneira que nos comportamos. Obrigada pelo acréscimo. Salve Maria.

      Excluir
  2. Olá, que tecido é essa saia preta gode, da ultima foto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece sarja, ou spandex. Se não for qualquer um desses tecidos fica bem parecido! Viscose amassa demais, mas também dá pra fazer. Fica mais leve e mais maleável, mas amassa.

      Excluir
  3. Para mulheres com ancas largas, saia godê não dá certo. :(

    ResponderExcluir
  4. Só não gostei da parte da mini crítica as protestantes... Sou protestante e amo esse blog e as "roupas de época". :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se incomode, Bianca, com o que você interpretou como uma "mini crítica" as protestantes. Provavelmente, na região em que a Daiane de Andrade mora (assim como na minha) deve haver muitas protestantes que se vestem mal. Por isso, ela sugeriu, às católicas, o uso de adereços para se distinguirem das mulheres protestantes. Distinção esta que é muito cara a nós católicas, até porque o nosso comportamento e as nossas ações são testemunho da Fé que cremos. Queremos que as pessoas nos vejam como católicas. E fico muito feliz que apesar de você ser protestante gostar deste blog e dos assuntos aqui abordados. Que Deus faça crescer em seu coração o desejo de agradá-lo cada vez mais, e lhe de coragem e determinação para buscar a Verdade e para crescer em santidade.

      Paloma

      Excluir
    2. De fato Bianca, é o que a Paloma disse. Somos Católica é realmente não é legal ser confundida. Como dizem as escrituras, que a vossa luz brilhe diante dos olhos, e para nós a luz verdadeira é o que cremos, o catolicismo. Verdadeira e única, portanto queremos ser vistas assim, como autênticas Católicas.

      Grata por seguir o blog!
      :)

      Excluir
    3. SOU DA IGREJA ASSEMBLEI A DEUS, ESTOU AMANDO ESTE BLOG, MAS... QUAL O RPOBLEMA EM SER CONFUDIDA? ISSO ME CHATEIA MUITO.

      Excluir
    4. Conheça um pouco da nossa fé,o fundamento. Estude alguns livros do "Scott Hahn" e vídeos do "padre Paulo Ricardo" no YouTube, são muito bons para instrução e conhecimentos edificantes.

      Excluir
  5. Muito bom texto. Mas acho que uma saia apenas dois dedos abaixo do joelho ainda não é muito segura, mesmo sendo de um tecido mais grosso. Pode ser exagero meu, mas não me sentiria confortável se fosse preciso agachar, ou ao sentar, por exemplo, com uma saia neste comprimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma! Então... minha mãe é costureira e a maioria das minhas saias é ela quem faz. E eu te digo por experiência própria que depende do MODELO escolhido! Se vc fizer uma saia modelo RETA de dois dedos abaixo dos joelhos realmente é muito curta, pois quando a moça senta a saia sobe deixando a mostra os joelhos e parte das pernas. Mas se for um modelo GODÊ a saia não sobe! Melhor ainda: O modelo godê com dois dedos abaixo dos joelhos quando a gente senta a saia DESCE e cobre até a metade da canela.

      Mas claro que essa é uma medida MÍNIMA, melhor se for mais comprida um pouco. Apesar de eu achar que o charme do godê é ela nao ser tão longa. Então, eu tenho saias nesse comprimento que não relevam nada, nem os joelhos (godê), e outras mandei fazer até na metade da canela, também gosto bastante! Eu amo saias godes! São lindas!

      Grata pelo seu comentário.
      Salve Maria.

      Excluir
  6. Oi, Daiane. Desculpa te incomodar, mas qual tecido você usa para forro de saias de tecidos leves?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Salve Maria!
    Estou na luta para deixar de usar calças, e precisando adquirir saias e vestidos para substituí-las.. Mas não gosto de saia jeans.. gostaria de perguntar qual tecido de saia é bom para usar no dia-a-dia, para trabalho, escola, por exemplo. Obrigada, e parabéns pelo blog!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Depende da região onde vc mora, se faz muito calor ou não. Mas vc pode usar todos os tipos de saias, agora vc encontra muito para comprar a longa, que fica muito bonita. Para o dia a dia também vc pode comprar algumas midi que são mais confortáveis principalmente para dias chuvosos, pois não são tão compridas.

      Gosto muito do modelo 'Godê'. Há diversos tipos de tecidos, depende do modelos de saia que vc escolher.

      Excluir
  8. Olá Daiane.
    Ando à 7 meses tentando entrar no caminho da modéstia e seu blog tem me ajudado muito à entender certas coisas,como por exemplo porque uma mulher não deveria usar calças. Eu ainda as uso, mas diminui muito o seu uso. É que aqui na Europa o inverno é muito rigoroso e embora saiba que é possivel usar saias, as vezes me desespero porque maior parte de saias ou vestidos modestos que tenho são de primavera/verão. Tenho alguns vestidos ou saias de inverno, mas ainda tenho dificuldades em como os combinar.

    Com o ponto número 2 eu errei bastante, tenho alguns vestidos ou saias ao nível dos joelhos ou um dedo acima, porque é o melhor que tenho no armário e é triste à dizer as vezes o melhor que eu consigo encontrar nas lojas sem gastar de maneira excesiva. Eu os guardo porque como ando à aprender à costurar, talvez lhes possa acrescentar uma barra.
    Também tive problemas com os decotes, porque embora os que usava cobrissem o peito, chegavam mais baixo que os dois dedos aconselhados (4 ou 5 dedos abaixo do pescoço mais ou menos) e quando você se move, abaixa, etc, não há jeito, embora você não queira, parte do seu peito acaba por aparecer.

    Aprendemos cada dia no caminho da modéstia é preciso não desanimar.
    Obrigada por seu exelente trabalho e que Deus à abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia! Também tenho algumas peças que comprei no começo que não são de todo modestas. Passamos por isso mesmo, pois é difícil encontrar roupas modestas nas lojas. Mas vamos adaptando e com o tempo trocando por outras. Uma boa dica é mandar uma costureira fazer! Assim fica do nosso gosto! Fico muito feliz por ter ajudado um pouquinho vc. Que Deus te mantenha nesse santo propósito!! Salve Maria.

      Excluir
  9. Quando está no trabalho e pede para usar calça? posso obedecer o que me pede no serviço

    ResponderExcluir
  10. Olá Daiane, estou estudando sobre a modéstia e pensando em começa a usá-la. Só que é o seguinte, tenho 15 anos e o colégio onde estudo, só é permitido, calça jeans, ou o próprio short do colégio que é acima do joelho, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  11. O que fazer quando é pedido o uso de calças jeans na faculdade para aulas práticas (uma questão de segurança) ou para o uso no trabalho??????

    ResponderExcluir
  12. Ola, estou tendo problemas em encontrar vestidos que cubram os joelhos quando me sento... gostaria muito de poder fazer as minhas propias roupas mas o problema é que fica muito caro comprar o tecido e a costura.Então por enquanto vou continuar usando vestidos no joelho.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página