Pesquisar

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A importância do forro em um Vestido / Saia

Quando iniciei no caminho da modéstia e comecei a mudar meu guarda-roupas, comprando alguns vestidos e saias constatei que elas não tinham forro. É comum quando compramos saias prontas vir sem forro, ou com um muito curto. De início, achei o forro desnecessário, porém mudei de opinião com o passar do tempo.

Usando cada vez mais esse tipo de roupas, comecei a perceber a importância do forro, por diversos motivos. Tanto é que quando a saia não o possui, já não consigo usa-la. Aqui neste artigo vou mostrar alguns bons motivos para você sempre usar o forro nos vestidos / saias:

O forro te protege de uma possível transparência


Uma saia verdadeiramente modesta, esconde nossas formas, não revela o contorno dos glúteos e das pernas acima dos joelhos, que são partes atraentes para os homens. Porém não basta apenas usar uma saia, ela precisa ser modesta. Tecidos transparentes são impróprios, a não ser que seja adicionado um forro. Exemplo disto são: chiffon e tule, principalmente tecidos finos e rendas. Veja que esta modelo abaixo, está com uma saia linda, porém transparente, o que a torna imprópria:


Vestidos de renda, também são lindíssimos, porém precisam ter um bom forro para cobrir qualquer transparência e também esconder nossa pele, lembrando que o forro não pode ser da mesma cor de nossa pele, para não dar um ar de nudez, como no exemplo abaixo podemos ver um belo vestido de renda e com um bom forro, o que o torna modesto e apropriado:


O forro não permite que as formas de nosso corpo sejam reveladas durante as atividades de vida diária


Acho que todas nós que já vestimos uma saia passamos por situação semelhante, quando ficamos muito tempo sentadas (até mesmo na Santa Missa), e quando levantamos a saia gruda nas pernas e glúteos e precisamos dar aquela "puxadinha" para ficar tudo bem. Pois é, isso não é bom e nem um pouco confortável. Isso acontece quando usamos uma saia sem forro, pois quando ela o possui é o forro que "gruda" nas pernas e não a saia em si, e isso nos dá um conforto maior, principalmente em se tratando de pudor e modéstia. Sabemos que uma roupa modesta é aquela que nos deixa protegida em qualquer situação: sentada, ajoelhada, em pé, quando vamos assinar um documento, agachamos para fazer algum serviço (até mesmo as donas de casa). Não basta uma saia ser na altura dos joelhos, parecer modesta, e quando sentamos ela subir, e então teremos que dar aquela "puxadinha" básica para não aparecer as pernas. Devemos pensar nestes detalhes quando formos escolher nossa saia ou vestido. 

O forro deixa a saia mais bonita 


Sim é verdade. Uma saia sem forro fica "lisa" "escorrida", perdoem-me por usar estes termos, mas não achei nada que se assemelhasse a eles para poder expressar o que quero dizer. Uma saia com forro dá um volume mais bonito para a peça, deixando a mulher até mesmo com a cintura mais fina, se ela souber usar com uma blusinha mais colada na cintura, ou um cinto. 

Vejam que antigamente as mulheres tinham a cintura fina, por que costumavam apertar a cintura, e usar muitos forros em seus vestidos. O que as deixaram extremamente femininas, bonitas e modestas. Infelizmente hoje em dia não vemos mais estas cinturinhas, pois as calças coladas e baixas deformaram o corpo das mulheres, a tal ponto que a gordura que deveria se distribuir uniformemente (abdômen, glúteos e pernas), localiza-se em grande parte no abdômen, por que as calças baixas apertam o quadril deformando desta forma o próprio corpo feminino. Neste outro artigo que escrevi, mostra uma pesquisa onde o próprio Cirurgião Plástico, Dr. Raul Gonzalez, um dos mais experientes cirurgiões de Remodelagem Glútea e de Próteses Corporais do país, mostra a deformação que esta peça trouxe e traz às mulheres. Este outro artigo também mostra vários motivos da calça dita "feminina" prejudicar as mulheres. 

