Pesquisar

domingo, 13 de janeiro de 2013

Mudando o Guarda-roupas

Quando começamos no caminho da modéstia, não é fácil! Só temos calças e precisamos nos desfazer delas. Só que é difícil de um dia para o outro comprarmos tudo novo, geralmente a maioria de nós não nascemos em berço de ouro pra poder fazer isso. E portanto é necessário ir adaptando o que temos no guarda-roupas e no início usar o que temos de mais modesto. Então assim aos poucos vamos mudando as vestimentas que temos, nos desfazendo do que não usaremos mais, e comprando saias e vestidos modestos.



Aqui neste artigo você vai encontrar algumas dicas para adaptar o que temos no guarda-roupas e assim entrar no caminho da modéstia sem comprometer muito o orçamento familiar.

Organizando o Guarda-roupas


O Primeiro passo (eu fiz isso quando decidi mudar e funciona!) é abrir seu guarda-roupas e separar o que temos ali em 3 tipos de roupas:

1 - Roupas totalmente modestas, que são: blusinhas com mangas longas, ou que vão até a metade do braço (não transparentes nem que revelem o que deve ficar oculto); camisetas; camisas com mangas; boleros; Saias com no mínimo 8 cm abaixo dos joelhos; Saias longas; Vestidos longos e com mangas;

2 - Roupas parcialmente modestas: Estas contém algumas partes modestas e que podem ser usadas em conjunto com uma outra peça. Como por exemplo: uma regata pode ser usada com um bolerinho por cima. Ou então um vestido longo mas sem mangas, eu posso colocar as mangas, ou enviar a uma costureira, ou ainda, como eu costumo fazer (fica fácil, bonito e barato hehe), é usar com um bolerinho por cima. Costumo ter boleros preto ou branco, cores neutras assim que combinam com qualquer cor de roupas, até mesmo floridas. Também podemos separar aquelas saias folgadinhas que estão no limite tolerável, por exemplo acima do joelho um pouco, assim é possível adaptá-las também, colocando uma renda bonita e grande na barra (acima do joelho me refiro a uns 2 cm no máximo e folgadas, pois as que são demasiadamente justas e curtas não há adaptação possível).

Outras peças reutilizáveis são: Vestidos curtos (os folgados), podem ser feito saias! Sim e funciona, eu agora não tenho fotos pra postar, mais tarde irei postar em outro artigo mostrando como fazer, mas é possível retirar a parte de cima do vestido e "abaixar" um pouco ele e transformá-lo numa saia. Fiz isso com uns vestidos meus e ficaram muito bons. É melhor que jogar fora.

3 - Peças totalmente imodestas: Vestidos curtos e justos demais, blusinhas de alças, calças jeans, shorts, bermudas, blusinhas com abertura nas costas (frente única), tomara que caia. Estas são algumas peças totalmente imodestas e para elas não há adaptação possível. É necessário jogar tudo fora e comprar outras.

Lembrando que se desfazer de uma peça não é o mesmo que dar de presente a alguém ou vender, pois assim outra pessoa usaria a roupa imodesta. A criatividade feminina saberá o que fazer com elas.

Outras dicas para iniciar no caminho da modéstia:


Quando uma moça inicia no caminho da modéstia aparecem os comentários, e ela fica com medo e as vezes até recua, não consegue continuar, a primeira vez que se veste com modéstia se sente estranha, por que era algo diferente do dia a dia que ela estava acostumada. Então meninas para vocês acostumarem uma dica é primeiro ir a Santa Missa de saias longas, lá ninguém vai achar estranho e é obrigação nossa irmos para a missa vestidas decentemente. Quando estiver habituada, pode ir mudando o seu dia a dia e usando as roupas da mesma maneira. Aos poucos vocês acostumam.

Temos que ter em mente que seguir a Cristo exige renúncias da nossa parte, e generosidade para com o próximo. As vezes temos que enfrentar zombarias, com Cristo foi assim, e conosco não deveria ser diferente. Quem procura aplausos procura a glória própria e como diz as escrituras, que a única coisa que eu possa me gloriar seja da Cruz de nosso Senhor.

Então fiquem firmes meninas! E não desistam, com o tempo vocês acostumam, e as pessoas que a rodeiam vão também se acostumar com a sua nova forma de se vestir, temos que dar testemunho da nossa fé onde formos.

Lex Orandi, Lex Credendi, Lex Vivendi!!


