Pesquisar

domingo, 19 de maio de 2013

Não devemos seguir "regrinhas" estabelecidas?

É muito comum ouvir esta frase de pessoas que não vivem a modéstia. Dizendo que a modéstia varia conforme o gosto pessoal de cada uma, ou seja, se eu quero colocar um decote no umbigo só porque não tenho seios muito grande, vou colocar, e vou sair por aí dizendo que  meu decote no umbigo é modesto. Como se gritar "É modesto, é modesto é modesto" olhando-se no espelho fosse realmente tornar aquilo modesto. Não é por aí. Se você fizer isso no mínimo será uma doida [risos]. Brincadeiras a parte, por que esta frase está incorreta? Vamos lá.

Como citamos neste outro artigo: Padrões e comprimento das vestimentas, as vestes femininas devem ter estas características:

Femininas


1 - Obviamente, devem ser femininas, devem ser roupa de mulher, devem deixar a mulher graciosa como Deus deixou para ser. A Mulher não deve perder a feminilidade, nem deve se vestir com roupas que são adequadas apenas ao sexo masculino. Portanto, devemos usar saias e vestidos.

Nesse tópico não irei me prolongar muito, visto que se trata de algo óbvio, saias e vestidos são roupas próprias de mulher. Como disse Padre Paulo Ricardo em sua última palestra sobre modéstia no dia 14 de maio de 2013: "Se você mulher, acha que fica muito feminina de calças, por que você no seu casamento não usa calças? Vai de calças, casa de calças já que acha tão feminino assim." 

Olhe para a seguinte imagem e se pergunte, qual está mais feminina? Qual está mais graciosa? Qual é "roupa de mulher"?


A modéstia tem influencia em nossas atitudes, usar roupa de homem influencia em atitudes inconvenientes para uma cristã, atos, gestos como pernas abertas, modo de se comportar por exemplo, coisas que nem nos damos conta. Mas quando estamos de saias temos aquele cuidado maior, aquela graciosidade. Traduzindo: Feminilidade, coisa que muitas mulheres perderam hoje em dia. Dá até mesmo para perceber isso claramente na imagem acima.

Saias e Vestidos sempre abaixo dos joelhos 


2 - Saias e vestidos para serem modestos, devem ser abaixo dos joelhos, de forma que em qualquer posição: sentada, ajoelhada, em pé, continue cobrindo os joelhos. São Padre Pio de Pietrelcina aconselhava ser no minimo 20 cm abaixo dos joelhos [ironicmode: Santo da fita métrica]. Alguns adoram abrir a boca para criticar quando dizemos que devem ter tais características, mas são tão desonestos que não ousam criticar os Santos quando diziam exatamente o mesmo. Na verdade não estamos fazendo nada além do que repetir o que os Santos afirmaram. 

Mas por que devem ter tais características? Muito simples: se uma saia estiver no limite, digamos que um dedo acima dos joelhos, ou exatamente nos joelhos, quando você sentar, a saia irá subir e você vai ter que "puxar" ou então deixar a mostra parte de suas pernas acima dos joelhos. O que não é modesto. Veja abaixo na ilustração [Por Maria Bastos]:


Sem Decotes


3 - Blusas, camisas, e a parte de cima do vestido, não devem possuir decote. Ou devem ter no mínimo 2 dedos abaixo da base do pescoço. Eis o que o cardeal Vigário do Papa Pio XI dizia:

"Um vestido cujo decote desce a mais de dois dedos abaixo da base do pescoço e que não cobre os braços, até o cotovelo, não pode ser chamado decente."

(Obs. devido a condições de mercado impossíveis de alterar, as mangas curtas são toleradas, temporariamente, com Aprovação Eclesiástica).

Por que devem ter no mínimo 2 dedos abaixo do pescoço? Será que é apenas uma regrinha imposta sem fundamento? Vejamos:

Uma roupa modesta deve ter liberdade de movimentos, a mulher deve conseguir se movimentar [abaixar por exemplo para assinar um documento, pegar um objeto no chão, ajoelhar, etc] sem que apareça os seios ou parte deles. Isso constitui uma roupa modesta. Uma blusa pode ter um decote de quatro dedos por exemplo, e quando olho parecer modesto. Mas quando a mulher se movimenta, fazendo por exemplo, o que citei acima, ele deixa de ser modesto, pois revela o que temos embaixo da roupa de acordo com os movimentos que fazemos. Por isso a importância desta "regrinha". Muitos católicos desinformados ou fracos na fé, afirmam que não precisamos seguir regras, e que um decote maior que isso é "modesto", mas isso é um pensamento muito superficial, começando pelo raciocínio de que uma moça modesta, não precisaria brigar para descer o decote, muito pelo contrário, ela não tem motivos para querer um decote maior que esse, se ela não quer mostrar o corpo.