Aqui temos uma foto de algumas moças na cidade de São José dos Campos-SP na praça Afonso Pena (década de 1950). Onde mostra alguns vestidos que tinham forro e bastante tecido, as deixando mais belas e ilustrando o que acabei de afirmar acima. Porém é necessário ressaltar que alguns decotes não são adequados, e precisam ser ajustados:



Outro exemplo de um vestido estilo Vintage:


Lembrando que os vestidos não precisam ser exatamente como mostrados nas imagens. Elas são meramente ilustrativas. Os modelos são belíssimos, porém são adequados à cultura da época, com muitos forros, luvas, chapéus, acessórios. São belíssimos e é uma pena que as mulheres hoje deixaram de ser femininas, deixando de lado todos estes itens que as deixavam muito mais belas. Hoje o vulgar tomou conta da mente das mulheres, lindos chapéus, luvas, enfeites foram trocados por tatuagens, shorts na virilha, e roupas de homens. 

As imagens servem de inspiração para a mulher Católica que hoje em frente a tantos obstáculos luta contra a corrente do mundo atual. 

O forro dá volume às saias e vestidos, que são roupas exclusivamente delicadas




Nada mais óbvio não é mesmo? Vestidos e saias são roupas de mulheres. Infelizmente quando afirmamos algo tão óbvio muitas vezes somos ridicularizadas. Se você quando ouve a palavra "roupa de mulher" vem em mente belos vestidos, saias com muito tecido, agradeça a Deus, pois você ainda tem noção no que seja uma roupa verdadeiramente feminina. Nada mais belo, e lindo é um vestido ou uma saia com tecido de sobra, que nos deixa protegida de transparências, de olhares e até mesmo do vento. Sim, muitas vezes quando o tecido é leve o vento pode levantar a saia, e tendo um bom forro, e tendo um comprimento adequado não corremos este risco, ficando protegidas de qualquer eventualidade que possa ocorrer.

O Forro pode também ser usado para proteger do frio


Para isso, precisa ser confeccionado de um tecido de peso leve, que proporcione calor. Nem sempre o forro pode ser usado para esta finalidade, para isso é necessário escolher o tecido adequado. Se você mora numa região que faz frio, escolha o tecido próprio para a região ou a temperatura, o mesmo se pode dizer de quem mora numa região com muito calor, mesmo nestes casos dá pra usar um forro nos vestidos sem deixar que ele aqueça muito. Existem diferentes tecidos que podem ser utilizados em diferentes situações. Alguma dúvida consulte uma boa costureira e ela te indicará o tecido adequado. Aqui temos um artigo que nos traz muitas dicas para as mulheres que moram em regiões frias, e como ser modesta nestas situações, acesse: Dicas de roupas para o inverno.

Se a saia não tiver forro você pode usar uma Anágua


Anágua é uma saia com tecido mais fino, geralmente da cor da pele, bege, preto, ou branco, que é usada embaixo de saias e vestidos quando eles não possuem forro. Servem para proteção, podem ser de outras cores, depende muito do modelo e da cor da peça de roupa que se usa. 

Lembrando que nada impede que se use uma saia ou vestido sem forro também. Contanto que siga as regras acima, o tecido seja mais grosso, e não seja transparente. Tudo depende da peça, e de como usá-la. Mas não vamos nos contentar com o mínimo, pois todo cuidado é pouco.

Espero ter ajudado vocês.

Salve Maria Puríssima!


4 comentários:

  1. Sugestão caso não tenha o forro e seja difícil colocá-lo, use uma outra saia por baixo, eu faço isso sempre!

    Outra dica, e neste caso faço uso de leeging, é quando uso uma saia longa, isso ajuda a aquecer as pernas, e ninguém verá esta peça imodesta, a única flinalidade mesmo é aquecer as pernas nesta estação.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito já faz algum tempo que eu deixei de usar calça comprida para ir a igreja e ja não estou usando em casa também, sei que vu abandona-las totalmente, vocês foram minha inspiração.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página