15 comentários:

  1. Queria começar uma mudança, mas não sabia por onde iniciar. Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  2. Paz! Eu comecei a mudança de minhas roupas e comportamento a pouco mais de um mês, assim como o uso do véu na Santa Missa. Sinto-me muito mais feliz; tenho liberdade nos movimentos e me sinto muito melhor com roupas modestas do que com as outras.
    Obrigado a todas vocês que nos ajudam a decidir pela modéstia católica.
    Deus abençoe!!
    Que Maria Santíssima seja sempre nosso exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a trocar as calças pelos vestidos e saias têm quase 1 ano e já notei a diferença.Quando uso calça,sinto-me estranha e sei que levo pessoas para o pecado com as roupas justas e imodestas.Sei que a caminhada não é fácil,mas estou conseguindo.Parabéns pelo blog,visite o meu também.
    Bjos:)

    ResponderExcluir
  4. Daiana e Camiila!

    Parabéns pela escolha! Realmente não é fácil, mas vemos a mudança no dia a dia e vale a pena!

    Que Deus conservem vocês duas neste santo propósito.

    Salve Maria. :)

    ResponderExcluir
  5. Oláa!
    Gostaria de agradecer pelo post, que realmente me ajudará muiiito para mudar meu guarda-roupa.
    Atualmente, a maioria das minhas saias eram vestidos! Mas aos poucos sei que vou conseguir adquirir mais peças modestas ao meu guarda-roupa.
    Quando uma amiga minha começo a se vestir com modéstia, eu fui a primeira a esbravejar e dizer que é um absurdo, não existe como, é machismo e tantas outras desculpas já conhecidas. Mas com o tempo fui percebendo que aquilo era o feminismo dentro de mim, brigando contra minha vontade de buscar cada dia mais a santidade, e após ver videos sobre namoro santo, teologia do corpo, e muito videos do padre Paulo Ricardo, vi como a modéstia ao se vestir está intimamente ligado a vivencia da castidade, a pureza, inspirada por Maria, e comecei a travar essa luta silenciosa contra o feminismo, e a favor de ser cada dia mais uma mulher verdadeiramente cristã! Muito Obrigada pelo blog, que está me ajudando nesse passo importante na minha vida!
    A paz de Jesus! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em ajudar e qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo: patriciasegurancatrabalho@hotmail.com
      Que Nossa Senhora a abençoe sempre !

      Excluir
  6. Quando comecei a troca de roupas, comprei vestidos maiores, passei a combinar blusas sociais maiores com as leggings e demais roupas. Ainda tenho muitas jeans e estou querendo me livrar por tecidos mais leves talvez.

    ResponderExcluir
  7. Beatriz se quiser te dou dicas de social

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu moro no Sul do Brasil e aqui no inverno faz muito frio e principalmente, nos últimos tempos, está havendo muitas chuvas. Eu dependo muito de Ônibus para ir ao trabalho, e como em todos os lugares do Brasil o ônibus é lotado de gente nesses horários. Também acabo me molhando muito até o ponto de ônibus, ou do ponto até meu trabalho, normalmente nessas situações acabo usando calça jeans e botas de cano longo, para me molhar menos. Já que calça jeans não é uma roupa modesta qual seria a roupa ideal para quem passa por essas situações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu acredito que saias midi são melhores para dias de chuva para não molhar a barra. Também podem ser usadas com calçados fechados. Também moro no sul e no inverno uso saias midi com botas e meias. Vestidos do mesmo comprimento também! Salve Maria.

      Excluir
  9. Boa tarde. Estou começando a mudar meu Guarda-roupa e tenho alguns vestidos modestos .Gostaria de saber se posso usar as antigas calças e bermudas como roupas de casa.
    obrigada flor

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde . Gostaria de saber se posso usar as antigas bermudas e calças como roupas de casa.Estou mudando meu guarda-roupa e ainda tenho poucas roupas modestas.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho muito interesse em iniciar um caminho de modéstia, e meu marido apoia minha decisão, até alegando ser mais recomendável para a saúde feminina. Ele me disse para comprar tecidos e mandar para a costureira fazer vestidos sob medida para mim, mas não sei os nomes dos tecidos adequados para os vestidos. Vocês poderiam me informar? Agradeço! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Uma boa ideia é pegar as roupas imodestas e fazer uma colcha de retalhos, pode-se doar para moradores de rua ou ficar para você mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Para as que tem problema com o dinheiro, ou são novas, recomendo ir em bazar (principalmente os de caridade). Caçando bastante, consegui achar uma saia longa jeans linda e saiu bem barato (menos de R$10,00).

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página