As mangas ideais são longas, ou até o cotovelo


4 - Como citamos acima a frase do Cardeal, que as mangas devem ir até os cotovelos, sim essas são ideais, mas são lícitas mangas mais curtas, até a metade do braço ao menos. Nessa palestra do Padre Daniel Instrução sobre Modéstia ele afirma que pode haver mangas mais curtas, porém não é aceito ausência total de mangas, e que isso é consenso entre os sacerdotes doutos em teologia moral. Convenhamos: é muito difícil encontrarmos blusas modestas, sem decotes, a maioria quando não tem decote, tem algum buraco, ou quando é sem decote, não tem mangas. Por isso é lícito mangas mais curtas, devido a dificuldade em encontrar roupas modestas hoje em dia.

Por que uma regata por exemplo, seria imodesto só por não ter mangas? Os braços são imodestos?

Não é que os braços sejam partes imodestas, mas como citamos acima, uma veste para ser modesta deve possuir liberdade de movimento, e mesmo assim continuar modesta. Uma regata tem uma abertura muito grande nas axilas, permitindo por exemplo que as alças do sutiã fiquem aparecendo [além de imodesto é vulgar e muito feio], ou então mostrar parte do sutiã embaixo das axilas, o que também é muito vulgar e feio. Roupas modestas não devem deixar a mostra nossa roupa de baixo, nem devem possuir locais "abertos" que possam revelar nosso corpo com certos movimentos que fazemos. Ta aí a importância das mangas, mesmo que sejam mais curtas.


Sem transparências


5 - Bom, isso é algo óbvio, tecidos leves transparentes, rendas, não devem ser usados sem que seja adicionado um forro.

Evitar tecidos cor da pele (Nude). 


6 - O nome já diz: Nude, eles são da cor da nossa pele, e portanto dá aquela aparência de nudez. As vezes a peça é tão justa que não distingue onde é pele ou onde é a cor do tecido. E na maioria das vezes deixa de ser modesto.

Não deve ser justos demais


7 - Assim como calças coladas são indecentes, uma saia colada ao corpo seria indecente da mesma forma. Estes últimos quesitos são mais óbvios e fácil de entender, sem necessidade de se prolongar no assunto.


Espero que tenha sido edificante para entendermos o motivo destas regrinhas serem ensinadas por sacerdotes. As vezes, quando olhamos superficialmente parece algo meio exagerado, mas não é, se formos analisar bem, todas elas se forem seguidas deixará a mulher mais modesta e muito mais elegante. Pois não há elegância quando há vulgaridade.

Salve Maria Puríssima!

3 comentários:

  1. parabéns pelo blog!! vc poderia postar algo tb sobre a postura de uma mulher, ou seja, de nada adianta vestir-se com modéstia e recato se, se anda como um brucutu!! isso devido a uma compreensão equivocada que fazem certas moças da Tradição,em querer digamos: "encarnar' um espírito de Joana D'arc e terminar parecendo um dragão de Komodo!
    Salve Maria!!

    ResponderExcluir
  2. Catecismus

    Obrigada pela dica. Dê uma olhada nos nossos outros artigos, temos vários temas relacionado à Modéstia, e postura da mulher. Pois como diz São Tomas de Aquino, a modéstia diz respeito a atitudes e também as vestes.

    Aconselho esta leitura:

    Mortificação Externa por Santo Afonso de Ligório: http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2013/06/a-mortificacao-externa-parte-i.html
    .
    Fuga das ocasiões de pecado: http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2013/04/a-fuga-das-ocasioes-de-pecado-um-dos.html
    .
    Virtude do Silencio: http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2013/01/a-virtude-do-silencio.html
    .
    Ações exteriores: http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2013/01/a-modestia-segundo-os-santos.html

    Salve Maria Puríssima!!

    ResponderExcluir
  3. A pouco tempo mudei, passei a usar segundo a modéstia e me sinto melhor....

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página